No Dia do Livro, a TV Unifor dá voz à literatura negra com estreia do programa “Tinta Preta”

qua, 23 abril 2025 10:40

No Dia do Livro, a TV Unifor dá voz à literatura negra com estreia do programa “Tinta Preta”

A produção conta com bate papo com escritores e quiz com o público presente na Bienal do Livro do Ceará


Tinta Preta é mais que um programa: é uma ferramenta de empoderamento, escuta e transformação. Um  convite a escrever o mundo sob novas perspectivas (Foto: Divulgação)
Tinta Preta é mais que um programa: é uma ferramenta de empoderamento, escuta e transformação. Um convite a escrever o mundo sob novas perspectivas (Foto: Divulgação)

A TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, estreia nesta quarta-feira, 23 de abril, o programa “Tinta Preta”, que mergulha no universo da literatura negra brasileira, destacando vozes, histórias e iniciativas que ressignificam a presença do povo preto nos livros e nas páginas da nossa cultura. 

Gravado diretamente da XV Bienal do Livro do Ceará, o programa especial traz entrevistas com autoras e autores negros, leitores, pesquisadores e representantes de projetos sociais voltados à valorização da identidade negra desde a infância.

Com apresentação de Vinicius Pires e produção de Diana Siqueira, o programa Tinta Preta ainda indica obras literárias fundamentais, como O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, e Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo. A exibição será no canal 14 da Alares e no canal da TV Unifor no YouTube

Em um dos quadros do programa, o apresentador percorre os corredores da Bienal desafiando o público com perguntas sobre seus conhecimentos a respeito da literatura afro-brasileira. Com dados que revelam a baixa representatividade de autores e personagens negros nas publicações nacionais, Tinta Preta propõe uma reflexão urgente sobre o papel da literatura na construção de uma sociedade mais plural, justa e consciente. 

Entre os destaques estão as falas inspiradoras da escritora Ana Cláudia da Silva, que reflete sobre a importância da representatividade na educação infantil; Bruna Santiago, autora do livro Mulheres Negras e Representatividade: Raça e Gênero na Literatura de Cordel; e o escritor, editor, professor e historiador Wilson Júnior, que revisita a história do Brasil sob uma perspectiva negra para adolescentes. Suas obras resgatam narrativas do período colonial e imperial com um olhar crítico e ficcional. 

O programa também traz uma conversa com Alan Cordeiro, idealizador do projeto EducaErê, que atua no Cariri promovendo a construção de uma autoimagem positiva de crianças negras por meio da leitura e da cultura. 

Escreva suas próprias histórias 

Para quem deseja aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre a construção de narrativas literárias — desde o planejamento, a escrita e os demais processos editoriais envolvidos até a produção de textos críticos e obras derivadas —, a Unifor oferece dois cursos sobre o tema. Um deles é o curso de aperfeiçoamento em Escrita de Romances de Entretenimento. O outro é a especialização em Escrita e Criação.

Ficha técnica da série 

  • Roteiro e apresentação: Vinicius Pires 
  • Produção: Diana Siqueira 
  • Imagens: Marcelo Falcão, Hildemar Júnior, Josué Vitorino, Leandro Pozo Edição: Lígia Xavier 
  • Arte gráfica: Lucas Leal 
  • Coordenação do Núcleo de Chamadas: Diana Siqueira 
  • Secretária Executiva: Tamires Andrade 
  • Direção Geral: Max Eluard 
  • Direção de Comunicação, Marketing e Comercial: Ana Quezado
  • Reitor: Randal Martins Pompeu

Serviço 

Programa Tinta Preta 
Estreia: 23 de abril, às 17h 
Transmissão: 14 da Alares e canal da TV Unifor no Youtube