Aqui você encontra a ajuda que precisa para cada etapa do seu trabalho, desde a pesquisa inicial até a publicação final.

DEPÓSITO DO TCC

É elaborada em nosso sistema gerador de fichas catalográficas. Basta que o aluno preencha corretamente as informações necessárias no seguinte link: https://unifor.br/ficha-catalografica

O Trabalho de Conclusão de Curso deve ser entregue na coordenação do seu curso. São eles os responsáveis pelo envio dos trabalhos para a Biblioteca.

Recursos Educacionais

A Biblioteca é local de pesquisa, inovação, educação e também de extensão. Para além da promoção do conhecimento científico e literário, a biblioteca realiza atividades para a promoção da inclusão social e entrega de informações e formação para sua comunidade.

A qualificação profissional é um grande diferencial para os que a buscam, ela oferece vantagem competitiva no mercado, melhora a autoestima e se bem administrada auxilia no bem-estar e saúde mental.

Pensando em fornecer à nossa comunidade (interna e externa) possibilidades de cursos livres e gratuitos, a biblioteca fez uma curadoria de cursos disponíveis que estarão disponibilizados no pdf abaixo.

+ CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA

Vale salientar que a responsabilidade pelo conteúdo e certificação são das instituições indicadas. Para acesso ao curso basta clicar no título e você será direcionado para a plataforma responsável.

Recursos educacionais são materiais de aprendizagem que vão além de livros e periódicos.

São materiais de ensino, aprendizado e pesquisa, em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta. São cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento. 

O uso de diversos recursos otimiza o tempo de estudo e ajuda a sanar dúvidas. Confira a seleção de recursos digitais feita pela biblioteca para sua área de atuação.

+ CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DO PDF

  • Miro: Um quadro branco online ideal para brainstorming, fluxogramas e workshops colaborativos.
  • Figma: Ferramenta de design de interface de usuário (UI) e experiência do usuário (UX) que permite a colaboração em tempo real.
  • Canva: Ferramenta de design gráfico simples e intuitiva, com templates para apresentações, posts para redes sociais e muito mais.

  • Prezi: Permite criar apresentações não lineares, com zoom e movimento, para contar histórias de forma mais dinâmica.
  • Gamma AI: Ferramenta online que usa inteligência artificial para criar e organizar apresentações, documentos e páginas da web de forma rápida.
  • Mentimeter: Ferramenta interativa que permite criar enquetes e nuvens de palavras em tempo real durante apresentações.
  • Mural: Similar ao Miro, é um quadro branco digital que facilita a colaboração visual e a organização de ideias durante reuniões ou workshops.
  • Kahoot!: Criação de quizzes e jogos de perguntas para tornar apresentações e treinamentos mais divertidos e interativos.

  • Trello: Ferramenta de gerenciamento de projetos baseada em quadros, listas e cartões, ideal para organizar tarefas.
  • Asana: Software de gerenciamento de projetos que ajuda equipes a organizar, rastrear e gerenciar o trabalho.
  • Evernote: Aplicativo para anotações que permite capturar, organizar e compartilhar informações em diferentes formatos.
  • Notion: Espaço de trabalho unificado que combina anotações, gerenciamento de projetos, bancos de dados e mais.
  • Hypothesis: Ferramenta de anotação online que permite o compartilhamento de marcações e notas de textos acadêmicos.

  • Unsplash: Oferece fotos de alta resolução, gratuitas para uso comercial e pessoal.
  • Pexels: Ampla coleção de fotos e vídeos de alta qualidade e gratuitos.
  • Pixabay: Banco de dados de imagens, vídeos, ilustrações e vetores gratuitos.
  • Freepik: Oferece vetores, fotos de banco de imagens, ícones e arquivos PSD.

  • GitHub: Plataforma para hospedagem de código-fonte e colaboração em projetos de software.
  • GitLab: Oferece um ambiente completo para o ciclo de vida de desenvolvimento de software, incluindo repositórios de código.
  • Bitbucket: Repositório de código baseado em Git para equipes que usam o Atlassian.

