Orgulho Unifor: Egressa da Escola Yolanda Queiroz e do curso de Fisioterapia é aprovada em residência Hospital Infantil Albert Sabin
sex, 30 janeiro 2026 16:12
Orgulho Unifor: Egressa da Escola Yolanda Queiroz e do curso de Fisioterapia é aprovada em residência Hospital Infantil Albert Sabin
Trajetória acadêmica e dedicação da ex-aluna Maria Railany Santos resultam em aprovação na residência em Fisioterapia Pediátrica

A trajetória acadêmica de Maria Railany Santos demonstra o impacto da formação consolidada desde a infância. Ex-aluna da Escola Yolanda Queiroz e egressa do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a jovem agora tem uma nova etapa pela frente, como residente de Fisioterapia Pediátrica no Hospital Infantil Albert Sabin.
Segundo a fisioterapeuta, ela é uma prova viva de que os estudos mudam destinos e afirma que ter estudado até o 3° ano do Ensino Fundamental na Escola Yolanda Queiroz foi um dos alicerces mais importantes de sua trajetória.
“A Escola Yolanda Queiroz foi muito mais do que uma escola: foi um espaço de acolhimento, formação de valores e fortalecimento de sonhos. Ali aprendi a acreditar em mim, a persistir mesmo diante das dificuldades e a compreender que a educação é capaz de transformar realidades e abrir caminhos que antes pareciam impossíveis”, pontua.
Para Maria Railany, o interesse pela área da saúde sempre esteve presente, mas o processo de escolha profissional foi marcado por momentos de dúvida e reflexão. O ponto de virada veio a partir do contato com alguém que estava concluindo a graduação. “A partir desse contato, passei a enxergar a Fisioterapia para além das técnicas. Vi nela o cuidado, a escuta, o acolhimento e a possibilidade real de impactar vidas”, comenta.
O início de sua vida universitária foi desafiador. O primeiro ano de graduação aconteceu de forma remota, em decorrência da pandemia do Covid-19. Apesar das limitações, Maria Railany afirma que foi um período marcado por crescimento e amadurecimento.
“Enfrentei desafios como a adaptação ao ensino a distância, a organização da rotina, a manutenção da motivação e o enfrentamento das incertezas daquele momento histórico”, completa.
No entanto, ao longo da graduação, a residente buscou aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela universidade. Em destaque, Maria Railany cita sua atuação no Programa de Monitoria Acadêmica, na Iniciação Científica e em Ligas Acadêmicas.
Ela pontua como essas vivências proporcionaram a ela um maior desenvolvimento de habilidades técnicas e um profundo conhecimento funcional, humano e crítico. “Foi nesse percurso que compreendi o verdadeiro sentido de ser profissional da saúde: cuidar com competência, sensibilidade e responsabilidade social”, afirma.
Da dedicação à aprovação
Seu empenho durante a graduação refletiu na conquista da aprovação na residência que exigiu dedicação intensa. “Foram dias, noites e finais de semana dedicados aos estudos, sempre aproveitando cada momento livre para resolver questões e revisar conteúdos. Para algumas pessoas, esse nível de dedicação chegou a parecer exagero, mas eu sempre tive muita clareza de onde queria chegar”, explica
A escolha da área de atuação na residência foi natural e alinhada à sua história. Apaixonada por crianças desde antes da graduação, Maria Raylane sempre teve o desejo de atuar na pediatria, decisão que se fortaleceu ao longo das vivências acadêmicas e práticas.
Primeira pessoa da família a concluir o ensino superior, a estudante carrega com orgulho sua origem e a trajetória construída por meio da educação. “Estudar na Unifor sempre foi um sonho. Ainda na escola, eu assistia às queimas de fogos das colações de grau e minha avó dizia: ‘já já será a sua’”, relembra.
Com o início da residência no Hospital Infantil Albert Sabin, a fisioterapeuta possui muitas expectativas de aprendizado, crescimento profissional e amadurecimento pessoal para essa nova fase. Segundo Maria Railany, ela pretende vivenciar a residência com total dedicação e comprometimento, assim como fez ao longo de toda trajetória acadêmica.
“Meu maior objetivo é contribuir de forma significativa para a transformação da vida das crianças e das famílias que terei a oportunidade de acompanhar, honrando cada passo que me trouxe até aqui”, declara.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 4 – Educação de Qualidade.