ter, 13 janeiro 2026 16:46
Unifor seleciona voluntários do Curso de Direito para atuação no Procon/Assembleia do EPJ
Serão 20 vagas, bem como a formação de cadastro de reserva para atuação no Escritório de Prática Jurídica da Unifor

Com inscrições abertas de 2 a 12 de fevereiro, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, divulga o Edital de Inscrição para Voluntários(as) do Procon/Assembleia, vinculado ao Escritório de Prática Jurídica do curso de Direito, para o semestre 2026.1. A iniciativa visa proporcionar aos estudantes uma experiência real em atendimento ao consumidor.
Ao todo, serão 20 vagas na condição de voluntariado, bem como para a formação de cadastro de reserva. Estão aptos(as) a participar do edital estudantes que estejam regularmente matriculados(as) no curso de Direito da Unifor e que estejam cursando ou já tenham cursado a disciplina de Direito do Consumidor.
A carga horária será de quatro horas por semana, podendo haver, a critério da Coordenação do curso de Direito, prorrogação para 2026.2, conforme a disponibilidade do(a) estudante.
Quais serão as atribuições?
O(A) aluno(a) voluntário(a) do Procon/Assembleia – Unifor terá como atribuições: dar suporte aos advogados lotados no setor; elaborar relatos por escrito ao final de cada caso; acompanhar as conciliações, sob orientação dos advogados; e zelar pela integridade dos documentos e dos procedimentos do Procon/Assembleia – Unifor, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018).
Calendário do edital
O resultado do edital deverá ser divulgado pela Unifor em 13 de fevereiro. O início das atividades dos(as) estudantes será em 19 de fevereiro.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui, principalmente, para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, além de dialogar com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Ao ampliar oportunidades de aprendizagem prática no campo do Direito do Consumidor, com acompanhamento de conciliações e suporte aos atendimentos, a iniciativa fortalece a formação acadêmica e aproxima estudantes de situações reais de mediação e resolução de conflitos. Ao mesmo tempo, contribui para a promoção de relações de consumo mais justas e para o acesso a mecanismos institucionais de orientação e proteção ao consumidor.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com uma formação de excelência e com o impacto social positivo, fortalecendo a atuação extensionista e a cooperação institucional em favor da cidadania e da melhoria dos serviços prestados à sociedade.