qui, 25 agosto 2022 11:10
Solenidade homenageia Lenise Queiroz Rocha na Câmara Municipal de Fortaleza
A homenagem reuniu políticos, empresários, diretores, coordenadores e docentes da Universidade de Fortaleza no Auditório Vereador Ademar Arruda

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, nesta quarta-feira (24), para entregar a Medalha Paulo Freire à presidente da Fundação Edson Queiroz (FEQ), Lenise Queiroz Rocha. Curadora da FEQ desde 1982, Lenise assumiu a presidência da Fundação em agosto de 2017. Proposta pelo vereador Pedro França (Cidadania/CE), por meio do requerimento 6776/2021, a comenda foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A medalha homenageia e reconhece cidadãos e entidades fortalezenses que realizam relevantes ações em favor da educação no município.
Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista, a reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Veras, o presidente-executivo do Grupo Edson Queiroz, Carlos Rotella, o médico Cláudio Machado Rocha e o empresário Felipe Queiroz Rocha, respectivamente, esposo e filho da homenageada, as integrantes do Conselho Curador da Fundação Edson Queiroz Paula Queiroz Frota e Renata Queiroz Jereissati, o ex-senador da República e presidente do PSDB-Ceará, Luís Pontes, além de políticos, empresários, diretores, coordenadores e docentes da Universidade de Fortaleza, reunidos no Auditório Vereador Ademar Arruda.
Homenagem
A homenageada foi representada pelo médico Cláudio Machado Rocha que recebeu a Medalha Paulo Freire das mãos do vereador Pedro França. Em seguida, a reitora da Unifor, Fátima Veras, falou em nome da homenageada e agradeceu aos presentes pela homenagem que reconhece também o mérito da Universidade de Fortaleza ao conceder mais de 100 mil diplomas de curso superior nos últimos 49 anos.
“A educação é um tema por demais nobre para o nosso país! E quando falo em educação, nos orgulha muito a Universidade de Fortaleza, que todos nós conhecemos pela sua trajetória. Temos um patrimônio a postos para a formação intelectual, científica e profissional em Fortaleza que gerou mais de 100 mil diplomados com curso superior”, destacou a reitora. A presença da Unifor entre as 10 melhores universidades brasileiras em 2022, segundo a Revista Forbes, também foi ressaltada pela professora Fátima Veras.
“Temos cumprido nossa missão com excelência. Que esta casa siga com um olhar sensível às iniciativas de promoção e fortalecimento da educação, que é, sem dúvida, uma chave para um mundo melhor”, Fátima Veras, reitora da Universidade de Fortaleza.
Reconhecimento
Presidindo a sessão, o vereador Pedro Franca reconheceu as contribuições da homenageada para a educação superior no município, destacando que a medalha é a comenda máxima da educação em Fortaleza.
Vereador Pedro França (Foto: Ares Soares)
“Nesta noite, homenagearemos uma mulher, que, diante de todas suas ocupações, desempenha papel importantíssimo na educação do Ceará. Nossa homenageada é atual presidente da Fundação Edson Queiroz, que há décadas promove o desenvolvimento social, educacional e cultural do nosso Estado. Criada em 26 de março de 1971, pelo industrial Edson Queiroz como forma de agradecer tudo que recebeu do Ceará, a Fundação tem ao longo dos seus 50 anos contribuindo com a formação de milhares de profissionais”, frisou.
Para o vereador, o compromisso da Unifor em prol da sociedade fortalezense faz a diferença na educação do estado, e o elo que se faz entre sociedade civil e poder público é importante para o desenvolvimento dos cidadãos. “É fundamental a gente ter a participação de entidades privadas ao lado do poder público para fazer a nossa cidade e o estado crescer cada vez mais”, reiterou.
Medalha Paulo Freire
Criada em 1998, a Medalha Paulo Freire foi batizada em homenagem ao educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também reconhecido como o patrono da educação brasileira. A honraria visa reconhecer o mérito de cidadãos ou entidades que se destacam por relevantes ações e serviços prestados em favor da Educação no município de Fortaleza.