seg, 3 novembro 2025 11:49
Design para o mundo: a formação criativa que transforma realidades
Num cenário em que o ecossistema regional de inovação, serviços e tecnologia avança intensamente no Ceará, a graduação em Design da Universidade de Fortaleza proporciona um ambiente completo de formação profissional e acadêmica, com reconhecimento internacional e responsabilidade social

O avanço do ecossistema regional de inovação, serviços e tecnologia no Ceará nos últimos anos é um terreno fértil para o campo do design. Num cenário em que hubs e grandes empresas são atraídos pelas possibilidades de negócio em Fortaleza e na região metropolitana, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, oferece um curso de Design com uma arquitetura curricular integrada em três eixos indissociáveis: design de serviços, design de experiência do usuário/interação e design gráfico.
Isso porque o contexto é um terreno fértil de oportunidades. O setor de serviços é responsável por 75,5% do PIB estadual, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). E há, na capital, uma forte presença da economia criativa, com mais de 900 empresas atuantes, representando 23% dos estabelecimentos de design do Nordeste e movimentando cerca de US$ 135 milhões anuais. Soma-se a isso o reconhecimento de Fortaleza como Cidade Criativa do Design pela UNESCO, que oficializou essa vocação regional em 2019.
“A chancela, compartilhada no Brasil apenas com Curitiba e Brasília, valida o potencial da cidade e seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU. Mais do que um título, a designação funciona como uma plataforma ativa que estimula políticas públicas e catalisa projetos em escala nacional e internacional”, afirma a coordenadora do curso de Design da Unifor, Priscila Medeiros.
No campo da saúde, acrescenta a docente, a necessidade de profissionais de design é impulsionada pela implantação de um complexo de inovação tecnológica em Saúde no Eusébio, que reunirá instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para pesquisa e serviços no ramo da saúde.
“A demanda se aprofunda no design de serviços públicos, campo em que o Ceará vem se tornando um polo de referência, com uma rede crescente de laboratórios dedicados a melhorar a experiência do cidadão”, considera Priscila. Isso traz uma crescente demanda por profissionais com competências integradas nas áreas de design de serviços, design gráfico e design de interação.
Segundo a coordenadora, o curso de bacharelado em Design da Unifor oferece uma formação sólida, crítica e orientada pela pesquisa, capacitando seus estudantes a desenvolverem soluções criativas e inovações relevantes em projetos de serviços, produtos visuais e sistemas interativos.
Não à toa, a Unifor foi reconhecida pelo Don Norman Design Award (DNDA) e passou a integrar o seleto grupo mundial de universidades renomadas que foram reconhecidas pela excelência no ensino de design.
Curso de Design celebra suas ações com a certeza de que nasceu grande, bem estruturado e articulado com o mercado (Foto: Ares Soares)
“A proposta pedagógica parte do entendimento de que o design contemporâneo exige habilidades para atuar em realidades cada vez mais complexas, nas quais produtos e serviços estão integrados em ecossistemas mediados por tecnologias digitais e orientados por processos de inovação”, considera. Quem abraçou o curso, criado em 2023, conta a seguir sobre os caminhos percorridos para desenvolver uma carreira na área.
Oportunidades para vivenciar o design real
Desde criança, Júlia Emília de Oliveira sempre foi apaixonada por arte e criatividade, e esse interesse a acompanhou até o final do ensino médio. “Concluí os estudos durante a pandemia e, por um tempo, fiquei um pouco perdida sobre qual caminho seguir”, admite.
Em 2023, porém, ela descobriu que a Unifor havia lançado o curso de Design e, no segundo semestre do mesmo ano, ingressou na graduação. “Ao conhecer a grade curricular, me identifiquei especialmente com a trilha de Experiência do Usuário (UX), área pela qual sou verdadeiramente apaixonada e na qual pretendo construir minha carreira", afirma.
Atualmente, a aluna atua como estagiária de UX/UI Design no Vortex, laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação da Unifor. “Participei do processo seletivo apresentando minhas experiências e portfólios desenvolvidos nas disciplinas [do curso], o que me permitiu conquistar o meu tão sonhado primeiro estágio na área que amo”, comemora.
Desde o início do curso, Júlia tem buscado aproveitar ao máximo a Universidade. Participou, por exemplo, da criação e prototipagem de um aplicativo voltado para auxiliar professores com informações sobre especificações e preferências de alunos com neurodivergências, desenvolvido para a Escola Yolanda Queiroz na disciplina de extensão em Design Research. “Esse projeto me proporcionou a conquista do segundo lugar na área de Ciências Aplicadas, durante o IX Encontro de Extensão Universitária”, comemora.
