qui, 9 outubro 2025 15:35
Projeto do Tec Unifor conquista 2º lugar em prêmio nacional de IoT
Dispositivo desenvolvido no Laboratório VORTEX para prevenir quedas de idosos fica entre os três melhores projetos da categoria Universidades do Prêmio ABINC de IoT 2025.

“Tecnologia de AIoT para prevenção de queda em idosos em situação de home care”. Este é o nome do projeto que conquistou o segundo lugar no Prêmio ABINC de IoT 2025 na categoria Universidades. A lista de vencedores foi divulgada no dia 1º de outubro durante o evento Futurecom 2025, em São Paulo.
O projeto surgiu a partir da dissertação da aluna Marcela Bezerra Lima Deodato, do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Unifor, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, em parceria com o VORTEX – laboratório que faz parte do Tec Unifor, o Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza.
Marcela explica que já atuava na área de home care e presenciava o impacto das quedas em idosos. Ao ingressar no mestrado, decidiu transformar essa vivência em uma oportunidade de inovação, buscando o laboratório VORTEX como parceiro para o desenvolvimento da solução.
“Gostaria de expressar meu sincero agradecimento pela parceria estabelecida durante o desenvolvimento do meu trabalho acadêmico de mestrado. A premiação que recebemos é um reflexo do excelente trabalho realizado e a colaboração com o VORTEX foi fundamental para o sucesso. O suporte, a expertise e os recursos disponibilizados foram essenciais para alcançarmos esse significativo resultado”, completa a mestranda.
No VORTEX, foi aplicada a Metodologia Interdisciplinar para Desenvolvimento de Tecnologias em Saúde (MIDTs), que inclui a participação de um time multidisciplinar de especialistas. Um dos membros da equipe é o egresso do curso de Ciências da Computação, Heitor de Castro Teixeira, que participou de todo o desenvolvimento do projeto e falou sobre a satisfação de ver o trabalho premiado:
“Foi muito gratificante participar desse projeto. É interessante perceber o uso da inteligência artificial para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em vez de apenas focar no aumento da produtividade. Tecnologia e conhecimento existem para transformar positivamente a vida humana e este projeto traduz bem o espírito do desenvolvimento tecnológico humanitário”, destaca o pesquisador.
Segundo o professor Joel Sotero da Cunha Neto, coordenador do VORTEX, o diferencial do dispositivo desenvolvido é o fato de trabalhar a prevenção da queda e não apenas a sua detecção:
“O sistema utiliza sensores de peso acoplados aos pés da cama para monitorar a posição e os movimentos do idoso. A inteligência artificial (rede neural MLP) detecta padrões que antecedem situações de risco e aciona um alarme portátil para o cuidador, garantindo intervenção imediata. O principal objetivo é atuar de forma preditiva, não invasiva e simples de usar, ampliando a segurança e o bem-estar de idosos acamados ou com mobilidade reduzida”.
Sobre a conquista da segunda colocação no Prêmio ABINC de IoT 2025, o coordenador ressalta que o reconhecimento “coloca a Unifor mais uma vez entre as universidades que se destacam no país em projetos de inovação em AIoT”. “É um prêmio já consolidado e ficamos muito felizes de ter essa oportunidade de estar lá novamente”, conclui Joel, relembrando a vitória da Unifor no Prêmio ABINC de IoT também em 2022.
O Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor, professor Milton Souza, destaca a premiação como “um ótimo exemplo de como a pesquisa pode impactar positivamente a sociedade e demonstra a preferência e o investimento da Unifor por esse tipo de pesquisa”.
A problemática da queda de idosos em home care
As quedas em idosos representam um grave problema de saúde pública, sendo a segunda principal causa de morte por lesões não intencionais no mundo. No Brasil, cerca de 30% dos idosos acima de 65 anos sofrem ao menos uma queda por ano, muitas vezes em ambiente domiciliar.
Esses episódios acarretam morbimortalidade elevada, limitações funcionais, perda de autonomia, além de alto impacto financeiro para os sistemas de saúde. As soluções existentes no mercado para esse problema, em geral, atuam de forma reativa (após a queda) ou são de difícil adesão pelos cuidadores, o que mantém a recorrência do problema.
A solução desenvolvida no VORTEX
O dispositivo une duas tecnologias – Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) – em um conceito mais recente: AIoT, no qual dispositivos IoT coletam dados e a IA os analisa de forma inteligente para tomar decisões autônomas, melhorar a eficiência e criar soluções mais inteligentes e adaptativas.
Na solução desenvolvida no VORTEX, o dispositivo utiliza sensores de peso que acionam um alarme portátil. Trabalha na prevenção da queda de idosos acamados antes que aconteçam, diferente da maioria das outras soluções atuais. Além disso, a solução é acessível, tem baixo custo e não compromete a privacidade de pacientes e cuidadores.
Participaram da equipe de desenvolvimento do projeto:
- Marcela Bezerra Lima Deodato – Aluna do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE)
- Joel Sotero da Cunha Neto – Coordenador da equipe
- Jonatas Pereira da Silva – Líder técnico da área de IoT
- Léa Maria Moura Barroso Diógenes e José Eurico de Vasconcelos Filho – Orientadores da Dissertação de Mestrado
- Heitor de Castro Teixeira (IA e IoT), Pedro Henrique Leandro Nunes (IoT) e José Augusto Marinho de Moraes Lima (Design) – Alunos da Universidade de Fortaleza que integraram o time de desenvolvimento
- Tamires Souza – Líder de projetos do VORTEX
- Fernando Ferreira – Coordenador do Tec Unifor
Mais sobre o VORTEX
O VORTEX atua com sistemas web responsivos, aplicações móveis, design de experiência e de interação do usuário (UX/UI design), inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade aumentada e realidade virtual, possuindo aplicações em todas as áreas de conhecimento da Universidade.
O laboratório é um dos beneficiados com os recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), provenientes de edital específico, de 2023, para Parques Tecnológicos em operação. O investimento contribui para o avanço de projetos de pesquisa e inovação, captados dentro e fora da Universidade, com foco em soluções tecnológicas.
Serviço
VORTEX
Contato: (85) 3477-3027 ou vortex@unifor.br
Localização: Bloco M, sala 13