TV Unifor estreia programa de conversa com grupo de escritores

ter, 3 setembro 2024 14:10

TV Unifor estreia programa de conversa com grupo de escritores

O projeto “Centelhas da Literatura” apresenta debate com autores do Coletivo Delirante relacionando as artes visuais à literatura

Os episódios serão transmitidos no canal da TV Unifor no YouTube (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (3), a TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, estreia um programa sobre o "Centelhas da Literatura", projeto da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) da Unifor. A iniciativa realizou diversas rodas de conversa sobre literatura e artes visuais, com a participação de escritores do Coletivo Delirantes. Os interessados poderão acompanhar a estreia às 18h30, no canal da TV Unifor no YouTube.

O programa possui 2 episódios, o primeiro com mediação da professora Sarah Diva e o segundo pelo professor Pedro Boa Ventura. Cada episódio conta com a presença de dois autores que participam do Coletivo Delirantes, abordando histórias que entrelaçam artistas e obras destacadas na exposição Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso, em exposição no Espaço Cultural Unifor

Os episódios foram gravados no Núcleo Diálogos, do Espaço Cultura, e contaram com apresentações de abertura de grupos artísticos da Unifor, tendo a bela performance da Camerata Unifor e de uma divertida esquete do Grupo Mirante de Teatro Unifor, que enriquece a discussão do movimento da semana de 22. Além disso, a participação do público também é parte importante desses encontros, contribuindo para o bate-papo e democratização das conversas literárias.

As discussões têm início tratando dos contos do livro “Os modernismos de Gonçalina”, do Coletivo Delirantes, explorando eventos históricos do modernismo brasileiro. Publicado em 2023 pela editora Moderna, a obra é a quarta coletânea de contos do grupo, lançada em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, ocorrida na cidade de São Paulo em 1922.

Os contos narram passagens relevantes na vida de diferentes personagens que se ligam de alguma forma a Gonçalina, uma senhora que nasceu no último dia da Semana de Arte Moderna. Também abordam temas como gratidão, redescobertas, aprimoramento, novas chances, sentimentos e dramas humanos, tendo a arte como pano de fundo. Fora a conversa sobre os contos e a semana de 22, os escritores do Coletivo Delirante também falam sobre sua origem, referências literárias e possíveis novos projetos.

• Autores: Angela Vasconcelos, Dauana Vale, Marcelo Lettieri, Tânia Sales.
  • Mediação: Sarah Diva, Pedro Boaventura
  • Cinegrafistas: Priscilla Sousa, Robson , Marcelo Falcão