IA é na Unifor | Projeto de alunos é destaque no recém-criado curso de Inteligência Artificial

qui, 30 outubro 2025 14:15

IA é na Unifor | Projeto de alunos é destaque no recém-criado curso de Inteligência Artificial

Equipe de alunos desenvolveu plataforma focada no turismo inteligente 


Equipe de alunos responsável pelo desenvolvimento da plataforma Ceará Turismo (Foto: Ares Soares)
Equipe de alunos responsável pelo desenvolvimento da plataforma Ceará Turismo (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, atua com rigor para se manter atualizada sobre as necessidades do mercado, que está em constante transformação. Exemplo disso é a recente criação do curso EAD de Inteligência Artificial (IA) da Unifor. 

Apesar do pouco tempo de atividade, a graduação em IA já colhe frutos significativos. Um deles é o projeto vencedor do Hackathon Siará Tech Summit 2025, a plataforma Ceará Turismo, desenvolvida por uma equipe do curso formada por cinco alunos: Arthur Silva, Darleison Rodrigues, Edilson Botto, Glória Evangelista e Lucas Abreu

Iniciativas como essa destacam a excelência da Universidade em formar profissionais capacitados para lidar com IA, recurso difundido em diversas tarefas e setores da sociedade. Edilson Botto, membro da equipe e aluno do terceiro semestre da graduação, destaca como o curso tem ajudado-o a se desenvolver ainda mais profissionalmente.

“Além do conhecimento técnico, o curso tem ampliado minha visão sobre negócios e sobre como é possível utilizar a IA como um instrumento para aumentar a eficiência e a produtividade”, pontua Botto. 

Ele, que já é egresso do curso de Administração da Unifor e também atua como consultor empresarial, ainda reforça as possibilidades que encontra na Universidade, que vão desde eventos com especialistas à participação em atividades de aplicação prática do conhecimento. 

Com uma matriz curricular próxima às demandas do mercado, Edilson comenta como as disciplinas cursadas no atual semestre foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto.

“As disciplinas…de Machine Learning, do professor Paulo Cirilo; a disciplina de Data Mining e Web Scraping, do professor Rafael Bomfim; e Desenvolvimento de Soluções na Nuvem com o professor Ildo Vieira. Todos esses conhecimentos foram aplicados diretamente na nossa plataforma, e é muito estimulante saber que o nosso aprendizado tem aplicação prática para resolver problemas reais”, enfatiza o estudante.

Ademais, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos semestres anteriores também foram utilizados pela equipe na produção da plataforma. “Na verdade, eu percebo que é uma escada: o conhecimento de um semestre prepara para o conhecimento do semestre seguinte; então tudo é interligado e foi relevante para esse resultado”, afirma.

As expertises e dinâmicas dos docentes também são um ponto forte da graduação, ressaltado pelo estudante. “Os professores são profissionais sintonizados com o que há de mais atual, então, no meu caso e no da minha equipe, nós pudemos conversar com os professores, que nos dizem qual a melhor forma de estruturar e desenvolver a nossa plataforma”, reforça Botto. 

Rafael Bomfim, professor do curso de IA da Unifor, realça como as diversas disciplinas práticas estimulam os alunos a desenvolver projetos voltados para a solução de demandas reais do mercado. 

“O curso de IA da Unifor forma profissionais capazes de gerar impacto além da academia, entregando ao mercado especialistas com competência para automatizar processos on-line, como foi o caso do grupo do aluno Edilson, que desenvolveu um sistema automático de captura de informações na internet e conquistou, neste mês, um prêmio de inovação”, comenta o docente.

Sobre a plataforma 

O projeto intitulado Ceará Turismo tem como objetivo centralizar e disseminar informações, contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado. Além disso, a plataforma abrange informações sobre os 184 municípios da região, visando aumentar o fluxo de atividades turísticas em cidades que não possuem alta demanda.

Edilson conta que o projeto foca em três alvos prioritários: turistas, empreendedores e os próprios municípios.

