seg, 18 março 2019 11:14
Unifor recebe Troféu Eficiência da CBDU em Brasília
Universidade foi reconhecida como 2ª IES em excelência no esporte universitário do Brasil. Premiação acontece dia 20 de março.
A Universidade de Fortaleza, por meio da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) irá a Brasília receber o Troféu Eficiência referente ao segundo lugar conquistado no ranking de Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
A premiação anual, que acontece no próximo dia 20 de março (quarta-feira), visa reconhecer o desporto universitário entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Federações Universitárias Estaduais (FUEs) que se destacam em eventos esportivos nacionalmente.
Quem irá representar a Unifor na premiação é o gestor da DAD, professor Ralciney Barbosa. “O bom desempenho do desporto da Universidade de Fortaleza é resultado da combinação de diversos fatores que incluem a excelente infraestrutura da Unifor, o corpo técnico comprometido e competente e um grupo de atletas talentoso e dedicado”, ressalta.
Em 2018, a Unifor foi a segunda melhor colocada no ranking do Troféu Eficiência, concorrendo com 280 instituições de todo o Brasil, entre as quais apenas cinco foram premiadas.
Troféu Eficiência
O Troféu Eficiência é realizado desde 2009 e visa incentivar uma maior participação das instituições e federações nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar um aumento quantitativo e qualitativo das competições dentro do calendário anual.
Sobre a CBDU
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.
Fundada em 09 de agosto de 1939, por acadêmicos, representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.