seg, 17 abril 2023 15:34
Universidade de Fortaleza lança Ambulatório de Medicina Esportiva e Saúde do Atleta
Iniciativa é fruto da parceria entre a Liga de Fisiologia e Medicina Esportiva (LIFIME) e a Divisão de Atividades Desportivas (DAD) da Unifor

O incentivo ao esporte é um dos pilares essenciais na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz. Por isso, a instituição — que possui uma das estruturas desportivas mais modernas e completas do Brasil — desenvolve diversas iniciativas que visam a formação integral dos atletas.
Neste mês de abril, mais um serviço foi pensado para otimizar essa realidade: o Ambulatório de Medicina Esportiva e Saúde do Atleta. O equipamento vai viabilizar uma assistência completa à saúde dos esportistas, incluindo avaliações, monitoramento de riscos de lesões e reabilitação de forma integrada. Tudo isso acontecerá com o auxílio de uma equipe multiprofissional, que inclui:
- Médicos;
- Fisioterapeutas;
- Nutricionistas;
- Profissionais da Educação Física.
Além dos objetivos assistenciais, o projeto também vai desenvolver estudos e ações relacionadas à saúde no esporte. A iniciativa é fruto da parceria entre a Liga de Fisiologia e Medicina Esportiva (LIFIME) e a Divisão de Atividades Desportivas (DAD).
As atividades iniciais de avaliação dos atletas começaram dia 15 de abril, mas o lançamento do ambulatório em toda sua potencialidade está previsto para o segundo semestre de 2023.
Na primeira fase, apenas os desportistas da Unifor serão atendidos. O ambulatório será aberto ao público externo apenas na segunda etapa, ainda este ano. Inicialmente, os serviços serão prestados de forma gratuita no Bloco X, Ginásio Poliesportivo e Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).
Benefícios
Paulo Henrique Palácio, docente do curso de Fisioterapia e um dos responsáveis pelo ambulatório, destaca que o equipamento vai trazer diversos benefícios aos atletas por meio de um olhar voltado ao acompanhamento clínico, preventivo e na reabilitação de lesões voltadas às práticas esportivas, a partir da entrega de:
- Avaliação física e funcional;
- Estratégias de prevenção de lesões;
- Abordagens de reabilitação e retorno ao esporte;
- Suporte à ciência e ao mercado.
“O ambulatório vem para ampliar a relevância da Universidade na promoção do esporte, responsabilidade social, desenvolvimento das ciências e mercado do curso, além de ser um hub de inovação e formação de talentos na área” — Paulo Henrique Palácio, docente de Fisioterapia da Unifor
Serviço
Ambulatório de Medicina Esportiva e Saúde do Atleta
Locais: Bloco X, Ginásio Poliesportivo e NAMI
Início de avaliações: 15 de abril
Mais informações: @lifimeunifor