ter, 16 abril 2024 14:55
Vice-Reitoria de Extensão lança dois novos projetos na Biblioteca Acervos Especiais
“Expedições Literárias” e “Tesouros de Papel” estimulam o público a utilizar livros raros e especiais como instrumentos de aprendizagem
Um mergulho nas páginas de obras únicas, que representam uma parte significativa do patrimônio cultural e acadêmico da Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz: a partir deste mês de abril, a Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária (VIREX) lança os projetos “Expedições Literárias” e “Tesouros de Papel” para a Biblioteca Acervos Especiais - ambos com objetivo de apresentar verdadeiros tesouros literários e disseminar o conhecimento no campus.
Voltado para o público que circula diariamente na universidade (público visitante, alunos e colaboradores), o projeto “Expedições Literárias” está levando um livro raro para exposição em eventos realizados na Biblioteca Central e Teatro Celina Queiroz.
Algumas obras previstas para apresentação direta ao público são “Historia Naturalis Brasiliae”, de Guilielmi Pisoni e Georg Marcgrav (1648, primeira edição), que foram mostradas durante o Curso de Oncologia para Iniciantes pela LIONP, realizado no último dia 15 de abril, no hall da Biblioteca Central. A obra é considerada o primeiro livro de Medicina do Brasil.
Já nos dias 23 e 24 de abril, durante o IX Colóquio Jurista em Quadrinhos, a Biblioteca Acervos Especiais fará a apresentação, também no hall da Biblioteca, da obra “Voyage pittoresque et historique au Brésil” (1834, 1835 e 1839), do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret - livro que revela, em imagens, a história da vida brasileira no início do séc. XIX.
Público poderá ver com mais detalhes a obra "Don Quichotte de La Manche" durante evento comemorativo dos 40 anos do curso de Psicologia da Unifor (Foto: Ares Soares)
O projeto encerra o mês com a reapresentação da obra “Don Quichotte de La Manche: lithographies originales par Salvador Dali” (1957) no dia 29 de abril, durante o evento comemorativo de 40 anos do curso de Psicologia da Unifor.
“A literatura é uma poderosa ferramenta para ampliar as perspectivas dos estudantes, reflete a diversidade cultural do mundo, permitindo-lhes explorar diferentes culturas, preservando as histórias, tradições e valores de diferentes comunidades. Ao democratizar o acesso a uma ampla variedade de obras literárias, a Universidade de Fortaleza oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de se envolver com narrativas diversas, o que enriquece sua compreensão do mundo e amplia o capital cultural”, avalia a professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária.
Tesouros de Papel
O projeto “Tesouros de Papel” convida o docente da Universidade de Fortaleza e suas turmas a utilizarem os livros da Biblioteca Acervos Especiais como um relevante recurso pedagógico para além da sala de aula. Para isso, o projeto propõe visitas guiadas para conhecer, de perto, cada tesouro literário.
De acordo com a bibliotecária responsável pela Acervos Especiais, Ana Wanessa Bastos, cada visita tem acompanhamento de uma equipe especializada da Biblioteca, que contará curiosidades sobre a história e a importância de cada livro selecionado nas áreas de comunicação, gestão, saúde, tecnologia e direito.
“Para isso, os professores deverão agendar previamente, a fim de garantir uma experiência enriquecedora e personalizada”, explica a bibliotecária. As visitas podem ser agendadas por meio do telefone (85) 3477-3823.
Confira algumas obras disponíveis para professores e docentes no projeto Tesouros de Papel:
- Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG): “Quadragesdimale”, de Johanne Gritsch (1489); “Correio Braziliense ou Armazém Literário”, de Hipólito Costa (1808); “Os Sertões” (Campanha de Canudos), de Euclides da Cunha (1902) e “L’épopée du costume militaire français”, de Henri Bouchot (1898).
- Centro de Ciências da Saúde (CCS): “Don Quichotte de La Manche: lithographies originales par Salvador Dali” (1957) e “Historia Naturalis Brasiliae”, Guilielmi Pisonis e Georgi Marcgravi de Liebstad (1648).
- Centro de Ciências Tecnológicas (CCT): “Opere varie di architettura prospettive grotteschi antichita sul gusto degli antichi romani”, de Giovanni Battista Piranesi (1750); “Álbum ‘Fortaleza Antiga’, Thomas Pompeu Gomes de Matos (1986) e “La Pianta di Roma du Pérac-Lafrérydel 1577 (1908), de Franz Ehrie e Leonardo Bufalini.
- Centro de Ciências Jurídicas (CCJ): “Voyage pittoresque et historique au Brésil” (1834, 1835 e 1839), de Jean-Baptiste Debret e “Em defeza do projecto de codigo civil brazileiro”, de Clóvis Bevilácqua (1906).
“Os Sertões” (Campanha de Canudos), de Euclides da Cunha (1902) (Foto: Ares Soares)
Sobre a Biblioteca Acervos Especiais
A Biblioteca Acervos Especiais da Unifor foi fundada em 10 de abril de 2014 e já recebeu um público superior a 10 mil visitantes.
Conta com um acervo de cerca de 12 mil volumes nas áreas de Artes, Literatura, História, Direito, Pareceres Jurídicos e Manuscritos, ilustrações originais de artistas nacionais e estrangeiros, obras raras datadas dos séculos XV ao XIX, além de primeiras edições de clássicos da literatura brasileira com assinaturas e dedicatórias de autores.
Entre os volumes estão livros raros como: Gritsch, o incunábulo Quadragesimale Gritsch Una (um livro de 1489 de Johannes Gritsch); Dante con l'espositioni di Christoforo Landino, et D'Alessandro Vellutello (1578); Geschichte in Brasilien (Maurício de Nassau), de Gaspar Barleus (1659); Castrioto Lusitano de Raphael de Jesus (1679); Voyage pittoresque et historique au brésil, de Jean-Baptiste Debret (1834/1835/1839).
Destacam-se as coleções de Ciccillo Matarazzo, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro de 1840 a 1964, assim como o Arquivo da História do Ceará, organizado por Thomaz Pompeu Gomes de Matos.
Serviço
Biblioteca Acervos Especiais
Local: 1º andar do prédio da Reitoria da Universidade de Fortaleza
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h | aos sábados, sob agendamento
Contato: (85) 3477-3823 | acervosespeciais@unifor.br