Ao longo de cinco semestres, ela vem aprendendo que o curso de Design oferece uma grande liberdade criativa, mas também ensina metodologias fundamentais para a entrega de produtos e serviços de qualidade. “Essas metodologias são aprendizados que levaremos para toda a carreira e para a vida. Além disso, passei a enxergar o mercado do design de forma mais ampla: um campo repleto de possibilidades, presente em praticamente tudo ao nosso redor, e essencial para aprimorar experiências, vivências e resolver problemas da sociedade”, acredita.
Na prática, avalia a aluna, um dos grandes diferenciais da Unifor é a ênfase na prática e na vivência real do design. “O curso não se limita à teoria, ele incentiva os alunos a colocarem a mão na massa e aplicarem o que aprendem em sala em projetos reais”, afirma.
Um exemplo disso é o Tangram, uma atividade complementar disponibilizada pelo curso, uma iniciativa que ela considera fundamental para a formação de qualquer designer. No Tangram, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos verdadeiros, atender demandas reais e trabalhar de forma colaborativa, o que nos aproxima muito do ambiente profissional
“Além disso, o curso conta com professores experientes e atuantes no mercado, que nos orientam com uma visão atualizada da profissão. As atividades de extensão, os laboratórios de inovação e as parcerias com empresas fortalecem ainda mais essa conexão entre a Universidade e o mercado de trabalho, tornando a formação em Design da Unifor completa e diferenciada”, acrescenta Júlia.
“Tudo o que aprendemos em sala de aula é conectado com situações reais e com as demandas atuais do design. As disciplinas, os projetos integradores e as parcerias com empresas e laboratórios de inovação permitem que o aluno desenvolva competências técnicas e criativas de forma completa. Além disso, o corpo docente, composto por profissionais experientes e atuantes no mercado, contribui muito para a construção de uma formação sólida e atualizada” — Júlia Emília de Oliveira, aluna do curso de Design
Aprimorar os conhecimentos na Melhor para empreender com qualidade
Em 2020, Sara Fontenele começou a oferecer intuitivamente serviços de postagens nas redes sociais, em meio às dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus. Três anos depois, quando soube que a Unifor estava lançando o curso de Design, ela decidiu prestar vestibular em busca de conhecimento na área.
“Fiquei muito animada, porque eu já estava dentro do mercado, eu já trabalhava com outras mulheres empreendedoras. A minha empresa tem esse foco de atender outras mulheres, e eu sentia falta da base teórica, do relacionamento com outras pessoas da minha área do design também”, conta a aluna, hoje no 6º semestre do curso.
Sara diz que ingressou na Unifor ciente do respaldo que a Universidade tem, assim como do corpo docente de excelência e das inúmeras possibilidades de fazer networking. Durante a graduação, ela viu que queria mesmo atuar com design e contradisse os discursos de muitos colegas de labuta que acreditavam que não era tão importante um curso superior para atuar no marketing digital. “Eu estava realmente indo contra a maré”, lembra. Ela não se arrepende da decisão que tomou.
Sara entrou no mercado de trabalho de forma natural, fazendo pequenos cursos de empreendedorismo. Começou a pensar em posts para as redes sociais de pequenos empreendedores como ela. De lá para cá, foi estudando e se aprimorando na área. “Desde 2020 até agora, 2025, todas as minhas clientes chegam por indicação. Eu não tenho essa necessidade de ficar fazendo captação de novos clientes todo o tempo”, celebra.
“O campus da Unifor é maravilhoso. Moro em Maracanaú e saio muito cedo de casa para chegar lá. Como a minha empresa funciona toda remota, acaba que eu uso o espaço da Unifor para trabalhar. (...) Estudo de manhã e, de tarde, eu pego meu bom computador e vou para a sala de estudos. Entro num nível de foco porque é muito silencioso” — Sara Fontenele, aluna do sexto semestre da Unifor
Mesmo com o sucesso de sua pequena empresa, Sara diz que o curso da Unifor lhe abriu a mente para muitas possibilidades. Foi na graduação que aprendeu sobre design de serviços, que embora ainda não esteja nos seus planos imediatos, é uma possibilidade de atuação no futuro. Neste semestre, por exemplo, ela está encantada com disciplinas como as de Design de Interfaces e Interação Humano Computador. Na prática, tudo que é ligado a produtos digitais lhe interessa.
O repertório e o conhecimento teórico, diz a aluna, têm sido ouro no dia a dia do mercado. “Hoje eu tenho o entendimento do que é que realmente funciona e do que realmente vai fazer a minha cliente ter sucesso dentro do negócio dela”, garante.
Branding e marketing viraram palavras fáceis no vocabulário dela. Aliás, foi na disciplina de Branding que ela foi monitora e apresentou artigo no Encontro de Iniciação à Docência, abrindo horizontes também na área de pesquisa. Sara sonha, no futuro, poder conciliar a docência com a atuação no mercado.