“Quando o turista procurar no Google, verá que as praias são as mais buscadas. Ao explorar a plataforma, descobrirá que o Ceará oferece muitas outras atrações turísticas e culturais além da região litorânea. E, se não souber o que escolher ou estiver em dúvida, poderá contar com uma inteligência artificial para ajudá-lo”, explica Edilson.

Já para o setor empresarial, o recurso se torna útil devido à visibilidade que ele fornece para negócios, que vão desde hotéis até o pequeno artesão. 

No âmbito dos municípios, Botto afirma que as gestões poderão usar as informações e direcionar os investimentos da cidade de forma mais segura. “As secretarias de turismo saberão quais atrações atraem mais turistas, o que está deixando o turista insatisfeito, e essas informações serão importantes para direcionar os recursos com assertividade”, ressalta. 


Edilson Botto na apresentação da plataforma Ceará Turismo, no Hackathon Tech Summit (Foto: Ares Soares) 

Além disso, a iniciativa ainda foi pensada visando acolher pessoas portadoras de deficiência. Segundo Botto, esse público não dispõe de informações que os auxiliem a identificar lugares e estruturas adequados para recebê-los. 

“Todos nós da equipe temos esse propósito comum da acessibilidade e, durante a fase de coleta de informações, descobrimos que mais de 50% dos portadores de alguma deficiência no Brasil não fazem turismo por falta de segurança. A nossa plataforma já tem libras, e criamos um selo de acessibilidade para estabelecimentos e estruturas que sejam adaptadas a esse público”, declara o discente. 

A equipe também está trabalhando na expansão da acessibilidade para os portadores do Transtorno do Espectro Autista, a fim de facilitar o acesso desse grupo ao contexto turístico com conforto e segurança.

Próximos passos e apoio da Universidade

Com o intuito de consolidar a plataforma em um negócio ativo no mercado, a equipe já está estruturando caminhos para torná-la uma startup. Com efeito, esse processo tem sido acompanhado de perto pelas equipes do Unifor Hub e do Tec Unifor.  

A orientação e a captação de recursos são alguns dos principais pontos abordados pelos mentores dos equipamentos tecnológicos da Universidade. “Por meio de um convite do Rodrigo Batista, coordenador do Unifor Hub, participamos de um evento para nos candidatarmos a uma linha de financiamento para impulsionar nossa plataforma. É um ecossistema de pesquisa e desenvolvimento de negócios”, destaca Botto. 

O Hub de Inovação da Unifor periodicamente desenvolve ações que estimulam os alunos ao aprendizado prático e ao desenvolvimento de projetos. Essa conduta permite uma visão realista do mercado, que permite ao aluno saber como e por que aplicar a teoria. “Talvez sem essa abordagem não teríamos pensado em empreender”, acrescenta.

"É nas atividades práticas que o aluno consegue visualizar o que aprendeu na teoria, nas videoaulas, nos percursos escritos e no material em PDF disponibilizado para o estudante EAD”, observa Bomfim.

O docente também salienta sobre os encontros promovidos pela própria graduação: “No curso de IA a distância, por exemplo, temos encontros presenciais e virtuais com o tutor e o professor, nos quais mostramos ao aluno como aqueles algoritmos e toda a matemática que está por trás da IA são aplicados em situações reais”

Estude Inteligência Artificial na Unifor em 2026.1 

A inteligência artificial é uma área cada vez mais procurada pelo mercado, principalmente pelo seu potencial de automatizar processos, sejam eles simples ou complexos, repetitivos ou não. 

O curso de Inteligência Artificial da Unifor oferece disciplinas que ensinam aos alunos desde os conceitos básicos até as teorias mais avançadas da área, passando por temas como visão computacional, web scraping, ciência de dados e aprendizado de máquina.

Os profissionais formados estarão preparados para analisar dados, aplicar algoritmos avançados, desenvolver sistemas de IA e gerenciar projetos, subsidiando a tomada de decisões estratégicas em organizações de diferentes setores.

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 10 – Redução das Desigualdades. 

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.