Projeto de extensão da Unifor leva educação patrimonial a estudantes do ensino médio de escola pública

seg, 3 novembro 2025 10:34

Projeto de extensão da Unifor leva educação patrimonial a estudantes do ensino médio de escola pública

A ação permitirá aos universitários uma vivência como docentes com a temática Educação Patrimonial no Centro de Fortaleza


No roteiro estão espaços como o Palácio da Luz, a Pinacoteca do Ceará e o Complexo Cultural Estação das Artes. Foto: Getty Images
No roteiro estão espaços como o Palácio da Luz, a Pinacoteca do Ceará e o Complexo Cultural Estação das Artes. Foto: Getty Images

Alunos do 7º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, participam, nesta quarta-feira (5) e sexta-feira (7), do projeto de extensão da disciplina Teoria, História e Projeto VII. As atividades, voltadas a estudantes do ensino médio da rede pública estadual, tiveram seus primeiros encontros no início de outubro.

A professora Jacqueline Holanda explica que a ação extensionista, desenvolvida sob a temática da Educação Patrimonial, tem como objetivo preparar os alunos de Arquitetura para vivenciarem experiências docentes.

“Eles darão aulas sobre o patrimônio arquitetônico da cidade, suas características e história, para jovens do ensino médio da rede pública. Essa faixa etária foi escolhida de modo a permitir também uma visão mais crítica dos fatos e personagens históricos envolvidos com o patrimônio”, comenta a docente.

Os alunos beneficiados pela iniciativa são da EEMTI Professora Telina Barbosa Costa, localizada em Messejana. A professora destaca que a escolha do tema Educação Patrimonial surgiu a partir da constatação de que, em geral, os fortalezenses conhecem pouco sobre o patrimônio cultural local — especialmente o patrimônio arquitetônico.

“Isso resulta na falta de valorização de nossa memória e história. Além disso, compreender o papel do patrimônio arquitetônico como cenário dos eventos históricos que formaram nossa sociedade é fundamental para a construção de nossa identidade coletiva como cearenses e para o fortalecimento da autoestima”, afirma Jacqueline.

Os encontros desta semana dão continuidade às atividades realizadas nos dias 9 e 10 de outubro, quando os alunos da Unifor estiveram na escola ministrando aulas dialogadas e dinâmicas participativas.

Na quarta-feira (5), será realizada mais uma aula ministrada pelos universitários. Já na sexta-feira (7), acontece o último encontro, marcado pela culminância do projeto. Nesta ocasião, está programada uma visita técnica ao Centro de Fortaleza, organizada e guiada pelos alunos, com passagem por um trecho previamente selecionado. No roteiro estão espaços como o Palácio da Luz, a Igreja do Rosário e o Centro Cultural Nalage, no período da manhã; e o Museu da Indústria, a Pinacoteca do Ceará e o Complexo Cultural Estação das Artes, à tarde.

“Durante a visita, os estudantes podem observar de forma mais concreta as características arquitetônicas dos edifícios e sua relação com a paisagem urbana. Ao final, realizamos uma pequena confraternização em um dos locais de visitação, com lanche e atividades lúdicas de encerramento”, conclui a professora.

Após esta semana, o projeto segue com as avaliações finais das ações realizadas, com o intuito de analisar os efeitos das aulas e das dinâmicas aplicadas na aprendizagem dos alunos do ensino médio. Também será realizada uma autoavaliação para verificar o impacto da experiência de extensão na formação dos universitários da Unifor.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Por meio de iniciativas que promovem a valorização do patrimônio cultural, a formação cidadã, a integração entre universidade e comunidade e a conscientização sobre a preservação da memória urbana, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável das cidades.