qui, 22 maio 2025 10:57
Seis startups do Unifor Hub são aprovadas em edital do Sebrae
Além de capacitações e mentorias, as startups receberão a Bolsa Sócio Empreendedor com recursos mensais durante seis meses

Você sabia que o Nordeste já é a segunda região do Brasil com o maior número de startups? Os dados são do Observatório Sebrae Startups, que mapeou 18.056 startups ativas no país em 2024. O Nordeste ficou com 23,53%, ultrapassando pela primeira vez o Sul, com 21,06%.
Seguindo essa tendência, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, possui espaços equipados para receber startups e empresas interessadas em pesquisa e inovação. O TEC Unifor possui investimentos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), proveniente de edital específico para parques tecnológicos, desde 2023.
Como parte dessa estrutura, o Unifor Hub oferece diversos programas para startups, de acordo com cada nível de amadurecimento. Além de apoiar e orientar a condução dos processos, o ambiente de inovação incentiva a participação das startups em editais de fomento à pesquisa e negócios inovadores.
Um dos editais mais concorridos do ecossistema de inovação é o Startup NE, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em conjunto com o Sebrae/CE e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
O principal objetivo do programa é fomentar negócios inovadores de pequeno porte na região Nordeste e impulsionar o crescimento da economia regional, apoiando startups que se encontram nas fases de maturidade de validação, tração, crescimento ou escala.
Os resultados da terceira e última fase do programa foram recebidos com entusiasmo no Unifor Hub, com a contemplação de seis startups que participam dos programas do Unifor Hub, o que reforça a contribuição da Unifor para o fortalecimento do ecossistema regional de inovação.
“Ver startups que passaram pelo Unifor Hub sendo aprovadas no edital Startup NE é uma confirmação do potencial transformador do nosso ecossistema — reflexo de um trabalho estruturado, focado em desenvolver negócios inovadores. Fico muito contente em acompanhar de perto essa evolução”, destaca Caetano Lima, analista de inovação do Unifor Hub.
Segundo o coordenador de Inovação da Unifor, o professor Naiderson Lucena, a conquista é fruto de um ecossistema "pujante em nossos ambientes de inovação". "Cada startup aprovada nesta seleção é um forte indicativo de que a universidade tem expandido sua capacidade de formar, conectar e impulsionar o empreendedorismo inovador", complementa.
As startups do Unifor Hub aprovadas no Startup NE
Das seis startups do Unifor Hub contempladas pelo edital, uma é incubada (Natureye), duas estão no programa de aceleração (Verbeux e Cashbackprev) e três são pré-aceleradas (Go Mode, AiVai e Sanar Public).
Seja qual for o atual estágio da startup, a conquista no Startup NE impacta positivamente nos negócios, como destaca Júnior Ribeiro, CEO da Cashbsckprev: “Sabemos da importância do programa e do impacto que pode gerar, não apenas pela ajuda financeira, mas principalmente pelo conteúdo de qualidade".
Júnior Ribeiro, CEO da Cashbsckprev (Foto: Arquivo Pessoal)
Para a Verbeux, é uma oportunidade de investir em novas funcionalidades da IA Livia, um de seus principais produtos. “Temos o propósito claro de acelerar negócios por meio da automação de processos repetitivos, permitindo que as equipes ganhem tempo, escalem operações e concentrem esforços no que realmente importa”, afirma Matheus Mafra, CEO da Verbeux.
Matheus Mafra, CEO da Verbeux (Foto: Duda Barroso)
A Go Mode, que está em seu primeiro programa de aceleração, pretende focar na divulgação de seu produto, que já se encontra em estágio de comercialização.
“Nosso próximo passo é expandir a presença online da marca para, enfim, entrarmos na fase de tração”, ressalta David Costa Cabral,CEO da Go Mode.
David Costa Cabral, CEO da Go Mode (Foto: Arquivo Pessoal)
Karlos Sancho, CEO da Natureye, diz que a seleção no edital reforça o compromisso da startup com a missão de democratizar o acesso à saúde ocular de qualidade no país e agradece ao ambiente de inovação da Unifor:
“Essa conquista reflete não apenas o esforço da equipe, mas também o apoio essencial do hub de inovação da Unifor, que oferece estrutura, mentoria e conexões estratégicas fundamentais para o crescimento da empresa", afirma Sancho.
Karlos Sancho, CEO da Natureye (Foto: Arquivo Pessoal)
Wanderson Oliveira, CEO da Sanar Public e Sidarta Cabral, CEO da AiVai, também destacam o papel do Unifor Hub na conquista do edital:
“O Unifor Hub foi fundamental nesse processo, pois nos aproximou de profissionais experientes e proporcionou trocas de aprendizagem que normalmente não teríamos acesso", pontua Sidarta Cabral.
Sidarta Cabral, CEO da AiVai (Foto: Arquivo Pessoal)
“A pré-aceleração no Unifor Hub foi um divisor de águas para nós, pois conseguimos transformar o que era apenas uma ideia em algo validado e com potencial real de mercado. Aprendemos o caminho das pedras e saímos muito mais preparados para os desafios do ecossistema", cita Wanderson Oliveira.
Wanderson Oliveira, CEO da Sanar Public (Foto: Arquivo Pessoal)
As etapas do programa Startup NE
Na primeira etapa do programa, realizada em 2024, foram selecionados até 250 projetos de startups com alto potencial de crescimento e impacto social.
As startups participantes foram submetidos a uma segunda fase de seleção, na qual, apenas oitenta avançaram para o programa de aceleração. Na terceira e última fase, sessenta startups seguiram com capacitações e mentorias de especialistas.
As selecionadas na etapa final recebem a Bolsa Sócio Empreendedor, no valor mensal de R$ 6.500,00, durante seis meses (de junho a novembro de 2025).