Exatas e humanas: qual a diferença e como escolher?
Você já parou para pensar com qual área se identifica mais? Normalmente, começamos a pensar nessas duas no final do ensino médio, pois a área de conhecimento é muito importante para decidir qual curso superior fazer.
Exatas e humanas são áreas de conhecimento usadas para classificar cursos da educação superior. A principal diferença entre elas é o foco de estudo.
Continue lendo para saber tudo sobre elas e como escolher.
Qual a diferença entre exatas e humanas?
Exatas e humanas são áreas de estudos diferentes, duas das três principais.
De maneira resumida, o foco de estudo é o que as diferencia, pois, enquanto as ciências humanas focam no estudo social, as ciências exatas focam em matemática.
Mas calma! Nós vamos trazer mais detalhes sobre elas para você entender melhor.
Ciências humanas
O campo do saber de ciências humanas possui o ser humano e tudo que lhe cerca como objetivo de estudos. Ele é de caráter múltiplo, com diversos setores do conhecimento, capazes de trazer teorias cheias de complexidade e profundidade, e muito relevantes para a nossa sociedade.
Alguns cursos de ciências humanas são:
- Direito
- Administração
- Artes Cênicas
- Cinema e audiovisual
- Ciências Políticas
- Comércio Exterior
- Hotelaria
- Arqueologia
- Filosofia
- Sociologia
- Jornalismo
- Publicidade e Propaganda
- Pedagogia
- Psicopedagogia
- História
- Teologia
- Relações Internacionais
- Estudos Literários
- Letras
- Ciências Sociais
- Geografia
- Serviço Social
- Marketing
- Economia Doméstica
- Estudos de Gênero e Diversidade
- Moda
A matriz curricular dos cursos de humanas possui muitas disciplinas que precisam de leitura, por isso, o estudante precisa gostar de ler.
Além disso, é importante saber interpretar diferentes contextos sociais, realidades e ter mais afinidade com a cultura. Alunos dessa área devem gostar de debater sobre os mais diversos temas da sociedade e assuntos da atualidade.
Mercado de trabalho para ciências humanas
Como você viu sobre o campo de humanas, existem cursos diversos que, embora da mesma área, possuem suas particularidades.
O mercado recebe muito bem os profissionais dessa área, inclusive, recém-formados. Dependendo de especializações e da qualificação, em geral, têm muita chance de crescimento, boa remuneração e estabilidade.
No entanto, assim como em todas as profissões, independentemente da área, o sucesso na carreira e a remuneração dependerá bastante da evolução, atualização e qualidade do trabalho do profissional.
Ciências exatas
Ciências exatas é uma área do conhecimento mais voltada para a lógica e aquilo que a cerca, como números, matemática, cálculos, estatísticas e precisão. Essa característica está presente em praticamente todos os cursos desse campo de estudo.
Alguns cursos de ciências exatas são:
- Ciências da Computação
- Física
- Matemática
- Arquitetura e Urbanismo
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Astronomia
- Agronomia
- Energias Renováveis
- Engenharia da Computação
- Geologia
- Química
- Engenharia Urbana e Ambiental
- Engenharia Ambiental e Sanitária
Mercado de trabalho para ciências exatas
O mercado de trabalho para formados nos cursos de ciências exatas também tem muito potencial. Vale destacar as áreas tecnológicas, como desenvolvimento de sistemas e computação, em geral, pois estão em ascensão.
Além disso, as engenharias também possuem destaque no mercado de trabalho, mas também várias vertentes diferentes, das quais os alunos podem escolher a que tenha mais interesse.
Os profissionais de exatas possuem mais intimidade com habilidades práticas, mas regularmente tornam-se líderes em suas devidas atribuições.
O que é uma pessoa de humanas e uma pessoa de exatas?
Você já deve ter visto memes ou alguém justificando algo com sua área de estudos, como errando um cálculo e depois dizendo que é de humanas. A verdade é que realmente a escolha da área de estudos pode dizer muito sobre você.
A área de humanas foca nos acontecimentos do ser humano e tudo que o cerca, enquanto exatas foca em resolver problemas matemáticos, de lógica, com medições e cálculos mais rapidamente.
Isso não quer dizer que uma pessoa de humanas é ruim em matemática ou que uma pessoa de exatas é ruim com a escrita, por exemplo. No entanto, quer dizer que possuem mais afinidade ou interesse com assuntos de suas áreas e isso faz com que escolham por cada uma.
Ciências biológicas e da saúde
Além de exatas e humanas, também há as ciências biológicas e da saúde, que estudam doenças, condições, formas de vida e tudo inerente à população humana no quesito vida e saúde.
Nesse campo de estudos, além da saúde humana propriamente dita, como surgimento de doenças e tratamentos, estudam todas as formas de vida, como plantas, animais, bactérias e vírus.
