sex, 13 fevereiro 2026 14:18
Unifor abre inscrições para iniciativa que integra Fonoaudiologia e Odontologia
O projeto de extensão promove atendimentos interdisciplinares e está com inscrições abertas até 23 de fevereiro

O curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas para o projeto de extensão “Ação Integrada Fonoaudiologia e Odontologia”. Realizada no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), a iniciativa promove a atuação conjunta entre as duas áreas da saúde com foco na melhoria da saúde oral e no equilíbrio funcional do sistema estomatognático (conjunto de estruturas como dentes, ossos, articulações, músculos e nervos, localizado na região buco-facial).
O projeto atua em duas frentes: Clínica Infantil e Prótese Dentária/Reabilitação Oral. Na Clínica Infantil, o público atendido é formado por crianças já acompanhadas pela Odontopediatria nas disciplinas Clínica Infantil I, II e III. Já na frente de Prótese Dentária, os atendimentos são voltados a pacientes adultos em processo de reabilitação oral. As atividades acontecem às terças-feiras pela manhã e às sextas-feiras à tarde, no NAMI.
A proposta da ação é integrar saberes para favorecer uma melhor adaptação funcional das estruturas orais, prevenindo e minimizando compensações que podem comprometer a mastigação, deglutição, fala e respiração. A experiência interdisciplinar também amplia a compreensão clínica dos estudantes, que vivenciam, na prática, a importância do trabalho em equipe na área da saúde.
“Os projetos de pesquisa e extensão fortalecem a preparação para o mercado porque transformam conhecimento em competência observável. A extensão aproxima o estudante de problemas reais, com supervisão e responsabilidade, treinando habilidades altamente valorizadas”, destaca a professora Mércia Pinto.
A docente ressalta que a pesquisa desenvolve pensamento crítico e prática baseada em evidências (Evidence-Based Practice – EBP), ajudando o aluno a formular perguntas clínicas relevantes, buscar literatura, interpretar resultados e aplicar evidências na tomada de decisão.
“Quando pesquisa e extensão caminham juntas, o estudante ganha repertório técnico, desenvolve “soft skills” profissionais (pontualidade, ética, postura, colaboração) e constrói portfólio, networking e maturidade”, enfatiza.
Requisitos para participação
Além do impacto social proporcionado à comunidade atendida, o projeto representa um diferencial formativo para os alunos de Fonoaudiologia, que passam a atuar em contexto real de atendimento integrado. Podem participar estudantes a partir do 4º semestre que estejam cursando a disciplina Comunicação e Deglutição II. As inscrições seguem abertas até o dia 23 de fevereiro, por meio de formulário on-line, e a etapa presencial da entrevista será realizada no mesmo dia, às 15h, no NAMI.
Diferenciais do curso
Para Mércia, o curso de Fonoaudiologia da Unifor se diferencia por uma formação generalista e contemporânea, voltada para a atuação profissional em múltiplos contextos da Fonoaudiologia, com ênfase em desenvolver competências clínicas e profissionais que o mercado exige.
“Na prática, o diferencial aparece quando o estudante é conduzido a integrar fundamentos teóricos com raciocínio clínico, tomada de decisão e postura profissional, aprendendo a avaliar, planejar e acompanhar condutas com base em objetivos funcionais e cuidado centrado na pessoa”, explica.
Outro ponto relevante mencionado pela professora é a conexão do curso com ambientes de prática em saúde e atividades formativas aplicadas, o que favorece maior contato com demandas reais e consolida habilidades como comunicação terapêutica, ética, trabalho em equipe e elaboração de planos de intervenção.
Estude Fonoaudiologia na Unifor em 2026.1
A iniciativa reforça o compromisso da Unifor com uma formação alinhada às demandas contemporâneas da saúde. O curso de Fonoaudiologia da Universidade possui Nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (em uma escala de 0 a 5) e forma profissionais generalistas, preparados para atuar na comunicação e deglutição humana, em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação.
Com currículo integrado e baseado em competências, os estudantes vivenciam experiências teórico-práticas desde o primeiro semestre, contando com laboratórios equipados com tecnologias de ponta e ampla prática no próprio NAMI.
Serviço
Inscrições para o projeto de extensão “Ação Integrada Fonoaudiologia e Odontologia”
Prazo: até 23 de fevereiro
Inscrições: clique aqui.
Entrevista presencial: dia 23 de fevereiro, às 15h, no NAMI.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.