Unifor recebe visita de Wei Luo, renomado geógrafo e professor chinês
Convidado vai ministrar palestra sobre a aplicação do Invasion Percolation Based Algorithm (IPBA), algoritmo inovador para a definição de bacias hidrográficas

A Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, recebe a visita do professor e geógrafo Wei Luo, da Northern Illinois University (USA). O professor vai ministrar uma palestra para mostrar os avanços da aplicação de um algoritmo de definição de bacias hidrográficas, que apostam ser melhor que os tradicionais. O momento acontece dia 1 de outubro no auditório do Parque Tecnológico (TEC Unifor), às 19h, no bloco M.
Organizado para toda a comunidade acadêmica e com acesso gratuito, o seminário está vinculado ao projeto "Automatização do Mapeamento dos Deslizamentos através de Percolação Invasiva" do Edital 66/2024, do Programa de Apoio à Equipes de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP).
O tema central é a aplicação do Invasion Percolation Based Algorithm (IPBA), um algoritmo inovador para a definição de bacias hidrográficas. Diferente dos métodos tradicionais, o IPBA não depende de parâmetros ajustáveis, o que o torna mais objetivo e robusto. Além disso, o IPBA tem uma excelente performance sendo capaz de definir bacias hidrográficas em dados de altura com altíssima resolução.
Segundo Erneson Alves, professor do Núcleo de Ciências de Dados e Inteligência Artificial (NCDIA) e parceiro de pesquisa do convidado, o principal objetivo deste momento é fortalecer a colaboração científica do professor Luo com a Universidade. “Esses momentos são fundamentais porque permitem compartilhar avanços científicos recentes em técnicas de análise geoespacial”, declara.
Também docente do Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) e do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC), Erneson explica que o algoritmo que será apresentado demonstra maior precisão na definição de bacias hidrográficas em comparação com os métodos tradicionais, o que pode gerar aplicações práticas relevantes, como a melhoria no mapeamento de áreas suscetíveis a deslizamentos de terra no planeta.
“Essa discussão se torna ainda mais urgente diante do cenário global das mudanças climáticas. Por exemplo, o ano de 2024 foi o mais quente já registrado, e o aumento contínuo das temperaturas está alterando padrões de precipitação e intensificando eventos extremos, como secas, ondas de calor, incêndios, degelo das calotas polares, fortes chuvas e enchentes”, ressalta o professor.
O professor conta que nesse contexto, estudos nesse tema contribuem diretamente para a primeira meta do 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que busca reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países.
“Espero que o seminário desperte o interesse de estudantes e pesquisadores da Unifor para as potencialidades da análise geoespacial e da modelagem computacional aplicada à geociência. Além disso, acredito que a troca com um pesquisador estrangeiro com ampla experiência na área será inspiradora e poderá motivar novas colaborações científicas” - Erneson Alves, professor do Núcleo de Ciências em Informática Aplicada (NCDIA)
Sobre o professor Wei Luo
O professor Wei Luo, nascido em Xing Ren, China, é geógrafo físico e desenvolve pesquisas interdisciplinares, com foco principalmente na geomorfologia terrestre e marciana. Ele coordena projetos financiados pela NASA e esta é a sua primeira visita à América do Sul, o que torna sua palestra ainda mais especial.
Wei aplicou o algoritmo Invasion Percolation Based Algorithm (IPBA) no relevo da Terra e de Marte. Na Terra, ele encontrou o que ajuda a melhorar o mapeamento de áreas com risco de deslizamentos e, em Marte, ele encontrou, aplicando esse modelo, indícios de climas áridos na época da formação do relevo marciano.
Serviço
Invasion Percolation Based Algorithm (IPBA)
Data: 01 de outubro
Horário: 19 horas
Local: auditório do TEC Unifor, bloco M
Endereço: Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz