TV Unifor lança segundo episódio de podcast sobre produção literária

qua, 10 dezembro 2025 13:26

TV Unifor lança segundo episódio de podcast sobre produção literária

A edição vai ao ar nesta quarta-feira (10), com transmissão simultânea no no Uniforcast (Spotify) e nas páginas da Secult e da BECE no YouTube


(Foto: Carlos Gibaja / Secult-CE)
(Foto: Carlos Gibaja / Secult-CE)

O segundo episódio do podcast “O Livro e seus Mercados”, produção da TV Unifor (TVU) vai ao ar em 10 de dezembro, às 15h, e marca uma nova fase do programa. Intitulado “Conexão Literária dos Independentes: editoras, escritores e livrarias”, o capítulo estreia simultaneamente no Uniforcast (Spotify) e nas páginas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) no YouTube, ampliando o acesso do público às discussões sobre o universo do livro.

A obra é produzida pela TVU, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza (mantida pela Fundação Edson Queiroz), com parceria da XV Bienal Internacional do Livro. Este podcast é uma plataforma voltada a debates sobre literatura e suas conexões com outras formas de arte e mercado. A cada episódio, o programa reúne diferentes agentes da cadeia do livro para refletir sobre processos criativos, produtivos e econômicos que atravessam a leitura no Brasil.

Neste novo capítulo, o foco recai sobre a publicação independente, seus desafios e suas oportunidades. A conversa busca entender como editoras autônomas, escritores e livrarias constroem redes de circulação fora dos grandes circuitos editoriais, fortalecendo a comunidade literária e abrindo espaço para novos modelos de negócio e divulgação.

Com mediação de Talles Azigon, o episódio reúne três nomes com trajetórias reconhecidas no campo literário. Participam Marília Lovatel, finalista do Jabuti 2017, cronista do jornal O POVO e integrante da Academia Fortalezense de Letras; Erika Sales, profissional do mercado cultural geek e sócia administradora do grupo Reboot e da Avoante Editora; e Alan Mendonça, autor de mais de 20 livros, dramaturgo, editor e mestre em Linguística pela UECE. Juntos, os convidados compartilham experiências sobre criação, edição, distribuição e sobrevivência no cenário autoral.

Além de mapear entraves técnicos e estruturais da produção independente, o episódio discute as liberdades criativas desse caminho, os desafios enfrentados por livrarias e autores fora do mercado tradicional e a importância de estimular a leitura, especialmente entre jovens.

O podcast “O Livro e seus Mercados” segue com lançamentos quinzenais, aprofundando temas relevantes da cadeia do livro, da economia editorial ao papel social da literatura. A proposta é oferecer uma visão ampla e diversa sobre as transformações do setor, reunindo perspectivas diferentes a cada novo episódio.

Ficha técnica:

Idealização: Mileide Flores
Apresentadores: Mileide Flores, Max Eluard e Fábio Lucas de Barros.
Produtores: Beatriz Barros, João Pedro Moreira, Matheus Pinheiro e Samuel Pordeus.
Técnica de áudio: Serginho Freitas e Rufino Sales
Coordenação Técnica: Hélio Viana
Coordenadora Geral da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará: Mauro Isidório
Coordenadora do Eixo O Livro e Seus Mercados: Mileide Flores
Coordenação de Podcast: Ana Paula Farias
Secretaria Executiva: Tamires Andrade
Direção TVU: Max Eluard
Direção de Comunicação, Marketing e Comercial: Ana Quezado
Reitor: Randal Martins Pompeu
Emissora: TV Unifor - Universidade de Fortaleza
Transmissão: UniforCast - Spotify


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, 10 – Redução das Desigualdades e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

A Universidade de Fortaleza, assim, reafirma o compromisso com o incentivo à leitura e à formação cultural (ODS 4). Ao valorizar a publicação independente e a cadeia do livro, o projeto fortalece o trabalho no setor criativo, estimula inovação, amplia vozes fora do circuito tradicional e mostra a força das parcerias para gerar impacto social e cultural (ODS 8, 9, 10 e 17).