Reconhecimento internacional para um ensino de excelência
O curso de Design da Unifor proporciona um ambiente completo de formação profissional e acadêmica. Essa excelência foi recentemente reconhecida pelo Don Norman Design Award (DNDA), na categoria Educação em Design. Trata-se de uma premiação internacional que reconhece instituições na formação de designers com foco no ser humano e na inovação social.
A premiação posiciona a Unifor ao lado de um seleto grupo de instituições de renome mundial já laureadas, como o California College of the Arts, o Royal College of Art, o Imperial College London e o Singapore Polytechnic. O reconhecimento foi concedido em virtude da disciplina extensionista Design Research, ministrada pelo professor Bruno Ribeiro e ofertada no 2º semestre do curso.
“A disciplina é uma grande inovação do curso e seu ponto nevrálgico, uma vez que ela dá o tom e o suporte pedagógico para toda a formação do estudante nos semestres subsequentes”, explica o docente. Segundo Bruno, ela expressa a missão da graduação em Design de construir um perfil de egresso capaz de lidar com as complexidades sociais e urbanas crescentes de Fortaleza, por meio da articulação de práticas colaborativas com diferentes atores sociais e da resolução de problemas complexos.
“Ela inova ao adotar a pedagogia da alternância, inspirada no sistema de educação francês: as aulas na universidade são intercaladas com a atuação prática em contextos reais. Esse arranjo articula, de forma profunda, teoria e prática, partindo do princípio de que a formação não pode ser dissociada das complexidades sociais e da vida cotidiana. Assim, o estudante aprende enquanto devolve à comunidade extra universitária o valor social de sua formação”, pontua.
Além de seguir uma metodologia de ensino ativo e amparado no que de mais contemporâneo há em termos educacionais, a disciplina também contempla em si uma metodologia de projeto em design pautado no design thinking — metodologia surgida no design e hoje amplamente utilizada em vários setores industriais para fundamentar a resolução de problemas complexos.
Na prática, os estudantes atuam como pesquisadores e facilitadores de processos de inovação. O professor explica que eles saem das salas de aula para realizar pesquisas de campo, entrevistas e observações etnográficas.
“Eles mergulham no contexto real do desafio, facilitam oficinas de cocriação com a comunidade e os parceiros, analisam os dados coletados e, de forma colaborativa, prototipam e validam soluções tangíveis. Eles não ficam apenas na sala de aula; eles aprendem fazendo e interagindo diretamente com os problemas para os quais estão projetando”, detalha o professor Bruno.
“Para a Universidade, o prêmio [Don Norman Design Award] chancela a Unifor como uma instituição de vanguarda no ensino do design em escala global. [...] Para os alunos, é a validação de que sua formação está alinhada com as práticas mais avançadas do mercado, o que abre portas e lhes dá um diferencial competitivo imenso antes mesmo de se formarem” — Bruno Ribeiro, professor da disciplina extensionista Design Research
Bruno salienta que o prêmio internacional consolida o modo de ensino da Unifor e incentiva a ampliação da atuação, de parcerias e a presença nas demandas sociais e de inovação da cidade. “A forma como pensamos design é de ponta e compõe o que há de mais avançado no mundo na área”, acredita.
Em decorrência desse reconhecimento, o docente vai representar a Unifor no DNDA 25 Summit em Singapura, neste mês de novembro, com apoio institucional do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) e da Reitoria da Unifor. Este é mais um marco que evidencia a qualidade acadêmica, a inovação pedagógica e o impacto das práticas formativas conduzidas em no curso de Design.
A coordenadora Priscila Medeiros ressalta que o enfoque da disciplina dialoga com o design como prática de transformação social no Sul Global. Fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e nos princípios do Humanity-Centered Design.
“A proposta integra pesquisa em design e atuação comunitária em um modelo replicável e escalável, centrado na escuta atenta, na cocriação e na apropriação comunitária, contribuindo para formar profissionais capazes de enfrentar desafios reais, complexos e sistêmicos por meio de uma atuação ética, solidária e emancipadora”, declara.
Uma resposta estratégica às demandas do desenvolvimento regional
Com uma formação sólida, crítica e orientada pela pesquisa, os estudantes do curso de Design são estimulados, durante toda a graduação, a integrar diferentes linguagens, ferramentas e metodologias, articulando pensamento estratégico, sensibilidade estética e responsabilidade social.
Desta forma, afirma a coordenadora Priscila Medeiros, a Universidade forma um profissional criativo, reflexivo e responsável, com visão sistêmica e estratégica, capaz de conceber e desenvolver artefatos visuais, produtos interativos e experiências de serviço em diferentes linguagens e contextos.
Priscila explica que a estrutura curricular do curso foi concebida para responder à crescente demanda por profissionais qualificados nas áreas de design de interação, design de serviços e design gráfico, setores em expansão no cenário cearense.