APOIO PARA À PESQUISA E PUBLICAÇÃO

Serviço de esclarecimentos e orientações sobre normalização de TCC (ABNT, APA e Vancouver) e o uso do gerador de referências Mendeley, mediante agendamento por Telefone/Whatsapp: (85) 3477-3167 ou por e-mail: sec@unifor.br 

São realizadas para capacitar a comunidade acadêmica a utilizar os recursos, ferramentas e serviços oferecidos, e são abertas também ao público externo interessado. Consulte o calendário mensal de capacitações online. Os professores que desejarem agendamentos, entrar em contato pelo (85) 3477-3167 (Whatsapp) ou por e-mail: sec@unifor.br 

  • ABNT para Iniciantes
  • ABNT - Citações e referências
  • ABNT - Formatação de trabalhos acadêmicos
  • APA - Citações e referências
  • Atlas de anatomia 3D - Primal
  • Biblioteca digital
  • Como publicar em revistas científicas?
  • Currículo Lattes
  • Dynamed
  • EMIS
  • Estratégias de busca e ferramentas de pesquisa
  • Estratégias de divulgação e visibilidade de publicações para comunidade acadêmica
  • Integridade acadêmica (O que é plágio?)
  • Mendeley - Gerenciador de referências
  • Plataforma Brasil
  • Turnitin - Sistema de detecção de similaridade 
  • Word/Google Docs para formatação
  • Vancouver - Citações e Referências
     

O trabalho consiste em pesquisar a bibliografia sobre um determinado assunto em bases de dados científicas, seguindo as especificações definidas pelo próprio solicitante (palavra-chave, idioma, tipo de material, etc). Este serviço é ofertado aos alunos da graduação do TCC (I e II), pós-graduação lato e stricto sensu e professores.

Este serviço visa auxiliar o solicitante na escolha de periódicos para publicação, por meio das características necessários determinadas pelo pesquisador para os periódicos. Com esses dados será feita uma seleção de revistas científicas que atenda a demanda indicada, organizada em uma lista com as informações necessárias para a submissão e enviada por e-mail para o solicitante.

Fornece aos alunos a coleta de dados e os gráficos necessários para fazerem uma análise bibliométrica. O bibliotecário realizará a pesquisa na base Web of Science e enviará por e-mail os gráficos fornecidos pela ferramenta Bibliometrix. O prazo para retorno do atendimento é de até 5 dias úteis.

Mais informações: (85) 3477-3167 (Whatsapp) ou por e-mail: sap@unifor.br 

O serviço auxilia os alunos na elaboração de um protocolo de busca eficaz para o desenvolvimento de sínteses do conhecimento, como Revisões Integrativas e Sistemáticas. Para solicitar, basta preencher o agendamento disponível no link abaixo. A confirmação ocorrerá após o envio do formulário com o protocolo de busca, que deverá ser preenchido até o item 3.2.

Mais informações: (85) 3477-3167 (Whatsapp) ou por e-mail: sap@unifor.br 

Serviço para orientações relativas à produção acadêmica e publicação, tais como usabilidade em plataformas de pesquisa, Qualis e indicadores métricos de produtividade, identificadores persistentes de autoria, normas para submissão de artigos, entre outros.

A visibilidade pode ser alcançada mediante estratégias de promoção do artigo e também da aplicação de técnicas para melhorar a recuperação dos documentos. A Biblioteca Central disponibiliza para sua comunidade acadêmica um manual com esclarecimentos e dicas de como otimizar suas publicações para serem indexadas nos sistemas de buscas acadêmicas, auxiliando os pesquisadores a impulsionarem a visibilidade de suas pesquisas.

FERRAMENTAS PARA PESQUISA

  • Zotero: Software de gerenciamento de referências gratuito e de código aberto.
  • Mendeley: Gerenciador de referências e rede social acadêmica.
  • EndNote: Software comercial para gerenciar bibliografias e citações.

  • VOSviewer: Criação e visualização de mapas de redes bibliométricas, como coautoria e cocitação.
  • CiteSpace: Ferramenta para análise bibliométrica e visualização de padrões de pesquisa em grandes bases de dados.
  • Bibliometrix (R): Um pacote para a linguagem de programação R, utilizado para realizar análises bibliométricas e de conteúdo científico.

  • QLattes: Extensão para o navegador Chrome que automaticamente classifica os artigos em periódicos identificados nas páginas dos CVs da Plataforma Lattes do CNPq, de acordo com o Qualis da CAPES.
  • Scholar Spots: Extensão para o navegador Chrome, utilizado no perfil do Google Scholar para obter acesso instantâneo à média de citações por ano, dados de pico de citações, número de coautores e tendências de citações por meio de gráficos de bolhas elegantes — tudo projetado para analisar o impacto acadêmico rapidamente.

