ter, 22 abril 2025 16:57
TV Unifor lança programa “Vozes do Cordel” no Dia Mundial do Livro
Tributo à cultura popular, o programa vai contar com entrevistas com cordelistas e leitores na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A TV Unifor, emissora acadêmica da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — estreia nesta quarta-feira, 23 de abril, Dia Mundial do Livro, o programa “Vozes do Cordel”, produção especial dedicada à rica e vibrante cultura cordelista do Nordeste. A atração apresenta a poesia rimada nordestina por meio de diversas entrevistas realizadas durante a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, destacando as principais características e métricas utilizadas nas produções cordelistas e aproximando esse patrimônio cultural das novas gerações de leitores.
Com apresentação de Matheus Marques e Brenna Araújo, que estiveram presentes na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, o programa percorre os corredores do evento em busca de vozes que mantêm viva a tradição do cordel. Os apresentadores conversam com autores que lançam novas obras, como a cordelista e professora de Medicina da Unifor Paôla Torres, que apresentou seu livro Cordéis Reunidos e Outros Escritos, e o repentista Chico Neto Vaqueiro, que expôs seus cordéis durante o evento. O público presente também compartilhou relatos sobre o impacto do cordel em suas vidas, relembrando memórias afetivas e aspectos marcantes da cultura nordestina.
O programa “Vozes do Cordel” tem como objetivo valorizar a cultura e a literatura nordestina, trazendo relatos que continuam a revigorar e estimular o interesse pelos cordéis. Nesse contexto, sua estreia no Dia Mundial do Livro reforça como o hábito da leitura pode desempenhar um papel fundamental na preservação e difusão cultural.
Cordelteca Unifor
Na Biblioteca Central da Unifor, encontra-se a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel, espaço dedicado à preservação e valorização do cordel. O local conta com acervos físico e digital, além de oficinas e projetos que mostram como o cordel permanece atual, educativo e emocionante. A cordelteca homenageia Maria das Neves Baptista Pimentel, a primeira mulher a publicar um folheto de cordel, em 1938. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações: (85) 3477-3169.
Ficha Técnica
- Apresentação, Roteiro e Produção: Brenna Araújo e Matheus Marques Edição: Ligia Xavier
- Imagens: Priscilla Sousa
- Arte gráfica: Lucas Leal
- Coordenação do Núcleo de Chamadas: Diana Siqueira
- Secretária Executiva: Tamires Andrade
- Direção Geral: Max Eluard
- Direção de Comunicação, Marketing e Comercial: Ana Quezado
- Reitor: Randal Martins Pompeu
Serviço
Programa Vozes do Cordel
Estreia: 23 de abril de 2025, às 15h
Transmissão: canal 14 da Alares e canal da TV Unifor no Youtube