Unifor figura entre os finalistas do principal prêmio de Design do Brasil

qui, 30 outubro 2025 16:04

Unifor figura entre os finalistas do principal prêmio de Design do Brasil

Estudantes e professores apresentaram projetos que estão concorrendo em quatro categorias do 15º Prêmio Brasileiro de Design 2025


Alunos do Curso de Design da Unifor, graduação que tem se destacado nacional e internacionalmente. Foto: Ares Soares
Alunos do Curso de Design da Unifor, graduação que tem se destacado nacional e internacionalmente. Foto: Ares Soares

Mais uma vez, o Curso de Design da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino vinculada à Fundação Edson Queiroz, alcança destaque em uma renomada premiação na área. Quatro projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação estão entre os finalistas do 15º Prêmio Brasileiro de Design 2025, organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN).

As indicações acontecem em concomitância com a Semana do Des<ai>ne: Inteligência Artificial e Designer Humano, que ocorre de 4 a 6 de novembro na Unifor; com o reconhecimento conquistado por meio do Don Norman Design Award — premiação de renome internacional na área —, que contemplará a disciplina extensionista Design Research; e também com a abertura das inscrições para o MBA em Design de Produtos Digitais.

Para a coordenadora da graduação, professora Priscila Medeiros, as atuais conquistas representam não só o talento e a dedicação de estudantes e professores, mas também a consolidação de uma prática pedagógica que estimula a pesquisa, a inovação e o impacto social.

“Ser reconhecido em uma premiação de alcance nacional reforça a relevância do que desenvolvemos em sala de aula e nas nossas iniciativas de extensão e pesquisa. Cada projeto selecionado expressa o compromisso do curso em formar profissionais criativos, críticos e engajados com os desafios contemporâneos da sociedade”, destaca.

Ela reforça a alegria de o curso estar entre os finalistas nas duas premiações. “Estarmos entre os finalistas de premiações tão relevantes, como o Prêmio Brasileiro de Design e o Don Norman Design Award, especialmente às vésperas da nossa tradicional Semana do Design. Isso reforça o protagonismo que o curso vem conquistando no cenário nacional e internacional. Mais do que desafiador, esse reconhecimento é profundamente estimulante”, comenta.

Inovação e impacto social

Um dos projetos finalistas é “Griffo e as Letras”, na categoria Craft for Design | Projetos Estudantis, idealizado pela aluna Sofia Valente, do 6º semestre do Curso de Design da Unifor. Ela explica que o projeto trata-se de um editorial estudantil com livro ilustrado, que busca introduzir o pensamento visual ao público infantil, partindo do questionamento “Como as crianças enxergam o mundo?”.

“O projeto visa trabalhar a ilustração como ferramenta pedagógica acessível de alfabetização visual. Feito de maneira autoral para a disciplina de Produção Gráfica, ele é organizado quanto à forma, conteúdo e materialidade, utilizando ilustrações digitais que simulam técnicas manuais, como colagem e giz, para propor uma experiência tátil e afetiva que desperta o interesse das crianças pelas formas gráficas que compõem o mundo à sua volta”, explica.

Griffo e as Letras”, finalista na categoria Craft for Design | Projetos Estudantis. Foto: Felipe Vasconcelos

Ela completa dizendo que o reconhecimento é de grande significado, especialmente por se tratar de um projeto estudantil. “Como estudante, ver um projeto desenvolvido em sala de aula ganhar essa visibilidade ainda é surreal. Participar de uma premiação como essa é uma oportunidade de mostrar uma parte do que estamos construindo dentro da universidade.”
Outro projeto indicado, na categoria Design de Impacto Social | Projetos Estudantis, foi Edu+ – Do Direito à Prática da Educação Inclusiva, desenvolvido pela aluna Lia Carvalho, do 5º semestre de Design, em parceria com a estudante Júlia Oliveira.

Lia explica que o Edu+ é um aplicativo criado para fortalecer a educação inclusiva e apoiar professores no acompanhamento de crianças neurodivergentes. “Ele nasceu dentro da Escola Yolanda Queiroz, a partir de uma pesquisa participativa com docentes, famílias e profissionais da saúde. O sistema reúne, em um só lugar, informações que antes estavam dispersas em papéis e anotações, criando perfis individuais dos alunos, diários colaborativos e uma biblioteca pedagógica especializada”, detalha.

Edu+ – Do Direito à Prática da Educação Inclusiva, finalista na categoria Design de Impacto Social | Projetos Estudantis. Foto: divulgação

Ela complementa afirmando que o projeto é mais do que uma ferramenta digital: “O Edu+ representa uma nova forma de organizar o cuidado e a escuta dentro da escola. É uma tecnologia social que transforma a burocracia em vínculo e reafirma que a inclusão é um direito, não um favor”, pontua.

Outra indicação foi para a disciplina extensionista Design Research, idealizada pelo professor Bruno Ribeiro, na categoria Design de Serviço | Desenvolvimento de Novas Técnicas para o Design de Serviço. Com uma metodologia inovadora que integra a pesquisa à atuação comunitária e social — tendo como fio condutor o diálogo e a valorização dos saberes locais —, a Design Research também foi indicada ao Don Norman Design Award, na categoria Educação em Design. Premiação que será entregue entre os dias 19 e 21 de novembro, em Cingapura

Bruno Ribeiro comenta que, em termos práticos, a disciplina envolve ativamente comunidades, organizações sociais e empresas na formação do estudante. “O resultado é o desenvolvimento de habilidades técnicas, socioemocionais e éticas fundamentais, tanto para sua inserção no mercado quanto para sua atuação responsável em políticas públicas e no setor industrial. Exemplos recorrentes incluem frentes de inovação em serviços digitais de saúde, formulação estratégica de políticas de cultura e participação social, além de inovação em serviços no universo do direito.”

Bruno Ribeiro, idealizador da disciplina extensionista Design Research. Foto: Ares Soares

Já em Design de Impacto Social | Prosperidade, o projeto Cultura na Calçada: Inteligência Territorial e Design de Serviços Públicos na Política Cultural de Fortaleza recebeu sua indicação. Idealizado pelo professor Jorge Godoy, no Laboratório de Design de Serviços Públicos da Unifor, a iniciativa é fruto de uma coidealização com o Movimento Felicilab e teve como foco auxiliar a Secretaria da Cultura de Fortaleza. Godoy revela que mais de 400 agentes culturais foram entrevistados para a elaboração do projeto. 

“O projeto visa auxiliar a Secultfor a criar metodologias para descentralizar as ações culturais da cidade. Um mapa com as rotas culturais descentralizadas foi disponibilizado para a Secretaria a partir das reivindicações dos próprios agentes culturais”, explica. 

Professor Jorge Godoy - Cultura na Calçada: Inteligência Territorial e Design de Serviços Públicos na Política Cultural de Fortaleza. Foto: Sheyla Castelo Branco

O anúncio dos vencedores nas categorias Design de Impacto Social e Craft for Design, ambas de Projetos Estudantis; Design de Serviço | Desenvolvimento de Novas Técnicas para o Design de Serviço; e Design de Impacto Social ocorrerá no dia 15 de dezembro, em São Paulo.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo especialmente para o alcance dos ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Por meio de iniciativas voltadas à promoção da educação inclusiva e de qualidade, ao estímulo à inovação e à pesquisa aplicada, à valorização dos saberes locais e ao fortalecimento de parcerias entre universidade, comunidade e setor público, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a formação cidadã e com a construção de uma sociedade mais justa, criativa e colaborativa.