Nesse sentido, a matriz curricular foi cuidadosamente desenhada para garantir o desenvolvimento equilibrado de hard skills e soft skills, promovendo não apenas o domínio técnico e metodológico das ferramentas de projeto, mas também competências interpessoais e críticas, como comunicação, empatia, pensamento sistêmico, postura investigativa e sensibilidade ética.
Mas como isso acontece na prática? A estrutura curricular do curso de Design da Unifor é organizada em quatro ciclos de aprendizagem. São eles:
- 1º ciclo - Fundamentos do Design
Fase inicial do curso, que contempla o 1º semestre. Tem como objetivo introduzir os estudantes aos princípios da área. - 2º ciclo - Design de Serviços
Período que vai do 2º ao 3º semestre. Os estudantes são introduzidos aos princípios e práticas do design de serviços, com ênfase nas jornadas dos usuários, fluxos de informação e pontos de contato ao longo da experiência. - 3º ciclo - Design Gráfico
Do 4º ao 5º semestre, o foco é no desenvolvimento de artefatos de comunicação impressos e espaciais, incluindo embalagens, sinalização, identidade visual e sistemas editoriais. Os estudantes se envolvem em todo o processo de design, da conceituação e pesquisa à prototipagem e produção, aplicando conhecimentos técnicos em impressão, tipografia, teoria das cores e fotografia. - 4º ciclo - Design de Interação
Nos 6º e 7º semestres, os estudantes aprofundam seu envolvimento com o design digital e interativo, explorando linguagens, interfaces e experiências centradas no usuário. O eixo inclui a prática profissional supervisionada, por meio da disciplina Estágio Supervisionado, e incentiva uma abordagem ética e responsável do design. 
“Ao integrar, de forma transdisciplinar, os eixos de fundamentos do design, design de serviços, design gráfico e design de interação, o curso prepara profissionais capacitados para atuar em múltiplos contextos econômicos, sociais e culturais, contribuindo diretamente para o fortalecimento da inovação, da competitividade e da transformação do Ceará” — Priscila Medeiros, coordenadora do curso de Design
Uma área em expansão em diversas frentes
O bacharelado em Design é um curso de excelência implementado em um terreno fértil de oportunidades. Aldiane Lima, presidenta da Associação Ceará Design, avalia que o mercado no Ceará vem apresentando uma crescente, com ações que começam a descentralizar do eixo Rio-São Paulo.
Para ela, a chancela da Unesco que coloca Fortaleza como Cidade Criativa do Design tem estimulado a falar mais sobre a área, bem como expandi-la, com apoio e projetos governamentais para o setor.
“Com relação às possibilidades de atuação na área, aqui no Ceará sempre tivemos um grande mercado para a área do design gráfico”, pondera ela, mesmo considerando as facilidades trazidas pela Inteligência Artificial para quem não é do ramo. Há possibilidades também no mercado da cultura, no design expográfico, no teatro, cinema, audiovisual, dança, espetáculos e eventos.
“Se pensarmos no design autoral, seja no design autoral relacionado à moda, principalmente como de objetos e design de produto, também é uma área que eu acredito que está sendo muito promissora”, analisa. O design de serviços, porém, é visto por ela como aposta certa para os próximos anos. Seja como for, Aldiane pontua que profissionais cearenses estão em destaque no Estado, no Brasil e no mundo, com premiações e reconhecimentos.
Nestes tempos de colheita para a área do design, Aldiane diz que o curso da Unifor tem extrema importância por ser uma instituição muito respeitada no Estado e no país. “Eu acho que ele é estratégico, porque é um curso que tem essa perspectiva do design de serviço, do design de moda e de áreas que eu acredito serem muito promissoras”, pontua.
Para ela, a graduação é mais uma força que se soma a esta engrenagem para o desenvolvimento da área no Ceará e em Fortaleza. “Estamos aqui nessa luta há mais de 20 anos para garantir e para mostrar como é estratégico o profissional de design atuando dentro de uma empresa, seja privada ou pública”, destaca.
“A Unifor tem muito a contribuir e dá um retorno para a sociedade imenso. Os alunos que são formados na Unifor em design de serviço, em design social, vão poder trabalhar em instituições públicas ou privadas e contribuir para o crescimento da sociedade. Vão poder fazer com que os seus projetos ou ações — sejam da gestão pública, seja de uma empresa privada — tenham mais efetividade e contribuam para uma sociedade muito melhor” — Aldiane Lima, presidenta da Associação Ceará Design
Estude Design na Unifor em 2026.1
No amplo cenário de oportunidades a vista, o curso de Design da Unifor forma profissionais com visão sistêmica, método robusto e capacidade de entrega em contextos complexos, prontos para liderar iniciativas de inovação em serviços e tecnologia, tanto no setor privado quanto no setor público.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.