qua, 18 fevereiro 2026 14:48
Abram alas para os engenheiros de produção!
Com currículo atualizado, professores atuantes e vivências práticas desde os primeiros semestres, o curso de Engenharia de Produção da Universidade de Fortaleza conecta teoria, dados e gestão à realidade das empresas. O resultado é uma formação alinhada às novas demandas do mercado e à construção de carreiras de sucesso.

Da sala de aula aos laboratórios, a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, promove promissoras conexões com o mercado de engenharia de produção. Se, no início dos anos 2000, o curso era mais focado em ambientes industriais — com melhorias de fluxos físicos e layout, estudo de ferramentas básicas de eficiência e decisões baseadas em experiências dos gestores —, agora a visão está mais ampla.
Engenheiros de produção passaram a atuar também com foco em sistemas de informação e dados, uso de ferramentas estatísticas elaboradas para tomada de decisões, simulação e otimização de processos, produção inteligente e adaptativa ou mesmo atuação em cadeias complexas (logística, serviços e consultoria).
O empreendedorismo também tem sido destino promissor dos engenheiros de produção, que passam por uma formação abrangente, com conhecimentos de gestão, finanças, controle de qualidade, cadeia de suprimentos e engenharia de produtos.
“Os professores do curso de Engenharia de Produção são profissionais da área e trazem exemplos práticos reais para a sala de aula, trazendo propósito e motivação. Além disso, os laboratórios permitem que os alunos exercitem aquilo que o mercado de trabalho requer, através de ferramentas físicas e computacionais, como modelagem e simulação de processos aplicados na indústria de bens e serviços”, explica o coordenador da graduação na Unifor, Alexandre Rios.
Nos últimos 25 anos, a Unifor formou centenas de engenheiros de produção e foi se atualizando conforme as demandas do mercado. Segundo Alexandre, essa atualização ocorreu não apenas “trocando disciplinas”, mas mudando a proposta de formação.
“O mercado passou a exigir engenheiros digitais, sistêmicos e orientados a dados, e isso impacta bastante o currículo universitário, a metodologia, os professores e a relação com empresas. Dessa forma, a atualização começou pela visão do egresso, progrediu com visitas técnicas com gestores industriais e com visitas em outros cursos de Engenharia de Produção do país”, aponta Alexandre.
Para facilitar os caminhos dos alunos rumo ao mercado de trabalho, o docente aponta que o curso de Engenharia de Produção da Unifor realiza recorrentes atualizações nos ambientes laboratoriais, com professores atuantes e sabedores de como transformar um aluno num bom profissional. Há ainda estímulos aos estudantes para iniciar o estágio, com apoio da Central de Carreiras e Egressos, que conecta alunos e egressos a vagas de estágio e emprego.
Quem escolheu a Unifor para cursar Engenharia de Produção conta, a seguir, como a instituição de ensino os conectou ao mercado de trabalho e contribuiu para alcançarem sucesso profissional.
Na empresa júnior, preparação para os desafios do mercado
Marilia Ximenes buscava um curso que unisse as áreas de exatas e administração quando ingressou na graduação em Engenharia de Produção da Unifor, em 2015. “Sempre fui apaixonada por números, processos e planejamento e encontrei no curso exatamente o que procurava”, conta. A escolha pela Unifor se deu pela qualidade do ensino e pela conexão com o mercado, promovidos pela Universidade.
Sucessora do Grupo Ximenes, Marilia já trabalhava, desde jovem, durante as férias no Ponto da Moda, empresa da família, passando por diversos setores e desenvolvendo, desde cedo, um grande interesse pela área financeira.
Assim que iniciou a graduação na Unifor, ainda no primeiro semestre, foi aprovada no processo seletivo da empresa júnior do curso, a EPRO Consultoria. “Durante aproximadamente um ano e meio, tive a oportunidade de atuar em diversos projetos de consultoria para clientes externos, sempre com o apoio dos professores da Unifor e do Movimento Empresa Júnior (MEJ), o que foi fundamental para meu desenvolvimento profissional”, relembra.
Em 2017, ela conquistou uma bolsa para estudar na Alemanha, por meio de uma parceria da Unifor com a Hochschule Karlsruhe University of Applied Sciences. “Passei seis meses estudando administração e trabalhando em uma empresa alemã, experiência que ampliou significativamente minha visão sobre gestão e processos”, conta.
