Professoras da Unifor desenvolvem atividades de suporte à comunidade artesã de Cascavel

seg, 21 março 2022 15:31

Professoras da Unifor desenvolvem atividades de suporte à comunidade artesã de Cascavel

Iniciativa integra o Projeto Render-CE, fruto da parceria entre Universidade de Fortaleza e Loja do Bem, do Shopping Iguatemi 


Ação realizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor (CCT) tem como objetivo disseminar estratégias empresariais entre os artesãos de Cascavel (Foto: Getty Images)
Ação realizada pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor (CCT) tem como objetivo disseminar estratégias empresariais entre os artesãos de Cascavel (Foto: Getty Images)

Em 2021, com o objetivo de oferecer suporte aos artesãos cearenses, surgiu o Projeto Render-CE, fruto da parceria entre a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, e a Loja do Bem, do Shopping Iguatemi. A iniciativa, idealizada por Renata Queiroz, curadora da FEQ, e pelo curso tecnológico de Design de Moda da instituição, visa promover a industrialização inclusiva e sustentável, assim como a inovação e a visibilidade do artesanato. 

Contribuindo com a ação, o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Unifor iniciou neste semestre de 2022.1, um projeto que se volta ao mesmo público – os artesãos de tipologias de barro de Moita Redonda, comunidade localizada na cidade de Cascavel. O objetivo da ação é disseminar saberes e estratégias empresariais para a promoção de soluções aplicáveis ao contexto do público-alvo. Essa ação faz parte do programa CCT+, de desenvolvimento de tecnologias sociais. 

O projeto Estratégias Empresariais foi idealizado pelas docentes Nathalie Guerra Albuquerque, Lia Costa Mamede, Ruth Gonçalves Duarte, Daniela Araújo Costa e Maria Letícia Lima Beinichis, oferecendo suporte aos artesãos da comunidade. No dia 26 de março, durante a manhã, o grupo fará uma visita ao local, como complemento aos encontros virtuais que têm sido realizados na primeira etapa. 

As ações previstas para o projeto envolvem o diagnóstico de demandas e apoio aos artesãos, tais como: treinamentos, desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitem o trabalho cotidiano desses profissionais, e exposição dos produtos em evento planejado e gerido pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção.

Essa ação  está vinculada à disciplina de componente curricular de extensão do CCT, e objetiva elevar o padrão de excelência da instituição por meio da promoção de vivências singulares para os seus alunos, contribuindo para desenvolvimento de competências de vida, tais como de cognição, de colaboração, de comunicação e de cidadania.