qui, 3 agosto 2023 15:00
Participe do Projeto Jovem Voluntário e faça a diferença no mundo
Iniciativa está com inscrições abertas para alunos e funcionários da Unifor até 31 de agosto

O Projeto Jovem Voluntário, iniciativa da Divisão de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com processo seletivo aberto para estudantes e funcionários da instituição. Alunos de todos os cursos, inclusive calouros, podem participar.
As inscrições vão até 31 de agosto e acontecem na sala do projeto, localizada no Bloco W, ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia e em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor.
No ato da inscrição, o interessado deve levar documento de identidade com foto, xerox do comprovante da vacinação contra a Covid-19 e cartão de vacinação. Se for aluno, deve trazer declaração de matrícula emitida pelo setor Sucesso do Aluno, já o funcionário deve apresentar o crachá ou declaração de trabalho. Ademais, é requisito que o candidato tenha disponibilidade de quatro horas semanais e interesse em ações sociais.
O resultado da seleção estará disponível no período de 4 a 6 de setembro, pelo Unifor Online, pelo instagram da iniciativa e na sala do Projeto Jovem Voluntário.
Transformando vidas
O primeiro semestre da jornada universitária é marcado por grandes descobertas e vivências, e foi durante esse período que Raquel Santos, aluna do curso de Enfermagem da Unifor, decidiu participar do Projeto Jovem Voluntário. Alocada no Hospital Infantil Albert Sabin, a discente relembra sua experiência como calorosa, alegre e que deixou ótimas lembranças.
Registros de Raquel (ao fundo e à direita) e sua equipe em uma das atuações no Hospital Infantil Albert Sabin (Foto: Arquivo pessoal)
“A participação no projeto fez toda a diferença na minha visão acadêmica. [A iniciativa] me possibilitou ter o contato com outras realidades diferentes da minha, além de descobrir que dentro da universidade eu poderia fazer a diferença na vida das pessoas mesmo estando no primeiro semestre”, pontua a graduanda.
Alana Queiroz, estudante de Psicologia na Universidade, também relata a experiência incrível e transformadora de participar do Jovem Voluntário. A futura psicóloga afirma que, desde o momento em que decidiu se envolver na iniciativa, sabia que embarcaria em uma jornada significativa, mas conta que jamais imaginou o quanto o projeto impactaria sua perspectiva e seu coração.
"Logo no início, fui recebida por uma equipe apaixonada e comprometida, composta por jovens cheios de energia e vontade de fazer a diferença no mundo. Juntos, compartilhávamos o mesmo objetivo: dedicar nosso tempo e esforço para causar um impacto positivo na vida das crianças e, consequentemente, na vida das pessoas que dela faziam parte", relembra a aluna.
No projeto, Alana atuou no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Unifor, onde pôde exerctiar a empatia e desenvolver ainda mais sua capacidade de lidar com situações desafiadoras. Para ela, o sentimento de responsabilidade e satisfação em contribuir com a felicidade e bem-estar das crianças pacientes do núcleo era imensurável.
"Participar do Projeto Jovem Voluntário despertou minha consciência social e me mostrou que, como jovem, tenho o poder de ser agente ativo de mudança em minha comunidade e no mundo. Aprendi lições valiosas, conheci pessoas incríveis e contribuí para um mundo um pouco melhor. A experiência me ensinou que o verdadeiro valor de ser voluntário não está apenas em ajudar os outros, mas também em se ajudar a crescer como ser humano", pontua Queiroz.
Saiba mais
O Projeto Jovem Voluntário, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, tem como objetivo sensibilizar os alunos a contribuírem para a melhoria da comunidade. A iniciativa visa formar jovens para que exerçam a cidadania e melhorem a qualidade de vida dos assistidos, incentivando-os no desenvolvimento de uma cultura de voluntariado, com a intenção de minimizar a dor e o desconforto dos pacientes e cuidadores.
O programa proporciona momentos de alegria e descontração por meio de leituras, contação de histórias, brincadeiras, fantoches, jogos educativos, pinturas, trabalhos de artes e demais atividades relacionadas a datas comemorativas.
Os voluntários atuam uma vez por semana no período de quatro horas nas seguintes instituições parceiras: Hospital Infantil Albert Sabin, Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e Associação Peter Pan. Ao fim do semestre, o voluntário que cumprir a carga horária exigida recebe um certificado de 60 horas, já o monitor ganha um de 80 horas.
Serviço
Seleção para o Projeto Jovem Voluntário 2023.2
Inscrições: até 31 de agosto de 2023
Local: Sala do Projeto Jovem Voluntário (Bloco W, ao lado do Centro Acadêmico de Odontologia, em frente ao Ginásio Poliesportivo da Unifor)
Resultado: 4 a 6 de setembro de 2023
Mais informações: 3477.3301 ou jovemvoluntario@unifor.br ou @jovemvoluntario (Instagram)