ter, 24 setembro 2024 15:31
Equipes da Unifor conquistam 1º e 3º lugares no Hackathon Proenergia Summit 2024
Times vencedores fazem parte do Vortex, laboratório do TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade de Fortaleza
![Os alunos competiram com outras quatro equipes para conquistar o pódio (Foto: Divulgação)](/documents/392172/562305/hackathonproenergysummit-800.jpg/0c817fcc-edf0-78ad-050e-1e22c3e04708?t=1727204408018)
Imagine ter pouco mais de 24 horas para desenvolver e apresentar uma solução criativa e inédita para desafios no setor energético. Essa foi a proposta do Hackathon Proenergia Summit 2024, iniciativa do IEL Ceará em parceria com o Sindienergia-CE, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará.
Seis grupos, formados por estudantes e profissionais de diferentes áreas, submeteram suas ideias a uma banca examinadora composta por pesquisadores e empresários da área de energia.
Durante o anúncio dos resultados, houve uma dupla comemoração para a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. As equipes do Vortex – laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação do TEC Unifor – conquistaram a primeira e terceira colocações e foram premiadas, respectivamente, com R$5 mil e R$2 mil reais.
"O orgulho que tenho dessa galera não cabe em mim. Conquistar dois pódios em dois eventos seguidos é um reflexo não só do talento e da dedicação deles, mas também da cultura de inovação que promovemos no laboratório e no TEC Unifor. Essas vitórias são frutos que colhemos de uma construção de muitos anos de trabalho da nossa equipe”, afirmou o coordenador do Vortex, professor Fernando Ferreira, fazendo referência à outra vitória recente dos alunos no Hackathon da Unimed - Desafio Uninova, realizado no mês de julho.
Time ganhador do Hackathon Proenergia Summit 2024 (Foto: Divulgação)
A equipe campeã do Proenergia Summit 2024 apresentou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para prever tendências e custos relacionados ao uso do hidrogênio verde nas instituições. Já a equipe que conquistou o terceiro lugar sugeriu uma plataforma de gamificação para estimular o uso de energia limpa, com a distribuição do excedente de energia em troca de benefícios e descontos.
Equipe que conquistou o terceiro lugar no Hackathon Proenergia Summit 2024 (Foto: Divulgação)
Yuri Nekan, egresso do curso de Ciência da Computação da Unifor e líder de projetos no Vortex, destacou a importância da participação dos alunos em eventos como os hackathons: “no laboratório, trabalhamos com muitos projetos de inovação e pesquisa, mas esses eventos promovem dinâmicas nas quais as equipes precisam criar algo novo e gerar uma solução em pouco tempo, o que torna esse aprendizado ainda mais estimulante. Saímos desses eventos com muitas lições, contatos e aprendizados, então é super interessante ter os alunos participando e levando o nome da Unifor. Muitas vezes até surgem startups dessas ideias, o que é muito positivo para a formação dessa galera.”
O que dizem os alunos
“Quando chamaram nosso time, eu praticamente pulei da cadeira de tanta alegria. [Senti] de novo aquela sensação de "trabalho bem feito" e a alegria de mais uma vez nossa ideia ser vista como uma contribuição que merece o primeiro lugar! Minha experiência como aluna da Unifor me traz muitas conquistas, incentivadas por professores que prestam apoio e incentivo à participação de situações como essa, fora da zona de conforto, mas bastante enriquecedoras!” – Victoria Medeiros, aluna de Ciência da Computação
“É muito satisfatório que a Unifor ofereça essas atividades extracurriculares. A Universidade proporciona aos alunos oportunidades de ouro, que não apenas elevam o nome da instituição, mas também abrem portas para o reconhecimento acadêmico e profissional significativo. São experiências que moldam o futuro dos estudantes, incentivando o desenvolvimento além da sala de aula.” – Gustavo Abdon, aluno de Engenharia da Computação
"O sentimento que fica, definitivamente, é o de "quero mais". Ainda que curta, toda a experiência que o hackathon proporcionou somou-se ao meu aprendizado e vivência. Terminar todo esse processo com uma premiação me deixou bastante realizado e feliz de poder compartilhar esse sentimento com meus colegas. Creio que estar dentro da Unifor é a escolha correta para alguém que almeja formação além dos estudos, participando de eventos, pesquisas e até hackathons." – Felipe Cassiano, Aluno de Ciência da Computação
“Foi extremamente gratificante alcançar essa conquista, especialmente em um evento de grande porte como o Proenergia Summit. O desafio foi intenso, já que tivemos aproximadamente 24 horas para desenvolver e apresentar uma solução inovadora para uma banca de jurados de alto nível. É fantástico ver como a Unifor oferece essas oportunidades para os alunos. Além de valorizar a própria instituição, essas atividades representam grandes chances para o estudante conquistar prêmios e ganhar reconhecimento acadêmico e profissional.” – Felipe Gaby, aluno de Ciência da Computação
Sobre o Vortex
O Vortex é o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação, estrutura que faz parte do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor).
O espaço é um dos beneficiados com os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), provenientes de edital específico, de 2023, para parques tecnológicos em operação. O investimento contribui para o avanço de projetos de pesquisa e inovação, captados dentro e fora da Universidade, com foco em soluções tecnológicas.
O Vortex trabalha com sistemas web responsivos, aplicações móveis, design de experiência e de interação do usuário (UX/UI design), inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade aumentada e realidade virtual, possuindo aplicações em todas as áreas de conhecimento da Unifor.
Serviço
Vortex
Contato: (85) 3477-3027 ou vortex@unifor.br
Localização: Bloco M, sala 13