Repórter fotográfico: o profissional que vê o mundo por trás de uma lente
Comemorado em 2 de setembro, o Dia do Repórter Fotográfico homenageia uma das profissões mais importantes do segmento comunicacional, a qual possui o mantra: uma imagem vale mais que mil palavras. A data celebra a atuação deste profissional, que tem como base a fotografia documental e é responsável por registrar os acontecimentos da sociedade.
A profissão de repórter fotográfico deu os seus primeiros passos em 1880, quando o Daily Herald, em Nova Iorque, decidiu revolucionar a ordem informacional, colocando uma imagem para circular em uma notícia de jornal. Antes disso, os acontecimentos eram relatados apenas de forma escrita pelo repórter que presenciou um fato, sem a utilização de recursos visuais.
Primeira imagem de fotojornalismo impressa em técnica de meio-tom a ser publicada em um jornal estadunidense (Daily Graphic, 1880).
Desde então, os profissionais têm ganhado cada vez mais visibilidade no mercado, com atuação de destaque na imprensa. A fotografia passou a ter papel fundamental nas matérias jornalísticas, para além de comprovar a veracidade dos fatos e complementar as ideias de um texto. Também ganharam mais espaços na mídia, alcançando outros veículos impressos, como as revistas, e posteriormente chegando à televisão e às plataformas digitais.
Hoje, os repórteres fotográficos atuam de forma multimídia em grandes veículos de comunicação do mundo, presentes em diversos segmentos editoriais, como cultura, segurança, esporte e saúde. Noticiando grandes acontecimentos, eles se tornam protagonistas ao capturar imagens que, por si sós, trazem informações e sentimentos únicos.
O amor genuíno pela fotografia
Thiago Gadelha é egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Tinha, desde a infância, aptidão pela fotografia e acompanhava de perto produtos audiovisuais, como filmes e documentários.
Ele ingressou na Unifor em 2013 e teve a oportunidade de dar os primeiros passos como profissional fotográfico, sendo membro da célula de fotografia do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). No estágio, foi direcionado para a sua área de atuação, realizando diversos trabalhos fotojornalísticos que o fizeram criar uma maior afinidade pela fotografia documental.
O egresso destaca que a Universidade de Fortaleza foi fundamental para a sua formação pessoal e acadêmica: “O curso de Publicidade e Propaganda me disponibilizou uma estrutura de excelência. Desde o primeiro semestre eu pude experimentar a fotografia em diversas áreas. Isso, sem dúvidas, foi um divisor de águas na minha experiência como estudante”.
Atualmente, Thiago atua como repórter fotográfico no Sistema Verdes Mares (SVM). Ele trabalha com a produção de fotos e vídeos para os veículos jornalísticos do SVM em diversas áreas, como política, esporte, cotidiano e segurança. Mais do que nunca, segue apaixonado por sua profissão.