seg, 25 outubro 2021 09:44
Boletim Econômico do Nupe apresenta previsões do PIB para 2021 e 2022
Documento é elaborado por alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, por meio do Núcleo de Pesquisas Econômicas
O Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nupe), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, lançou a 16ª edição do Boletim Econômico. Entre as diversas análises presentes na publicação, de âmbito estadual, nacional e internacional, destacam-se as previsões elaboradas para o PIB do Brasil e do Ceará para 2021 e 2022. O documento é produzido pelos alunos da disciplina de Técnicas em Pesquisas Econômicas, com a orientação e supervisão dos professores do Nupe.
Nesta edição, além de trabalhar as projeções econômicas do Ceará e do Brasil para 2021 e 2022, o Boletim também aborda as seguintes temáticas: revisões recentes da previsão de crescimento da economia mundial para os anos de 2021 e 2022 realizadas pela OCDE e pelo Euromonitor; o resultado do 2° semestre do PIB do Brasil pelas óticas da oferta e da demanda, com base nos dados do IBGE; análise do desempenho recente da economia do Ceará com base nos dados do IPECE; e o resultado acumulado até setembro de 2021 do Índice de Ações Cearenses (IAC) do NUPE/Unifor, que mede o comportamento das ações das empresas cearenses registradas em bolsas de valores.
Além disso, a publicação apresenta um artigo de opinião escrito por José Sarto Freire Castelo, o pesquisador e professor da Universidade de Fortaleza e doutor pela Universidade de Coimbra, intitulado “Marketing 1.0 ao 5.0 e suas contribuições para a Persona”.
“Nesta edição do Boletim Econômico, o foco foi voltado às previsões econômicas de 2021 e 2022 para o Brasil e, principalmente, para o Ceará, considerando três cenários: pessimista, provável e otimista. Para esse balanço, consideramos e fizemos o levantamento de vários dados, como a taxa de juros SELIC”, afirma o professor Ricardo Eleutério, coordenador do Nupe.
Eleutério também reforça a importância do projeto para os graduandos de Ciências Econômicas: “É uma iniciativa fundamental para os estudantes, um laboratório para eles. Uma oportunidade para exercerem os conhecimentos e utilizarem as ferramentas da sala de aula. Além disso, possibilita aos alunos uma projeção ao mercado, visto o grande alcance que o Boletim tem”.
Ciências Econômicas na Unifor
O curso de Economia da Universidade de Fortaleza é para quem busca a melhor formação em Ciências Econômicas de Fortaleza. Com duração de 4 anos, no período da noite, o curso dispõe de um corpo docente composto 100% por mestres ou doutores e viabiliza aos graduandos o estudo dos fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, assim como ajuda a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. O estudante certificado pela Unifor estará apto para atuar como executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro, consultor econômico, analista de institutos governamentais e pesquisador.