Documentário da TV Unifor é premiado internacionalmente

qua, 26 novembro 2025 17:17

Documentário da TV Unifor é premiado internacionalmente

O audiovisual “Raízes do Mangue” convida à reflexão sobre a resistência da natureza e das comunidades diante da especulação imobiliária


O edital contou com a participação de 40 trabalhos, distribuídos entre 22 universidades (Foto: Tom Vital)
O edital contou com a participação de 40 trabalhos, distribuídos entre 22 universidades (Foto: Tom Vital)

A TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, foi agraciada com a primeira colocação na 13ª edição do Prêmio Novas Perspectivas na Televisão – Melhor Produção Universitária Latino-Americana para TV, na categoria Divulgação Jornalística-Documental. A iniciativa é promovida pela Universidad Nacional de Quilmes (Argentina) e reconhece o melhor da produção universitária no âmbito da América Latina.

A premiação se deu a partir da produção “Raízes do Mangue”, episódio que compõe a primeira temporada da série documental “Ekobé – Vida Que Vem da Terra”. O curta propõe uma reflexão acerca da ocupação humana na terra, a partir do depoimento de Dona Neusa, uma das últimas marisqueiras da comunidade Boca da Barra, no bairro da Sabiaguaba, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza, no Ceará.

Max Eluard, diretor geral da TV Unifor, comenta que as produções da emissora são sempre lideradas pelos alunos, que assumem diversas funções, como direção, roteiro e fotografia. “Especialmente nesse projeto, a gente decidiu juntar alunos do Jornalismo e do Cinema. Em geral, eles trabalham separados, mas, para esse trabalho, quisemos aproximar as duas áreas. Foi um encontro muito massa, o processo já foi muito legal e eles ficaram muito, muito felizes com a notícia. A equipe comemorou demais”, enfatiza Eluard.

O edital contou com a participação de 40 trabalhos, distribuídos entre 22 universidades da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Uruguai.

“Esse prêmio é muito importante, inclusive para um desejo, uma busca de internacionalização, de reconhecimento internacional da própria Universidade. A Unifor criou, há alguns anos, um núcleo de estratégias internacionais, então a universidade vem, de fato, se esforçando para se internacionalizar cada vez mais. Ter um reconhecimento internacional para um produto da TV Unifor se alinha muito bem com essa busca, e isso é muito bom para a gente”, pontua Max. 

 

Trabalhos como este se destacam não apenas pela produção do conteúdo audiovisual, mas também pelo impacto transformador que geram nos alunos envolvidos. Para a realização do projeto, a equipe trabalhou diretamente na comunidade Boca da Barra, convivendo com marisqueiros e pescadores, realizando semanas de pesquisa, encontros com a personagem principal e atividades de campo, como passeios pela região. “Os filmes podem transformar o mundo, mas, em primeiro lugar, precisam transformar quem faz”, ressalta o diretor. 

A força da narrativa ambiental 

Com direção da cineasta Charlotte Cruz, o documentário integra a série “Ekobé: Vida que Vem da Terra”, uma coprodução entre sete emissoras universitárias brasileiras. O episódio premiado conta a história de Dona Neusa, moradora da comunidade Boca da Barra, na Sabiaguaba, localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Fortaleza.

Com isso, a proposta do episódio é relatar a resistência da natureza e das pessoas em meio à especulação imobiliária. A personagem principal reflete a história de diversas mulheres que enfrentam as dificuldades do ambiente em que vivem, trazendo visibilidade a temas como preservação ambiental e resgate da memória da cidade.

A equipe de produção foi composta por estudantes dos cursos de Jornalismo, Cinema e Audiovisual, atuando nos núcleos de jornalismo e produção da TV Unifor, que funcionam como laboratórios práticos de ensino, pesquisa e extensão.

Formação e prática: a TV Unifor no audiovisual

Com mais de 20 anos de existência, a TV Unifor já acumulou diversos prêmios, incluindo reconhecimentos internacionais. Além do prêmio Nuevas Miradas, a emissora acadêmica também conquistou o 3º lugar no Prêmio Neuza Meller de Radiodifusão Universitária, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Pública, em outubro deste ano, também com “Raízes do Mangue”.

A TV Unifor se destaca como um espaço de formação profissional para os estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Moda e Design de Moda da Universidade. Por meio de uma programação orientada por professores e técnicos especializados, os alunos vivenciam todas as etapas da criação audiovisual, desde a pré-produção até a edição final.

Além disso, a TV Unifor também desempenha um papel relevante na produção de conteúdos institucionais da Universidade de Fortaleza, contribuindo para a divulgação científica, cultural e acadêmica da instituição.

Ficha Técnica 

Depoimento: Maria Neusa Lima
Direção: Charlotte Cruz
Assistente de Direção: Dainah Aguiar
Roteiro: Charlotte Cruz e Mateus Costa
Produção: Charlotte Cruz, Dainah Aguiar e Mateus Costa
Direção de Fotografia: Tom Vital
Assistente de Fotografia: Ícaro Reis
Imagens de drone: Ares Soares
Técnico de Som: Guilherme Daniel Alecrim e PL Rebouças
Making Off: Gabriel Lima
Orientadores: Lola Melo, Luiza Ester e Wilton Martins
Suporte Técnico: Cícero Alexandre, Lucas Leal e Marcelo Gomes
Edição: Julia Rabay e Marcelino Oliveira
Agradecimentos: Antônio ‘Bem-Ti-Vi’, Roniele Suíra e Lucas Rocha
Coordenação de Edição e Finalização: Gazzineu Marcus
Coordenação Técnica: Hélio Viana
Coordenação de Produção: Lola Melo
Coordenação de Jornalismo: Luiza Ester
Secretária Executiva: Tamires Andrade
Direção Geral TV Unifor: Max Eluard
Direção de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor: Ana Quezado
Reitor da Unifor: Randal Martins Pompeu

 

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade , 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 – Redução das Desigualdades

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Além disso, contribui para o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente, e atua na redução das desigualdades, garantindo que diferentes grupos da sociedade tenham acesso a oportunidades educacionais e profissionais.