ter, 21 outubro 2025 10:02
Estudantes e professores se reúnem em nova edição dos Encontros Científicos da Unifor
O evento é o momento de divulgação e apresentação das pesquisas realizadas pelos bolsistas de iniciação científica

O Encontro Científico da Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, iniciou as atividades nesta segunda-feira, 20, e se estende até o dia 24 de outubro. O evento, que integra o Mundo Unifor 2025, conta com quatro dias de projetos apresentados de forma oral, com a exposição de trabalhos de todo o Brasil que serão apreciados por professores, alunos, pesquisadores e visitantes de outras instituições de ensino superior. O momento acontece no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor), no hall do bloco M.
Segundo Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor, os Encontros Científicos, principalmente o Encontro de Iniciação à Pesquisa, é o ápice da atividade do programa de Iniciação Científica e Tecnológica, onde os estudantes, que desenvolvem pesquisas dentro do programa, apresentam os seus trabalhos.
Ela conta que é nesse momento que os alunos podem treinar a habilidade de apresentar. “Eles tiveram que escrever os trabalhos e treinar, além de estarem também no momento de avaliação. Mas é mais do que isso. É um momento festivo, de comemoração do projeto desenvolvido”, ressalta.
Adriana explica que é uma oportunidade também de divulgação das pesquisas, por meio dos pôsters que ficam expostos no salão, onde várias pessoas passam e conseguem ver os trabalhos. E ainda conta que esses trabalhos, em seguida, serão publicados on-line no site da Unifor para outras pessoas terem acesso.
Maria Clara, aluna do curso de Psicologia da Unifor, realizou duas pesquisas para apresentar durante a semana. Uma delas, que tem como foco uma parte mais educacional, é relacionada à construção de um programa socioemocional e a avaliação de sua eficácia. Na segunda pesquisa, ela fala sobre a adesão ao tratamento em pessoas com insuficiência cardíaca e a importância dos determinantes sociais nesse contexto.
Maria diz que se sente muito grata, especialmente por estar apresentando esses trabalhos. “Eles foram muito importantes para minha construção do meu processo acadêmico até aqui, principalmente por conta do laboratório que eu faço parte. Acredito que eles acrescentaram muito e me moldaram como estudante e como futura pesquisadora”, declara.
Para a construção dos dois trabalhos, a aluna conta que foi a partir da entrada no Lab Saúde, que ela começou a fazer algumas pesquisas. O primeiro trabalho foi em parceria com uma mestranda que já estava no laboratório, e então, foi um processo longo e bem interessante, que contou com a análise de muitos dados e com uma construção legal.
Já o segundo trabalho faz parte da sua bolsa de iniciação científica, que é do projeto de equipes da Unifor, onde Maria diz ter um carinho muito grande porque ele demonstra muito do processo de construção das pesquisas que ela está realizando dentro da bolsa.
Programação
Apresentação dos trabalhos até o dia 24:
Terça - Feira (21/10): Ciências da Vida - 8h30 às 11h30 / 14h às 17h30;
Quarta - Feira (22/10): Ciências Jurídicas - 8h30 às 11h30;
Quinta - Feira (23/10): Exatas e Tecnológicas - 8h30 às 11h30;
Sexta - Feira (24/10): Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - 8h30 às 11h30;
Serviço
Encontros científicos
Data: de 20 a 24 de outubro de 2025
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Hall do bloco M, TEC Unifor
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 3 - Saúde e Bem-Estar; e ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.