Unifor recebe cônsul honorária da Alemanha e fortalece agenda de internacionalização

sex, 30 janeiro 2026 09:33

Unifor recebe cônsul honorária da Alemanha e fortalece agenda de internacionalização

A visita articulou parcerias institucionais e a realização de mostra internacional sobre transição energética no campus da Unifor 


(Da esquerda para a direita) as Profas. Dras. Adriana Helena e Gina Pompeu, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, a cônsul honorária da Alemanha, Marlene Pinheiro Gonçalves, e o reitor da Unifor, prof. dr. Randal Martins Pompeu - Foto: Ares Soares
(Da esquerda para a direita) as Profas. Dras. Adriana Helena e Gina Pompeu, a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz, a cônsul honorária da Alemanha, Marlene Pinheiro Gonçalves, e o reitor da Unifor, prof. dr. Randal Martins Pompeu - Foto: Ares Soares

A cônsul honorária da Alemanha nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, Marlene Pinheiro Gonçalves, egressa da Universidade de Fortaleza, visitou a sede da instituição de ensino nesta quinta-feira (29). A visita foi articulada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), com foco no fortalecimento das ações de internacionalização da Universidade e na ampliação de conexões institucionais.

A diplomata esteve com a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz; com o reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu; com a diretora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), Profª. Drª. Gina Pompeu; com a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), Adriana Helena; e com a diretora de Comunicação, Marketing e Comercial, Ana Quezado.

Durante o encontro, foi articulado que a Unifor irá recepcionar, entre os meses de março e abril, a mostra itinerante internacional “Energy in Transition – Powering Tomorrow”, que aborda a transição energética global. A exposição é organizada pelo Ministério Federal de Assuntos Exteriores da Alemanha, em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), e realizada em cooperação com embaixadas e instituições locais em diversos países.

O objetivo da mostra é informar, educar e promover o diálogo global e local sobre a construção de um sistema energético mais sustentável e justo para o futuro. Marlene destacou o potencial do Nordeste, em especial do Ceará, nas parcerias internacionais, principalmente na área da inovação.
“O Nordeste é uma região do Brasil para a qual a Alemanha tem olhado com muito carinho, atenção e potencial. Não apenas no aspecto econômico, mas também no cultural e nas trocas de experiências. Nesse contexto mundial, o Ceará desempenha um papel fundamental dentro das novas políticas”, afirmou.

Para a professora Adriana Helena, a visita da cônsul honorária da Alemanha à Universidade de Fortaleza fortalece de forma significativa a agenda de internacionalização da instituição e amplia as possibilidades de parcerias acadêmicas, científicas e institucionais.

“Um exemplo concreto dessa aproximação é a exposição sobre transição energética que realizaremos em parceria com o Consulado, um tema central para o futuro sustentável. Manter um diálogo permanente com representantes diplomáticos é estratégico para conectar a Unifor a experiências internacionais, redes de cooperação e soluções inovadoras”, pontuou.

Egressa da Unifor

Marlene Pinheiro Gonçalves é egressa do curso de Direito da Unifor e atua como cônsul honorária da Alemanha nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. É professora universitária e coordenadora do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá, com experiência nas áreas de Direito Internacional, Desenvolvimento Econômico, Geopolítica, Direitos Humanos e Empreendedorismo Jurídico.

É vice-presidente da Câmara de Relações Internacionais da Fecomércio Ceará e da Câmara Setorial de Relações Internacionais da Fecomércio-CE, além de conselheira do Instituto Argo ICT. Atua como consultora e empreendedora em desenvolvimento econômico sustentável e relações institucionais, com foco em energia e novas tecnologias, com experiência na África, América Latina e Caribe.

Além da graduação pela Universidade de Fortaleza (2000–2004), Marlene possui mestrado e doutorado em Direito Econômico Internacional pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha) e pós-doutorado em Economia e Políticas de Energias Renováveis pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especialmente aos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 7 – Energia Acessível e Limpa, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. A iniciativa reforça o papel da Universidade de Fortaleza na promoção do conhecimento sobre transição energética, sustentabilidade e cooperação internacional.

Ao fomentar o diálogo global e parcerias institucionais, a Unifor contribui para a formação acadêmica qualificada, para o estímulo à inovação e para a construção de soluções sustentáveis, consolidando sua atuação como agente de desenvolvimento sustentável por meio da educação e da internacionalização.