Ao retornar ao Brasil, Marilia começou a atuar no Shopping Eusébio, nas áreas financeira e comercial. “Em 2021, com a mudança na superintendência do shopping, assumi o cargo, que ocupo até hoje. Em 2025, o Grupo Ximenes foi oficialmente estruturado, passando a reunir seis empresas, e atualmente sou responsável pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que engloba as áreas financeira, pessoas, jurídica, tecnologia da informação, contabilidade e controladoria”, afirma.
O Grupo Ximenes é atualmente composto por seis empresas: o Ponto da Moda, fundado há cerca de 40 anos; o Shopping Eusébio, que completa 12 anos em 2026; o Ponto Shopping, no Maracanaú; a RTA Securitizadora; a RNX Solar; e a Nova Empreendimentos. Hoje, o grupo emprega mais de 600 famílias de forma direta e está em plena expansão, tanto com o crescimento das lojas quanto com o Shopping Eusébio, que está lançando a primeira torre empresarial do município.
Marilia diz que a Unifor teve um papel essencial na sua formação para ocupar o lugar de destaque que tem hoje. “A oportunidade de participar da empresa júnior desde o início do curso me proporcionou contato direto com a área de consultoria, com clientes reais e desafios práticos, sempre contando com o suporte dos professores”, explica.
Além disso, a participação em eventos, visitas técnicas e palestras promovidas pela Universidade foi fundamental para ampliar a visão de mercado da egressa e prepará-la para os desafios da carreira profissional.
Ela acrescenta que o curso de Engenharia de Produção da Unifor sempre incentivou atividades além da sala de aula, como eventos de networking e a atuação na empresa júnior. “Muitos conteúdos eram trabalhados por meio de casos práticos, aproximando bastante a teoria da realidade das empresas. Outro ponto importante é que muitos professores, além de docentes, atuam no mercado, trazendo experiências reais e uma bagagem prática muito rica para os alunos”, aponta.
Marilia diz que a Engenharia de Produção lhe proporcionou um olhar técnico, analítico e racional para a resolução de problemas. “A formação permite enfrentar desafios de forma prática, sempre com foco em melhoria de processos, planejamento e tomada de decisão baseada em dados. Essas competências são aplicadas diariamente na minha atuação como gestora e empreendedora”, afirma.
“A Unifor oferece um corpo docente altamente qualificado, com forte experiência prática de mercado, além de oportunidades como a empresa júnior, monitorias, bolsas para intercâmbios internacionais e laboratórios de alta qualidade. Esse conjunto prepara o aluno de forma completa, tanto técnica quanto profissionalmente, para os desafios do mercado” — Marilia Ximenes, superintendente do Shopping Eusébio, diretora do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Ximenes e egressa do curso de Engenharia de Produção da Unifor
+ SAIBA MAIS | Os engenheiros que produzem empreendedorismo
Contato com professores experientes e metodologia voltada para a prática
Tatyane Diógenes Mota foi aluna da primeira turma do curso de Engenharia de Produção da Unifor, lançado há 25 anos. “Escolhi a Unifor pela credibilidade acadêmica, pela estrutura e pelo compromisso com uma formação alinhada às demandas do mercado”, conta a aluna, que na época buscava um curso amplo, estratégico e extremamente conectado com gestão, planejamento, projetos, processos, pessoas e resultados.
Desde o início, Tatyane diz que se identificou especialmente com a área de planejamento e gestão de projetos. “Enxerguei que essa formação me permitiria atuar em diferentes áreas e construir uma carreira versátil, o que se confirmou ao longo do tempo”, afirma.
Com trajetória profissional sempre muito ligada à gestão, ao planejamento e à execução de projetos, Tatyane começou sua carreira na Esmaltec, onde atuou de 2002 a 2013, com experiências nas áreas de exportação de fogões, engenharia de produto e marketing, vivenciando, na prática, a integração entre indústria, mercado e estratégia. “Essa vivência foi fundamental para desenvolver uma visão sistêmica dos processos e do negócio”, considera.
Em 2011, Tatyane fundou a Acerte Produções e Eventos, empresa na qual atua até hoje como fundadora e proprietária, desenvolvendo projetos de eventos sociais, corporativos e formaturas, unindo planejamento, logística e gestão de pessoas. Ela conta que já realizou mais de 300 eventos, coordenando todas as etapas, do planejamento à execução, e aplicando diariamente conceitos de gestão de projetos, logística, qualidade, custos e experiência do cliente.
“A Unifor foi fundamental para minha formação profissional. O curso proporcionou uma base sólida em análise de processos, gestão, tomada de decisão e, principalmente, planejamento e projetos, que considero um dos pilares mais importantes da minha trajetória”, analisa.
O contato com professores experientes e com uma metodologia voltada para a prática, segundo a egressa, contribuiu para o desenvolvimento de uma visão crítica, estratégica e empreendedora. “Aprendi a estruturar projetos do início ao fim, considerando prazos, custos, riscos, pessoas e resultados. Essa preparação me deu segurança para empreender, liderar equipes e estruturar meu próprio negócio, entendendo o mercado de forma estratégica, organizada e sustentável”, avalia.
Ela conta que um ponto forte foi sentir a conexão com o mercado de trabalho desde a graduação. “O curso trouxe estudos de caso, trabalhos práticos, projetos integradores e discussões baseadas em problemas reais do mercado, o que facilitou muito a compreensão de como aplicar o conhecimento teórico no dia a dia profissional”, relata. Foi por meio de uma parceria da Unifor, inclusive, que ela ingressou na Esmaltec, dando início à trajetória profissional em uma grande indústria.
Para Tatyane, o mais relevante da formação na Unifor foi aprender a pensar de forma sistêmica, enxergando o todo, os processos e as pessoas envolvidas. “A Unifor me ensinou a importância do planejamento, da organização, da gestão de riscos, da melhoria contínua e, de forma muito significativa, da gestão de pessoas e equipes. Entender que os resultados dependem não apenas de processos bem estruturados, mas também de equipes alinhadas, motivadas e bem conduzidas, foi um aprendizado essencial. Esses conhecimentos fazem parte da minha rotina profissional até hoje e são a base do sucesso dos projetos que desenvolvo”, aponta.
“A Unifor se destaca pela infraestrutura, pela qualidade do corpo docente e pela proposta pedagógica alinhada ao mercado. O incentivo à prática, ao empreendedorismo e à visão estratégica faz toda a diferença na formação dos alunos. Além disso, a Universidade cria pontes reais entre os estudantes e o mercado de trabalho, preparando profissionais completos, capazes de atuar em diferentes contextos” — Tatyane Diógenes Mota, fundadora da Acerte Produções e Eventos e egressa do curso de Engenharia de Produção
+ LEIA MAIS | Seja destaque na indústria ou no empreendedorismo com a Engenharia de Produção
Oportunidades de aplicar soluções técnicas e estratégicas
Letícia Aguiar sempre teve afinidade com as ciências exatas e buscava uma formação que unisse a visão estratégica da administração ao rigor técnico da engenharia quando se matriculou em Engenharia de Produção. “Escolhi justamente pela versatilidade do curso. Eu buscava um ‘leque de oportunidades’ que me permitisse transitar por diferentes áreas e encontrei na Unifor o ecossistema perfeito para expandir esses horizontes”, conta.
No 8º semestre da graduação na Unifor, Letícia já atua no mercado sob a perspectiva do empreendedorismo. “Sou proprietária da JC Hospitalar, empresa do segmento de produtos hospitalares. O curso tem sido um divisor de águas na minha gestão: consigo aplicar diariamente os conceitos de otimização de processos, logística e gestão da qualidade, transformando a teoria da sala de aula em eficiência real para o meu negócio”, celebra.
Para a aluna, a maior vantagem da graduação é o foco no desenvolvimento de uma mentalidade resolutiva. “Como ouvimos frequentemente de nossos professores: ‘o engenheiro é, acima de tudo, um mestre em resolver problemas’. A Unifor nos molda para encarar desafios não como obstáculos, mas como oportunidades de aplicar soluções técnicas e estratégicas. Esse preparo técnico é o que nos diferencia no mercado”, afirma.
Letícia destaca que a Unifor atua como um elo vital entre o aprendizado acadêmico e as exigências do mercado, promovendo essa conexão ao trazer para a sala de aula discussões reais e práticas que simulam o cotidiano profissional.
“Além disso, a Universidade incentiva o protagonismo do aluno por meio de projetos e organizações estudantis, permitindo que a gente desenvolva não apenas o conhecimento técnico, mas também a postura e a confiança necessárias para transitar com excelência no ambiente corporativo desde os primeiros semestres”, comenta.
A aluna acredita que sua inserção no mercado foi fortalecida por vivências práticas fundamentais dentro da Unifor. No primeiro ano do curso, ela integrou a empresa júnior EPRO Consultoria. Lá, pôde entender a dinâmica real de consultoria e gestão. Além disso, a participação no Dia T foi essencial para ampliar sua rede de contatos e visão de mercado.
“O que realmente trouxe profundidade à minha trajetória foram os projetos extensionistas. Através deles, tive a oportunidade de levar o conhecimento técnico para comunidades que precisam, aplicando a engenharia em prol do impacto social. Essas experiências me ensinaram que a engenharia de produção não serve apenas para otimizar processos em empresas, mas para transformar vidas e realidades”, salienta.
Letícia diz que a expectativa é que a graduação seja o selo de excelência para a trajetória empreendedora. “Aspiro consolidar a JC Hospitalar como uma referência no mercado de produtos hospitalares, e estou certa de que o conhecimento técnico e estratégico adquirido na Unifor é o que permitirá esse salto de patamar. Espero que a Universidade continue sendo o alicerce que potencializa minha liderança, transformando cada teoria aprendida em diferencial competitivo e inovação para o meu negócio”, declara.
“O grande diferencial da Unifor é a capacidade de transformar a teoria em ferramenta prática. O curso nos ensina que ser engenheiro de produção é ter a sensibilidade de identificar gargalos e a competência para corrigi-los. A Universidade nos fornece o ‘instrumental’ completo entre laboratórios, vivência em empresas juniores e o suporte de mestres experientes para que possamos cumprir nossa missão principal: entregar soluções eficientes para problemas complexos, otimizando recursos e gerando valor por onde passamos” — Letícia Aguiar, aluna do curso de Engenharia de Produção
Uma área versátil para amplificar oportunidades
A Engenharia de Produção é uma das formações mais versáteis da engenharia, aponta o coordenador Alexandre Rios. E é justamente isso que o mercado mais valoriza hoje. “De uma forma geral, a indústria continua sendo um grande empregador, com atuações em processos, melhoria contínua, planejamento e controle da produção, qualidade e confiabilidade de processos, logística e automação e integração de sistemas”, avalia.
Mas há outras áreas que são relevantes e bastante promissoras, como consultoria, gestão de negócios, análise de dados, gestão de projetos, eficiência energética, serviços (saúde, finanças, educação, setor público), dentre outros.
Seja qual for o caminho escolhido, a Unifor oferta uma formação de excelência para a área, com um corpo docente qualificado e alinhado ao mercado e uma infraestrutura de ponta. “O perfil profissional do egresso em Engenharia de Produção da Unifor hoje é o de um engenheiro de sistemas produtivos complexos, capaz de integrar pessoas, processos, tecnologia e dados para gerar eficiência, valor e sustentabilidade”, resume Alexandre.
“Os egressos de Engenharia de Produção se destacam no mercado buscando estágio e/ou experiências profissionais durante o curso. Eles se destacam bastante quando conseguem amadurecer a forma como pensam, decidem e geram resultados. Em geral, eles crescem rápido porque conseguem transitar entre técnica, gestão e dados — algo raro em outras formações” — Alexandre Rios, coordenador do curso de Engenharia de Produção
Nesta perspectiva, a metodologia pedagógica é um diferencial importante oferecido pela Unifor. Na Universidade, os alunos dispõem de experiências baseadas em estudos de casos reais abordados pelos professores, além de laboratórios com experimentos que simulam e otimizam processos de bens e serviços.
Também contam com a oferta de disciplinas em horários que permitem o aluno estagiar ou trabalhar com mais facilidade, de intercâmbio acadêmico em vários países e do programa de dupla titulação internacional (possibilidade de diploma Europeu), além de suporte acadêmico e profissional atuante. Tudo na melhor universidade particular do Norte e Nordeste!
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade e do ODS 8 –Trabalho Decente e Crescimento.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A Unifor reforça também seu empenho com a promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.