seg, 31 outubro 2022 16:11
Ação “ECOnemo” faz entrega de garrafas PET à associação de catadores de Fortaleza
Outras ações de cunho socioambiental irão acontecer ainda este ano na Universidade de Fortaleza

A ação ECOnemo, fruto da parceria da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, com a Lamarka Ambiental, realizou, no último dia 28 de outubro, a entrega do material arrecadado à presidente da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (SOCRELP), Janete Cabral.
Na ocasião, a docente da Unifor, Lamarka Lopes Pereira, ao lado do sócio, Rógeres Santos, e de alunos do curso de Engenharia Ambiental, fez o repasse à representante da associação e destacou a importância da ação para a comunidade acadêmica. “Quando os alunos realizam ações de educação ambiental e desenvolvem essas habilidades, eles já estão se preparando para propor e realizar iniciativas semelhantes quando formados”, afirma Lamarka.
O ECOnemo faz parte do Projeto Rebola Certo, e a instalação está presente no Centro de Convivência da Universidade desde 8 de julho de 2022. Além da iniciativa, outras ações estão previstas para dar continuidade ao Rebola Certo: o Roupa Solidária - que receberá doações de roupas e brinquedos - e o Bota Ponta - um coletor de bitucas de cigarro projetado para campanha antitabagismo no campus.
Segundo a professora, envolver jovens universitários no projeto traz inúmeros benefícios, entre eles: movimentar a comunidade acadêmica para a necessidade de ações socioambientais, apresentar à população a responsabilidade da instituição de ensino em relação ao meio ambiente, e promover ajuda às comunidades beneficiadas com os resíduos.
A presidente da SOCRELP ressalta que, atualmente, 16 famílias são diretamente beneficiadas pelo trabalho da sociedade, além de 25 pessoas que vendem o material esporadicamente. Entretanto, Janete lamenta não haver uma maior consciência ambiental da população em relação ao descarte de resíduos.
“As pessoas têm conhecimento, mas não querem ter o trabalho de fazer a coleta seletiva e a devida separação entre lixo comum e lixo reciclável”. Cabral afirma que, juntamente com o material adequado à reciclagem, recebe também lixo orgânico, o que dificulta o trabalho de separação e envio para os compradores.
Para Lamarka, o Ceará ainda está muito longe de uma correta atuação em relação aos resíduos recicláveis. No entanto, apesar do aparente desinteresse da população em geral, a Administração Pública já começa a realizar movimentos com o intuito de dar exemplo à sociedade e incentivar a participação dos cidadãos em ações relacionadas à temática.
Com o Decreto Estadual Nº 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, todas as entidades e órgãos que compõem a Administração Pública Estadual direta e indireta se comprometem a dar adequada destinação aos resíduos recicláveis, com a participação de associações e/ou cooperativas de catadores. Janete aprova a ideia com uma ressalva: “o ideal seria que, em vez de obrigação, existisse uma conscientização”.
O ECOnemo continua no Centro de Convivência da Unifor, e quem se interessar em contribuir individualmente com o trabalho da SOCRELP tem a opção de levar materiais recicláveis diretamente à sede da associação, que fica no bairro Jacarecanga. Em caso de grandes quantidades, é possível solicitar que a associação envie um veículo de transporte para fazer a coleta.
Serviço
Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu
Endereço: Rua Costa Matos, 8A - Jacarecanga, Fortaleza - CE
Contato: (85) 3214-3515