  • Rayyan: Ferramenta de triagem de artigos de forma ágil e colaborativa.
  • Covidence: Plataforma para auxiliar na gestão e execução de revisões sistemáticas.
  • PRISMA: Diretrizes para relatar revisões sistemáticas de forma transparente. (Não é um software, mas uma diretriz fundamental).

  • NVivo: Software para análise de dados qualitativos e mistos.
  • Atlas.ti: Ajuda a analisar e organizar dados complexos, como texto, imagens, áudio e vídeo.
  • Dedoose: Ferramenta colaborativa baseada na web para análise de dados qualitativos e quantitativos.

  • Perplexity AI: Mecanismo de busca que oferece respostas diretas e referências.
  • ResearchRabbit: Ajuda a encontrar artigos científicos e autores relacionados a um tema.
  • Elicit: Encontra artigos relevantes, resume os principais pontos de um artigo e extrai informações.
  • Scite: Uma ferramenta que usa IA para analisar citações, ajudando a entender como um artigo foi citado em outros trabalhos (se foi apoiado, contrastado ou mencionado). Isso é ótimo para aprofundar sua revisão bibliográfica.
  • Connected Papers: Uma ferramenta visual que cria um "mapa" de artigos relacionados a partir de um único artigo de sua escolha. Ajuda a encontrar trabalhos anteriores e posteriores que citaram ou foram citados pelo artigo inicial.
  • Semantic Scholar: Um mecanismo de busca para artigos científicos que usa IA para destacar as informações mais importantes, como figuras, tabelas e resumos de artigos, facilitando a navegação na literatura.
  • Consensus: Uma ferramenta de busca que extrai diretamente as descobertas de artigos científicos. Você pode fazer perguntas complexas e ela te dá respostas baseadas em evidências de estudos.
  • OpenEvidence: A leading medical information platform for health care professionals, providing accurate and efficient answers at the point of care.
  • Litmaps: Ajuda aos pesquisadores a encontrar, organizar e acompanhar literatura científica de forma visual e dinâmica. Criando mapas de citações a partir de um artigo ou tema de interesse, permitindo identificar conexões entre trabalhos, descobrir artigos relevantes que poderiam passar despercebidos e acompanhar novas publicações relacionadas.
  • Dimensions: Sistema de informações de pesquisa vinculado que fornece acesso a informações relevantes, permitindo que os usuários analisem os resultados acadêmicos e mais amplos da pesquisa e reúnam insights para informar estratégias futuras.

  • Overleaf: Editor de LaTeX online, ideal para a escrita de artigos científicos e teses, com formatação avançada.
  • Typora: Editor de Markdown minimalista que oferece uma experiência de escrita simples e limpa.

  • Grammarly: Ferramenta para verificar gramática, ortografia e pontuação em textos.
  • Hemingway Editor: Ajuda a simplificar textos complexos, destacando frases longas e advérbios em excesso.
  • Scrivener: Processador de texto e ferramenta de gerenciamento de projetos ideal para escritores de longa forma, como acadêmicos e autores de livros.
  • QuillBot: Oferece funcionalidades de parafraseamento, resumo e verificação de gramática. É excelente para reescrever frases e parágrafos de forma clara e concisa, mantendo o sentido original.
  • Writefull: Integra-se a editores de texto como o Word e Google Docs, fornecendo feedback instantâneo sobre a linguagem acadêmica, gramática e estrutura de frases, baseado em um vasto banco de dados de artigos científicos.
  • DeepL: Ferramenta de tradução baseada em inteligência artificial conhecida por sua alta precisão e naturalidade na tradução. Enquanto ferramentas como o Google Translate tendem a fazer uma tradução mais literal, o DeepL é frequentemente elogiado por capturar melhor o contexto e a fluidez do texto.
  • SciSpace: Em colaboração com o Copilot AI, permite que os pesquisadores dialoguem sobre um artigo, pedindo explicações em termos simples ou interpretações de tabelas. A possibilidade de debater novas questões de pesquisa com o Copiloto torna a leitura mais interativa e enriquecedora.

