seg, 17 outubro 2022 11:05
Orgulho Unifor: Egressa é premiada em congresso regional de pesquisa e inovação
Graduada em Nutrição, Isabele Meneses conquistou o terceiro lugar no CONPESQ com um trabalho sobre o “Programa Mais Nutrição”

Uma das principais tradições da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é revelar grandes talentos para o mercado. Egressos da instituição ganham destaque e são reconhecidos por projetos e trabalhos realizados em vários segmentos. Esse é o caso de Isabele Meneses, graduada em Nutrição que foi premiada no III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONPESQ), organizado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A nutricionista conquistou o terceiro lugar na categoria "Ciências da Vida”, sendo autora do trabalho “Programa Mais Nutrição: Inovação tecnológica em banco de alimentos a serviço da alimentação saudável no Ceará, Brasil”, escrito em parceria com as pesquisadoras Fabiana Pereira Barbosa, Débora Wanderley de Melo e Isadora Alves de Meneses. O resultado da premiação foi divulgado em setembro, durante o encerramento do Congresso.
A obra teve como base de pesquisa o Programa Mais Nutrição, no qual Isabele ocupa o cargo de nutricionista responsável técnica. A iniciativa é um “braço” do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Estado, em parceria com a Central de Abastecimento do Ceará (CEASA). Seu objetivo é promover o reaproveitamento de alimentos, visando a segurança alimentar e nutricional da população.
“É uma gratidão imensa ter sido premiada no CONPESQ. Esse é um sinal que estou no caminho certo e, aos poucos, conquistando os objetivos que tanto sonhei para a minha vida profissional, principalmente dentro do âmbito da academia, pois fortalece o meu desejo de atuação como docente” – Isabele Meneses, nutricionista, pesquisadora e egressa do curso de Nutrição da Unifor
Sobre a pesquisa
Segundo Isabele, o propósito da pesquisa foi analisar as formas como o Programa vem se alinhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, as autoras coletaram dados e alinharam os resultados às metas de determinados ODS.
Isabele Alves (à esquerda na imagem) recebe prêmio no III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Foto: Arquivo pessoal)
Essa não foi a primeira vez que a nutricionista foi reconhecida por trabalhos que englobam o projeto. Em março deste ano, sua atuação foi contemplada pelo Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) com o “Selo Alimento Seguro”. A certificação é a garantia de que os alimentos produzidos pelo Mais Nutrição têm segurança alimentar comprovada.
O Programa conta com duas fábricas – uma em Barbalha e outra em Maracanaú – que se dedicam à produção de mix de legumes desidratados e polpas de frutas, além de organizar a distribuição de produtos in natura. Atualmente, a iniciativa atende a 136 entidades e milhares de famílias em situação de vulnerabilidade no Ceará.
Trajetória na Unifor
Isabele Meneses ingressou na Universidade de Fortaleza em 2014. Desde criança tinha vontade de atuar na área da saúde, e encontrou no curso de Nutrição a sua verdadeira vocação. Durante sua trajetória acadêmica, teve a oportunidade de se engajar em atividades como o Programa de Monitoria, que possibilitou sua entrada na iniciação científica e docência.
Hoje, Isabele é especialista em Vigilância Sanitária e Qualidade dos Alimentos, além de pós-graduanda em Docência no Ensino Superior. Também ocupa o cargo de nutricionista responsável técnica no Programa Mais Nutrição.
“A Unifor é a Universidade do meu coração. Ela contribuiu em todos os aspectos para a minha formação como nutricionista. Os excelentes professores e a grade do curso de Nutrição, que é muito boa, fizeram com que eu tivesse uma experiência única. Sem dúvidas foi uma instituição de muito valor para mim, que me disponibilizou um mundo de possibilidades” – Isabele Meneses, nutricionista, pesquisadora e egressa do curso de Nutrição da Unifor
CONPESQ
Em sua terceira edição, o Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONPESQ) é um importante evento de pesquisa e inovação na região do Cariri, além de ter como objetivo o fomento às atividades de produção científica.
Diversos trabalhos são submetidos em três áreas distintas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, e Letras e Artes; e Ciências da Vida. Os três projetos de pesquisa com melhor avaliação em cada área são prestigiados com prêmios.