sex, 13 outubro 2023 18:01
Obra de Yunus será revisitada em painel no Mundo Unifor
As políticas de boas práticas desenvolvidas pelo economista Nobel da Paz de 2006 serão analisadas sobre o viés do combate à pobreza e à poluição
O segundo dia de programação do Mundo Unifor promete revisitar o trabalho de Muhammad Yunus. O auditório A1 da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, será palco de debate sobre um assunto que ainda desperta a atenção e o interesse global: o combate à vulnerabilidade social e as questões ambientais. No próximo dia 17 de outubro, a partir das 8 horas, o tema "Muhammad Yunus revisitado pelo viés do combate à pobreza e à poluição" será discutido durante o principal evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da região Nordeste.
À frente da palestra estará a professora doutora Maria Élia da Costa Farias. Com vasta experiência acadêmica, Maria Élia atua em diversas disciplinas de Direito, tendo em sua trajetória destaque em Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Constitucional, entre outros. Seu currículo robusto conta com uma série de especializações e titulações, incluindo doutorado e mestrado pela Unifor e graduações pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Um dos pontos altos da discussão será o livro de autoria da professora, "Recursos Públicos e Microcrédito: propositura de mecanismo de controle e de fiscalização". A obra mergulha nas boas práticas defendidas por Muhammad Yunus, laureado com o Nobel da Paz em 2006. Yunus, conhecido como o "banqueiro dos pobres", revolucionou o conceito de microcrédito, proporcionando a milhares de pessoas, especialmente mulheres, a oportunidade de superar a pobreza através do empreendedorismo.
“O banqueiro dos pobres, pai do microcrédito e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, idealizou e realizou em 1974, a maior experiência da oferta de microcrédito para as mulheres pobres da aldeia de Jobra, em Bangladesh. Tal fato tornou-se conhecido no mundo inteiro e copiado por inúmeras instituições financeiras. No Brasil, a maior oferta de Microcrédito é do Banco do Nordeste, por meio dos Programas Crediamigo e Agroamigo. Constata-se, por meio de números, os impactos positivos causados na economia da região Nordeste, pela quantidade de empréstimos concedidos e pelas milhares de famílias que são beneficiadas”, relata a autora e palestrante, que, assim como o economista, defende que o “sistema financeiro atual precisa ser redesenhado”.
O painel é uma oportunidade para estudantes, profissionais e interessados no tema compreenderem melhor os mecanismos e estratégias adotadas por Yunus e a importância do combate à pobreza e à poluição no contexto atual.
A presidência da mesa será realizada por Gina Vidal Marcílio Pompeu, doutora em Direito, coordenadora do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) e professora titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional da Unifor.
Mundo Unifor
Muhammad Yunus estará na Universidade de Fortaleza encerrando a programação da 11ª edição do Mundo Unifor, no dia 20 de outubro, às 18h, na praça central da instituição. Além de conferir a apresentação do economista laureado com o Nobel da Paz, os inscritos presentes à palestra concorrerão ao sorteio de cinco exemplares do último livro de Yunus, "Um Mundo de Três Zeros".
O Mundo Unifor 2023 contará com palestras, oficinas, encontros científicos e diversas atividades promovidas pelos quatro centros de ciências da Unifor e pela pós-graduação. Para participar, é necessário se inscrever nas atividades desejadas. O evento acontecerá de 16 a 20 de outubro. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.unifor.br/mundounifor. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Participantes do debate "Muhammad Yunus revisitado pelo viés do combate à pobreza e à poluição"
- Presidente da Mesa: Profª Drª Gina Vidal Marcilio Pompeu
Estágio Pós-Doutoral em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2017), estágio pós-doutoral em direitos humanos, econômicos e a responsabilidade social das empresas pela Faculdade de Direito da Universidade do Havre (2012), Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1987). Professora Titular de Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza, Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, Coordenadora do Núcleo de Estudos Internacionais (NEI) e Coordenadora do Doutorado em Direito Constitucional (Dinter) Unifor – CIESA. Participou da Comissão Especial Capes, criada para atualizar e classificar as áreas de avaliação da Capes (2020). Coordenadora do grupo de pesquisas Repejaal. Vice-Presidente da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia http://red-idd.com/. Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas. Membro do Conselho Consultivo Externo do Centro de Pesquisa JusGov - Pós-graduação em Direito - Universidade do Minho (2022).
- Palestrantes: Profª Drª Maria Élia da Costa Farias
Professora de disciplinas de Direito, com ênfase em Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Empresarial. Doutora em Direito Constitucional nas Relações Econômicas pela Unifor (2019). Mestre em Direito Constitucional pela Unifor (2014). Especialista em Direito e Processo Constitucional pela Unifor (2006). Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2002) e em Letras - Português / Francês pela Universidade Estadual do Ceará (1991).
* Doutorandos
- Charles Lima e Silva
Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2023). Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (2020-2023). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas, Educacionais e Ambientais na América Latina (Repjaal), cadastrado no CNPQ. Atualmente é professor de Direito Administrativo da Faculdade de Educação da Ibiapaba (FAEDI) e Advogado.
- Marcelo de Miranda Mont'Alverne
Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2002), especialização em direito e processo tributário, especialização em direito e processo administrativo, ambas pela Unifor e mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (2007).
- Patricia Moura Monteiro Cruz
Docente do Curso de Direito na graduação e pós-graduação na Unifor. Bolsista do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa da Unifor (Edital 60/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Human Rights and Neurolaw - CNPq 5/2021. Doutoranda em Direito Constitucional na Universidade de Fortaleza (Capes 6). Mestre em Direito Constitucional pela Unifor (2013). Especialista em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2009). Graduação em Direito pela Unifor (2008). Advogada Sócia do Escritório Carlos Henrique Cruz Advocacia.
- José Gerardo Frota Parente Neto
Mestre em Direito Constitucional pela Unifor. MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Advogado (OAB\CE) e membro da Comissão de Estudos de Direito Tributário da Região Metropolitana de Fortaleza. Graduado em Direito pela Unifor.
* Graduando:
- João Guilherme Teixeira Lima Aracena
Graduando em Direito pela Unifor. Atualmente é estagiário do Ministério Público do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Direito.