  • GEOinfo: plataforma desenvolvida para o compartilhamento do acervo de dados espaciais da Embrapa. Disponibiliza levantamentos cartográficos, atlas, coleções de mapas resultantes de zoneamentos e monitoramentos, entre outros.
  • DadosIBICT: repositório que integra e dissemina conjuntos de dados de pesquisa de pesquisadores brasileiros vinculados a instituições científicas que ainda não possuem seus repositórios de dados de pesquisa.
  • ScieloData: repositório multidisciplinar para depósito, preservação e disseminação de dados de pesquisa de artigos submetidos e aprovados para publicação ou já publicados na Rede Scielo.
  • LattesData: repositório que reúne, armazena e divulga os conjuntos de dados científicos de pesquisadores beneficiários do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Re3Data: ferramenta de ciência aberta que oferece a pesquisadores, organizações de financiamento, bibliotecas e editoras uma visão geral dos repositórios internacionais existentes para dados de pesquisa.
  • Zenodo: repositório digital de acesso aberto, multidisciplinar e de uso geral, operado pelo CERN. Permite que pesquisadores depositem e compartilhem diversos tipos de resultados de pesquisa, como conjuntos de dados, software, documentos e outros materiais.
  • Figshare: repositório online de acesso aberto onde os pesquisadores podem preservar e compartilhar seus resultados de pesquisa, incluindo figuras, conjuntos de dados, imagens e vídeos.
  • DataDryad: plataforma de publicação de dados abertos e uma comunidade comprometida com a disponibilidade aberta e a reutilização rotineira de todos os dados de pesquisa.

  • Journal Finder Elsevier: Utilize esta ferramenta da Elsevier para descobrir os periódicos mais compatíveis com sua pesquisa. Ao inserir o título e o resumo do seu trabalho, o sistema analisa o conteúdo e recomenda publicações do portfólio da editora que melhor se alinham ao seu estudo.
  • Jane (Journal/Author Name Estimator): Cole o título ou o resumo do seu artigo, e o JANE compara o seu texto com milhões de documentos no Medline para sugerir os periódicos mais relevantes, autores que publicaram sobre temas semelhantes ou artigos que se assemelham ao seu.
  • Clarivate Master Journal List: Esta plataforma permite buscar e explorar periódicos indexados na Web of Science. Você pode pesquisar por título, ISSN ou área de estudo para verificar a credibilidade e o escopo de uma publicação, além de utilizar a ferramenta "Match Manuscript" para encontrar periódicos adequados ao seu resumo.
  • Scopus Journal Comparison: Ideal para análise de métricas, esta funcionalidade da Scopus possibilita comparar diferentes periódicos lado a lado. Avalie indicadores como CiteScore, SJR e SNIP para tomar uma decisão informada sobre onde publicar, garantindo maior relevância e impacto para sua pesquisa.
  • Jot: Journal Targeter: Jot é uma aplicação de código aberto e gratuita projetada para auxiliar pesquisadores na escolha do periódico ideal. A ferramenta faz a correspondência do conteúdo do seu manuscrito com periódicos adequados, simplificando o processo de submissão.
  • Taylor & Francis Journal Suggester: Encontre o periódico perfeito dentro do catálogo da Taylor & Francis. A ferramenta analisa o resumo do seu artigo para sugerir as publicações mais pertinentes, otimizando suas chances de aceitação.
  • SPI-Hub: Desenvolvida pela Universidade Vanderbilt, esta plataforma gratuita permite a descoberta de periódicos com base em temas, autores ou perfis ORCID. É um recurso útil para explorar novas publicações e identificar as mais alinhadas ao seu campo de atuação.
  • Think. Check. Submit.: Mais do que uma ferramenta de busca, este é um guia essencial para pesquisadores. O site oferece uma checklist para ajudá-lo a avaliar a credibilidade e a qualidade dos periódicos, protegendo-o contra publicações predatórias e garantindo uma escolha segura.
  • Wiley Journal Finder: Insira as informações do seu manuscrito, como título e resumo, e esta ferramenta da Wiley fornecerá uma lista de sugestões de periódicos de seu portfólio que correspondem ao escopo do seu trabalho, agilizando sua busca.
  • Cabell's: Um serviço abrangente que cataloga mais de 11.000 periódicos. A plataforma auxilia na identificação de publicações confiáveis, na prevenção de fraudes acadêmicas e no cumprimento das exigências de agências de fomento, oferecendo análises detalhadas sobre as publicações.
  • Ferramenta de Avaliação de Periódicos (LMU): Criada pela Loyola Marymount University, esta rubrica oferece um método estruturado para avaliar a qualidade e a legitimidade de periódicos, especialmente os de acesso aberto. Pode ser adaptada para analisar qualquer tipo de publicação científica.