RUF 2025: Unifor é referência nacional em Engenharia Civil e alcança Top 10

qua, 26 novembro 2025 18:02

RUF 2025: Unifor é referência nacional em Engenharia Civil e alcança Top 10

Com 50 anos de tradição, curso reforça excelência em ensino, estrutura moderna, dupla titulação e formação voltada às demandas atuais do mercado


O curso oferece formação ampla, laboratórios de ponta e oportunidades internacionais (Foto: Ares Soares)
O curso oferece formação ampla, laboratórios de ponta e oportunidades internacionais (Foto: Ares Soares)

O curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza, mantido pela Fundação Edson Queiroz, ocupa o 1° lugar no Ceará entre as universidades privadas e está entre as dez melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2025, um dos levantamentos mais respeitados do país. Esse resultado reforça a qualidade de ensino do curso que forma profissionais de destaque há 50 anos. 

Atendendo às demandas do mercado atual, o bacharelado oferece aos alunos uma formação que amplia a capacidade de adaptação profissional, qualificando engenheiros prontos para exercer cargos em áreas como as de administração e finanças. 

Eleita a melhor universidade privada do Norte e Nordeste, a Unifor oferece uma formação acadêmica completa, integrando teoria, prática, estrutura moderna e incentivo à pesquisa e extensão universitária. O reconhecimento no RUF considera critérios como ensino, pesquisa, inovação e empregabilidade.

Uma formação sólida e completa

O curso de Engenharia Civil da Unifor, além de formar profissionais com perfil adaptável e ampliado, possui uma grade curricular que desenvolve as habilidades analíticas dos estudantes, qualificando-os para atuar em cargos executivos e estratégicos em grandes empresas. 

A graduação integra teoria e prática, tanto dentro quanto fora do campus. No NEP (Núcleo de Extensão e Práticas), por exemplo, o aluno participa de projetos voltados para a comunidade universitária e comunidades carentes. Além disso, a estrutura do curso conta com 20 laboratórios de ponta para uso dos alunos.

O curso inclui ainda visitas técnicas a obras emblemáticas das principais áreas da engenharia civil, como o complexo Yolanda e Edson Queiroz, possibilitando ao aluno vivenciar setores como construção civil, recursos hídricos, saneamento, geotecnia e transportes.

>Quando uma mega obra vira laboratório de aprendizagem 

A formação oferece também o programa de dupla titulação, no qual o aluno pode cursar parte da graduação no Instituto Politécnico de Bragança – IPB. Ao fim do curso, o diploma da Unifor possui acreditação Arcu-Sul, sendo reconhecido pelos países do Mercosul e associados, permitindo que o aluno atue profissionalmente em até oito nações da América do Sul (como Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Peru) sem burocracia adicional.

+ Saiba mais sobre o programa de dupla titulação

Sobre o RUF

Criado em 2012, o Ranking Universitário Folha, realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, é uma das mais reconhecidas avaliações do ensino superior no Brasil, analisando instituições públicas e privadas de todo o país. O levantamento se baseia em cinco indicadores centrais: ensino, pesquisa, mercado de trabalho, inovação e internacionalização. 

A metodologia utiliza dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião, e serve como um guia para estudantes e para o público em geral sobre a qualidade do ensino superior no país.

Engenharia Civil é na Melhor!

Para os interessados em fazer parte da melhor universidade privada do Norte e Nordeste, o processo seletivo para 2026.1 continua aberto. O aluno pode escolher entre variadas formas de ingresso: vestibular agendado, nota do Enem, notas de vestibulares passados, transferência e 2° graduação.

 

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade e 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, além de propiciar o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente.