ter, 30 setembro 2025 16:19
Tec Unifor conquista triplo pódio no Hackathon Proenergia Summit 2025
Equipes do Unifor Hub e Vortex garantem 1º, 2º e 3º lugar na competição que impulsiona soluções voltadas ao setor energético do país.

O resultado do Hackathon Proenergia deste ano foi histórico para o Tec Unifor - Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. A Unifor completou o pódio, conquistando o 1º lugar com equipe do Unifor Hub, além de 2º e 3º lugares com equipes do Vortex - Laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação.
Segundo Caetano Lima, analista de inovação do Unifor Hub e integrante da equipe campeã Flowenergy, embora o time já tenha vivência em hackathons, essa foi a primeira experiência em um desafio voltado para o setor de energia. “Isso trouxe uma complexidade adicional que ampliou nosso aprendizado. O fato de estarmos em um ambiente de inovação reconhecido como o Unifor Hub, nos proporciona metodologias, referências e preparo para compreender profundamente os problemas e transformá-los em soluções que geram valor real”, explica a analista.
As equipes do Vortex que garantiram as demais posições do pódio também mostraram o seu potencial na competição. A GreenSpark desenvolveu uma plataforma para capacitação de mão de obra especializada no ambiente produtivo, unindo inteligência artificial e ambientes virtuais semelhantes a jogos, com protótipos realistas.
“Foi uma experiência simplesmente incrível! Em menos de 24 horas a gente se jogou de cabeça no desafio. O Vortex teve um papel essencial nisso tudo, é um laboratório que vem nos dando não só experiências profissionais reais, mas também aprendizados pessoais que levamos para a vida. Esse segundo lugar foi muito mais do que uma conquista, foi a prova do quanto crescemos juntos e do quanto essas oportunidades transformam”, afirma Júlia Emília, aluna do Bacharelado em Design e integrante da equipe GreenSpark.
Já a equipe Lumina apostou em plataformas web e de realidade virtual. “Foi o meu primeiro hackathon, uma experiência simplesmente incrível! O apoio do Vortex fez toda a diferença para que a gente conquistasse o pódio. Além disso, as orientações e dicas dos tech leads foram fundamentais para nos guiar no caminho certo. Só temos a agradecer”, relata Sofya Oliveira, aluna de Ciência da Computação e integrante da Lumina.
O Coordenador do Vortex, professor Joel Sotero, reforça a importância dos Hackathons para trazer soluções que beneficiam a sociedade e fala da alegria ao ver o entusiasmo e desempenho das equipes:
“Ano passado, ficamos em primeiro e terceiro lugar; esse ano já ficamos em segundo e terceiro lugar. Isso mostra que estamos no caminho certo, a equipe está realmente evoluindo, crescendo e nos estimula a produzir mais e preparar esses alunos para o mercado. E o Hackathon tem muito essa frente de pegar problemas complexos e desenvolver soluções inovadoras, algo que combina perfeitamente com o que a gente faz no laboratório”.
Sobre o Hackathon Proenergia Summit 2025
Fruto de uma parceria entre o Hub de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi do Ceará (IEL Ceará), Sindienergia-CE, Sebrae e Casa dos Ventos Energias Renováveis, o desafio faz parte do Proenergia Summit 2025 - realizado nos dias 24 e 25 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, reunindo cerca de 4.500 pessoas para debates e palestras sobre o futuro da transição energética.
O evento contou com a presença de importantes nomes do setor, incluindo representantes dos MME (Ministérios de Minas e Energia), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Eletrobras e outras entidades. Foram abordados temas como hidrogênio verde, armazenamento de energia, eólica offshore, reforma do setor elétrico, abertura do mercado livre, o potencial energético do Ceará e o papel do Brasil no cenário geopolítico global.
Nesta edição do Hackathon Proenergia Summit, as equipes tiveram cinco minutos para apresentação e mais cinco minutos para responder às perguntas de uma banca avaliadora, com tempo cronometrado e ordem definida por sorteio. Os itens de avaliação, com seus respectivos pesos, foram: Impacto e Potencial do Negócio (40%), Inovação e Originalidade (30%), Viabilidade Técnica e Execução (20%) e Qualidade da Apresentação (10%).
Conheça os vencedores
1º Lugar: FlowEnergy (Unifor Hub)
Caetano Lima - Analista de Inovação do Unifor Hub
Reryson Colares - Tech Head Arquitetura da Solução
Sérgio Banhos - Aluno do Curso de Ciência da Computação
Marina Vergara - Aluna de Ciência da Computação
2º Lugar - GreenSpark (Vortex)
Felipe Gaby - Mestrando em Informatica aplicada, (Tech Lead em IA do Vortex)
Júlia Emília - Aluna do Curso de Design
Ágatha Ferreia - Aluna do Curso de Design
Lia Avelino - Aluna do Curso de Design
Rolf Matela - Analise e desenvolvimento de sistemas (Tech Lead Fullstack do vortex)
3º Lugar - Lumina (Vortex)
Sofya Oliveira - Aluna de Ciência da Computação
Ester Firmino - Aluna de Engenharia da Computação
Raquel Quirino - Aluna de Ciência da Computação
Yago Azevedo - Aluno de Engenharia Elétrica
O Unifor Hub e o Vortex são equipamentos do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (Tec Unifor), que conta com investimentos da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), por meio de edital específico para Parques Tecnológicos - “MCTI/Finep/FNDCT/CT - Verde Amarelo - Parques Tecnológicos Seleção Pública de Propostas para o Apoio Financeiro a Parques Tecnológicos em Implantação e em Operação”.
Serviço
Tec Unifor
Bloco M - Campus da Universidade de Fortaleza
Contatos: (85) 3477-3889
tecunifor@unifor.br