Futebol pela igualdade e o empoderamento feminino

ter, 1 agosto 2023 18:37

Futebol pela igualdade e o empoderamento feminino

Na Universidade de Fortaleza, mulheres ganham espaços por meio de projeto social do Instituto Esporte Mais 


Atletas do “Futebol pela Igualdade” realizam treinamento no campo society da Unifor (Foto: Guilherme Daniel)
Atletas do “Futebol pela Igualdade” realizam treinamento no campo society da Unifor (Foto: Guilherme Daniel)

A importância do futebol feminio transcende as quatro linhas do campo. O segmento esportivo desempenha um papel vital na promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Além de ser uma expressão de talento no esporte, ele quebra estereótipos, inspira novas gerações e constrói referências positivas. Assim, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.

Mesmo diante de tamanha relevância social, a luta das mulheres dentro do futebol foi e segue sendo árdua, diante da descriminação, falta de investimento e outros diversos fatores que englobam a desigualdade de gênero. 

Por séculos, a categoria foi praticada de forma clandestina no Brasil, sendo legalizada apenas na década de 1980. Grandes eventos esportivos a boicotaram por anos. Exemplo disso é a Copa do Mundo Feminina, que teve a sua primeira edição oficial só em 1991.

Ao passar do tempo, as mulheres foram conquistando mais espaços dentro do futebol, mas a realidade feminina no esporte ainda é muito degradante. Partindo dessa realidade, a Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, acolheu o projeto “Futebol pela Igualdade”, do Instituto Esporte Mais (IEMais).

Futebol feminino em pauta

Criado em 2015, o “Futebol pela Igualdade” é um projeto que promove o empoderamento feminino por meio do futebol. A partir do acolhimento de mulheres, a iniciativa realiza treinos de futebol, futsal e fut7, além de workshops, formação de liderança, atividades socioculturais, benefícios sociais e atendimento de uma equipe multidisciplinar.

De acordo com Jessyca Rodrigues, uma das líderes do IEMais, o objetivo do programa é fornecer espaços seguros e inclusivos para que mulheres possam alinhar o esporte de qualidade com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 


Jessyca Rodrigues é uma das líderes do IEMais (Foto: Arquivo pessoal)

Por tamanha relevância, o projeto já conquistou um grande alcance, contemplando mais de 1.500 meninas em oito anos de existência. Hoje, são cerca de 120 participantes, de 10 a 29 anos, apaixonadas por futebol e que sonham em conquistar mais oportunidades. 

Unifor pela igualdade

Acreditando no poder do futebol como fator de transformação social, principalmente para as mulheres, a Unifor firmou parceria com o IEMais em 2021 para a facilitação do programa. Desde então, a Universidade disponibiliza espaços para que o instituto possa desenvolver as suas atividades com excelência. 

O principal equipamento utilizado é o campo society, no qual as atletas realizam treinamento três vezes na semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Profissional de Educação Física e integrante da equipe multidisciplinar do projeto, Geysilane Silva destaca a importância da Universidade para o fortalecimento da iniciativa na missão de transformar a vidas de diversas mulheres. 


“Estar na Unifor nos faz crescer ainda mais enquanto projeto. Estamos em um espaço amplo e seguro, bem cuidado e tudo que precisamos para desenvolver nossas práticas com qualidade e eficiência, sabendo que temos um parceiro que apoia e está pronto para nos ajudar sempre que preciso. Engrandece ainda mais por tudo que lutamos e construímos enquanto projeto”, declara. 

Instituto Esporte Mais 

O Instituto Esporte Mais é uma organização não governamental (ONG) cearense criada em 2014. Ela foi desenvolvida com o objetivo de promover o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. Por meio de programas e projetos, a instituição oferece oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, utilizando a prática esportiva como meio de desenvolvimento pessoal e coletivo. 

Com atuação em diversas modalidades, o instituto busca estimular valores como trabalho em equipe, respeito e disciplina, preparando os participantes para enfrentar desafios dentro e fora dos campos. Com um trabalho comprometido e apaixonado, a iniciativa contribui para a construção de um futuro mais justo e promissor para as novas gerações.