A importância do estágio para a formação do aluno

Quando falamos sobre o caminho para o sucesso profissional, é indispensável falar do papel do estágio como principal forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na Instituição de Ensino. 

Nesta edição você confere como se dá a importância do estágio para a consolidação da sua formação profissional.

Qual a diferença entre estágio obrigatório e não obrigatório?

De acordo com a  Lei de Estágio 11.788 , existem dois tipos de estágio:

  • Estágio Obrigatório: faz parte do projeto pedagógico de alguns cursos. A carga horária dessa disciplina é um dos requisitos para que o aluno obtenha o diploma. Nessa modalidade, é facultativo à empresa conceder um benefício ao estagiário.
     
  • Estágio Não Obrigatório: aquele no qual o estudante não precisa participar para se formar, ou seja, pode se candidatar às vagas de acordo com seu nível de interesse, por livre vontade. Nessa modalidade de estágio há, obrigatoriamente, uma contraprestação concedida ao aluno. Além disso, o tempo máximo de permanência na mesma empresa não pode ultrapassar dois anos.

Apesar de o estágio configurar uma relação de trabalho, isso não o equipara a um vínculo empregatício, mas uma vivência na qual o estudante é acompanhado por um profissional da empresa que supervisiona as suas atividades.

Quais os ganhos que o aluno tem ao fazer o estágio?

Aulas, leituras, trabalhos e seminários tomam boa parte do tempo do aluno e, por conta disso, surge a preocupação: como dar conta de fazer um estágio? Apesar do receio que muitos têm com essa atividade, saiba que passar pela experiência traz uma série de vantagens para a formação, para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, bem como permitir que ele tenha contato com o mercado de trabalho na área que escolheu. 

Veja abaixo os benefícios do estágio para a formação superior:

  • Valorização do currículo

Um desafio enfrentado por alguns concludentes é obter a orientação necessária acerca de como elaborar um currículo. Isto ocorre, em suma, devido à falta de experiência, um dos requisitos exigidos no mercado de trabalho. No entanto, quem vivencia a atividade de estágio pode fazer a inclusão dessa experiência no currículo. Afinal, é uma oportunidade de aprendizado prático, na qual o estagiário aprende algumas funções e acompanha o dia a dia profissional da sua área.

  • Desenvolvimento de competências

Na rotina do estágio, você vive de perto o funcionamento da empresa, entendendo como é a realidade do trabalho. Com isso, descobre como ter uma postura profissional, além de desenvolver competências, como proatividade, cooperação, melhora da comunicação, gestão de tempo, entre outras.

Além disso, o estagiário entende a importância da flexibilidade, a fim de se adaptar à cultura da organização e da empatia, a fim de criar um relacionamento saudável com os colegas, bem como ter responsabilidade e comprometimento com as atividades realizadas.

  • Conhecimento na prática

Na graduação, as aulas trazem um conhecimento diferenciado, pois você se depara com os desafios que vai encontrar no mercado, com exemplos, análises de casos, entre outros.
Todavia, não são realizadas em um cenário real como no estágio. Isso porque, ao estagiar, você desempenha funções pertinentes a sua área do conhecimento, aperfeiçoando os seus conhecimentos adquiridos em sala e experimentando, assim, a rotina de trabalho.

Dessa forma, pode expandir suas habilidades, tirar dúvidas, aprender a lidar com sistemas e equipamentos, aprender a realizar procedimentos da sua área e muito mais.

  • Networking

O estágio é uma grande oportunidade para criar sua rede de contatos profissional, uma vez que você passa a conviver com os colegas da empresa. Dessa forma, pode compartilhar ideias, experiências e ainda ser lembrado para fazer parte de projetos da sua área que possam surgir no futuro.

Então, se você mostra que é interessado pelo trabalho, cultiva um bom relacionamento e está sempre em busca de aprendizado, passa uma imagem positiva para essas pessoas, o que pode resultar em boas oportunidades lá na frente.

Nesse sentido, aproveite a experiência e busque ampliar a sua rede: procure conhecer os profissionais para fazer networking, sempre deixando claro seus objetivos e aspirações de carreira.

  • Possibilidade de conhecer diferentes segmentos de atuação da carreira

Ao fazer estágio, o aluno pode se deparar com diferentes segmentos da carreira que escolheu. Isso pode acontecer dentro da mesma empresa ou quando ele resolve estagiar em mais de um local ao longo da graduação.

Essa vivência permite entender qual segmento combina mais com o perfil dele, contribuindo até mesmo para fazer um planejamento de carreira, porque se torna do conhecimento do aluno qual área é mais interessante de se especializar ou em quais empresas o seu conhecimento será melhor aproveitado.

  • Chance de efetivação

Talvez você não saiba, mas pode ser um estagiário que se destaca aos olhos dos gestores e, assim, ser convidado para assumir uma vaga de emprego depois de conquistar o diploma.

Diante disso, é importante fazer as atividades com dedicação, ser pontual, estar aberto ao aprendizado e saber trabalhar bem em equipe para construir uma imagem positiva dentro da organização.

Busque apoio na Unifor!

A Central de Carreiras e Egressos da Unifor oferta, todo mês, uma agenda de eventos com oficinas, palestras e workshops. A iniciativa tem como propósito orientar e divulgar informações sobre temas relacionados ao desenvolvimento de carreira e de habilidades para o mundo do trabalho.

Além disso, a universidade oferta cursos de curta duração, na Educação Continuada , focados no desenvolvimento de habilidades específicas, como inteligência competitiva, gestão estratégica e outros, proporcionando aos alunos uma formação completa e alinhada com as demandas do mercado.