Engenharia Urbana e Ambiental: novo curso da Unifor alia desenvolvimento social à sustentabilidade para transformar cidades e qualidade de vida das pessoas

A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, oferta cinco novas graduações para 2022.1. Destas, quatro são em modalidade presencial e uma, semipresencial. Dentre elas há o Bacharelado em Engenharia Urbana e Ambiental, único dos novos cursos a ser ofertado em formato semipresencial. São 40 vagas disponíveis.

A Engenharia Urbana e Ambiental vem ganhando destaque por ter um papel fundamental nos dias de hoje: desenvolver o meio urbano de forma sustentável, trazendo impactos positivos para a vida das pessoas. Isso porque mais da metade da população mundial já vive em áreas urbanas, o que exige um planejamento adequado para evitar problemas entre as cidades e o meio ambiente. O coordenador do curso, Oyrton Azevedo, reforça a importância desses profissionais no mercado.

“Cabe a eles o desafio de compreender a dinâmica permanente das cidades e buscar caminhos mais sustentáveis para o uso e ocupação do solo, eficiência energética, implementação de sistemas de saneamento ambiental e de mobilidade. No século XXI, todas essas intervenções são mundialmente direcionadas ao desenvolvimento sustentável, considerando o lado social, ambiental e governança”, fala.

+ Participe do processo seletivo da Universidade de Fortaleza

Dentro de um cenário cada vez mais direcionado à escassez de recursos naturais, degradação ambiental, aquecimento global e poluição, é imprescindível a atuação de um engenheiro urbano e ambiental para trazer soluções inovadoras. Assim, é possível pensar em reduzir danos e proporcionar uma integração mais equilibrada entre homem e natureza. Isso tudo, claro, tem como caminho a sustentabilidade. 

Projetos e gestão de serviços que intervenham no uso e ocupação do solo, mobilidade urbana, fornecimento de água, eficiência energética, dentre outras infraestruturas urbanas, tendem a ser ainda mais valorizados e necessários. O perfil para quem quer mergulhar nessas atividades relacionadas à Engenharia Urbana e Ambiental deve elencar requisitos como gostar de Ciências Exatas e da Terra, Tecnologias, Engenharia e suas aplicações para melhorar o bem-estar das cidades e torná-las sustentáveis. 

Essas características, segundo Oyrton Azevedo, fortalecem a identificação com um curso abrangente e versátil, no qual é possível fazer parte de projetos, planejamentos, operações e melhorias dos sistemas de infraestruturas que mantêm pequenas e grandes cidades em constantes transformações. “Inovando e aplicando tecnologias e melhores práticas sustentáveis, como, por exemplo, melhorando a ocupação dos espaços, preservando e conservando os ecossistemas, implementando energias limpas, melhorando a mobilidade, implementado a economia circular, efetivando o saneamento básico e muitas outras aplicações”, comenta o coordenador.

Diferencial da Unifor

Além de ser uma carreira promissora, a Engenharia Urbana e Ambiental traz grandes oportunidades para quem quer fazer a diferença na vida dos centros urbanos e pequenas comunidades. E a formação na Unifor possui uma estrutura curricular que se adéqua exatamente às exigências de concepção, execução e operacionalização de projetos que visem a sustentabilidade e conservação ambiental. 

Soma-se a isso um corpo docente de excelência e uma estrutura física composto pelos Ateliês de Desenvolvimento de Projeto, Laboratório de Inovação e Prototipagem, Casa de Vegetação e o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE), como detalha o Oyrton Azevedo. “Onde são abrigados os projetos de pesquisa, projetos de extensão e programa de estágio do curso. Conta também com laboratórios de ponta. Todos bem aparelhados com equipamentos necessários para as práticas”, pontua.

Modalidades de inscrição

Para ingressar no Bacharelado em Engenharia Urbana e Ambiental da Unifor, os interessados podem escolher uma das cinco modalidades:

1) realizar vestibular online quando desejar;
2) usar a nota do Enem de exames realizados entre 2009 e 2020;
3) usar notas de processos seletivos da Unifor realizados entre 2017 e 2020;
4) reabrir o curso caso já tenha se matriculado em outros anos;
5) transferir o curso ou entrar como graduado.

O curso tem duração total de cinco anos, é noturno e vai ocorrer na modalidade semipresencial. Ou seja, algumas disciplinas devem ser cursadas em sistema EAD. Os graduandos poderão contar com metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno, com ênfase em resolução de problemas para garantir uma formação baseada no desenvolvimento de competências. 

Ao final da graduação, a proposta é que o engenheiro urbano e ambiental seja também “um profissional da área de tecnologias, ético e criativo, atuante no planejamento urbano e nos sistemas e processos da área do meio ambiente, visando o bem-estar universal”, complementa o coordenador.

Serviço

Bacharelado em Engenharia Urbana e Ambiental
Inscrição 2022.1
Informações: acesse aqui

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?