Alguns cursos de ciências biológicas e da saúde são:
- Medicina
- Enfermagem
- Odontologia
- Psicologia
- Fisioterapia
- Farmácia
- Fonoaudiologia
- Nutrição
- Educação física
- Biomedicina
- Biologia
- Radiologia
- Ciências da Saúde
- Ecologia
- Microbiologia e Imunologia
- Medicina Veterinária
- Estética e Cosmética
Mercado de trabalho para ciências biológicas e da saúde
Existem inúmeras oportunidades no mercado de trabalho para os alunos de ciências biológicas e da saúde. Para os alunos mais voltados para a área da saúde, normalmente, estão o atendimento ao público na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.
Esses profissionais normalmente trabalham em hospitais, clínicas, consultórios, escolas, empresas e indústrias, em geral. Além disso, há a carreira de docente para quem escolhe por licenciatura e pós-graduação em mestrado.
Tipos de graduação
Aqui no Brasil existem três tipos de graduação superior, possuindo classificação conforme a titulação acadêmica. Confira os detalhes sobre elas:
Bacharelado
O bacharelado compreende praticamente todos os cursos de todas as áreas que mencionamos acima. O foco de estudos é uma visão mais ampla da profissão, de maneira prática e teórica.
A duração dos cursos de bacharelado é de quatro ou cinco anos em média, com exceção da medicina, que dura seis anos.
Licenciatura
Diferente do bacharelado, a licenciatura é a formação com conhecimentos práticos e teóricos, voltada para vida acadêmica. Isso quer dizer que ao fazer licenciatura, os alunos buscam a carreira da docência. A duração possui a mesma média do bacharelado, entre quatro e cinco anos.
Tecnológico
Cursos tecnólogos são mais voltados para o mercado de trabalho e com disciplinas práticas, por isso possuem uma duração menor, cerca de dois a três anos.
Qual área de estudos escolher?
Como você viu, existem diversos cursos nessas áreas, e se você está terminando o ensino médio agora, deve ter diversas dúvidas sobre qual área escolher. Aqui nós vamos dar algumas dicas.
Autoconhecimento
Ninguém melhor do que você para entender quais são as suas preferências, habilidades naturais e onde costuma se dar melhor. Isso é importante para ter mais chances de se realizar na profissão, mas também, trabalhar sem tanto esforço, afinal, vai estar fazendo algo que gosta.
Por exemplo, você é mais do tipo que amava ler livros ou era mais fã de abrir seus brinquedos e montar depois?
O que você faz de maneira muito natural, ou seja, sem precisar de tanto esforço, ou mesmo, algo que traga mais curiosidade, pode ser a melhor opção. Escolha algo assim e a sua vida na profissão será mais tranquila e realizada.
Quais matérias você mais gostava na escola?
As matérias que gostava e que tinha facilidade na escola também podem dizer muito sobre você. Por exemplo, se você gostava de literatura, geografia e história, provavelmente é mais voltado para a área de humanas.
No entanto, se a sua praia era física, matemática e química, pode ser que exatas seja a melhor área para você.
O que você gosta de discutir?
Se alguém perguntar para você agora “qual o futuro da humanidade?” você gostaria que essa conversa fosse voltada para viagens espaciais ou sobre a renda básica universal?
Gosta de falar sobre culturas, idiomas e entender as sociedades, ou prefere falar sobre economia, tecnologia e funcionamento de equipamentos?
Os assuntos que lhe interessam mais podem falar muito sobre como lidaria com as rotinas da profissão.
Analise a grade curricular dos cursos
Para escolher, você pode dar uma olhada na grade curricular, pois poderá ver quais temas serão trazidos e o que você vai ver na faculdade. Fazer isso é importante também para entender como a profissão funciona na teoria e na prática.
Observe o dia a dia das profissões que mais agradam
Além de entender melhor a grade curricular dos cursos, observar a rotina das profissões também ajuda a entender como será o seu futuro na carreira.
Analisando o dia a dia dos profissionais, pode ser mais fácil decidir sobre uma área de estudos e até sobre a profissão.
Exatas, humanas ou da saúde, não importa, será melhor na Unifor
A Unifor é a melhor instituição de ensino superior privada do Brasil e quem diz isso não somos nós, mas sim o ranking THE. O ranking é internacional e analisa diversos aspectos, como qualidade de ensino e dos professores, investimento em pesquisas, artigos científicos citando a instituição e a reputação.
A Unifor possui mais de 230 laboratórios para praticamente todos os cursos. Assim, os alunos podem ter uma vivência prática da profissão antes de se formar.
Além dos laboratórios, a universidade possui uma estrutura completa para os alunos de todos os cursos, como biblioteca, academia, teatro, clínicas integradas e espaços de convivência.
Aqui você encontra tudo isso e muito mais! A Unifor completa 50 anos de história em 2023 e tem evoluído constantemente para formar os melhores profissionais com conteúdo atualizado e de acordo com práticas mundiais.
Você também tem acesso ao Unifor Carreiras, que possibilita que deem uma forcinha para os alunos conseguirem estágio ainda no primeiro semestre.