CSE Informa: Gestora do Conselho Superior de Editoração da Unifor toma posse na ABEC

seg, 15 abril 2024 14:28

CSE Informa: Gestora do Conselho Superior de Editoração da Unifor toma posse na ABEC

Juliana Pinto, gestora do CSE, agora é membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Editores Científicos


Juliana é doutora em Avanços e Pesquisa sobre Deficiência pela Universidade de Salamanca (Foto: Arquivo pessoal)
Juliana é doutora em Avanços e Pesquisa sobre Deficiência pela Universidade de Salamanca (Foto: Arquivo pessoal)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

 

No mundo acadêmico, a produção de artigos científicos faz parte da construção de saberes dos alunos de graduação, mestrado e doutorado, assim como de professores e acadêmicos. Para regulamentar esse tipo de atividade, existe a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Sociedade civil sem fins lucrativos, a ABEC atua no desenvolvimento e aprimoramento de publicações de periódicos científicos, visando a comunicação e divulgação de informações, pesquisas, ideias, debates e defesa dos interesses comuns da sociedade.

A Associação, de forma esporádica, realiza eleições para diversas funções administrativas, selecionando nomes relevantes no cenário editorial científico do Brasil para compor sua cúpula gestora. Um dos nomes escolhidos para isso foi o da professora Dra. Juliana Pinto, gestora do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza — instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.

No dia 27 de março, a docente esteve em São Paulo para participar da cerimônia de posse do seu novo cargo como membro do Conselho Fiscal da ABEC. A solenidade também apresentou Edna Frasson e Ana Marlene de Freitas como novas presidente e vice-presidente, respectivamente, da organização.

Parceria sólida

A Universidade de Fortaleza, por meio do CSE, atua em parceria com a ABEC ao oferecer serviços como revisões de artigos produzidos em eventos da Associação. Em retorno, a instituição de ensino superior é agraciada com formações e cursos para desenvolvimento de professores, editores científicos e equipe do Conselho Superior de Editoração.

Como parte da equipe desde 2020, Juliana Pinto integrará o Conselho Fiscal da Associação ao longo dos próximos quatro anos, que é a duração do seu mandato. Segundo a professora, são muitos os benefícios dessa parceria, como uma visibilidade maior para o Nordeste e Fortaleza, em específico. Para ela, isso “traz sempre um olhar para nós, para a Unifor”.


“[Essa parceria] é algo muito bom, pois antes [o cenário] era mais centralizado no Sul e Sudeste, e de uns anos para cá, ter o Nordeste dentro da ABEC nos traz essa visibilidade. Para o CSE é bom porque estamos aprendendo muito mais, e com essa aproximação conseguimos tirar nossas dúvidas com relação à editoração e conhecer pessoas, isso facilita nosso trabalho. Aprendemos muito, temos um acesso muito mais rápido sobre questões de editoração”Juliana Pinto, gestora do Conselho Superior de Editoração da Unifor e membro do Conselho Fiscal da ABEC

A professora Juliana Pinto também aponta algumas das funções do seu cargo no Conselho Fiscal da ABEC:

  • Eleger a pessoa ocupante de sua Presidência, em sua primeira reunião após a posse;
  • Examinar os relatórios financeiros parciais, elaborados pela Tesouraria, encaminhando semestralmente o parecer consolidado à Diretora;
  • Anualmente, examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras consolidadas e os registros contábeis e patrimoniais da ABEC Brasil, encaminhando o respectivo parecer à Diretoria;
  • Apontar as irregularidades eventualmente verificadas, sugerindo medidas saneadoras;
  • Requerer à Diretoria, quando julgar necessário, a submissão de qualquer relatório financeiro ou patrimonial aos auditores independentes etc.

Sobre a ABEC

Com sua matriz localizada no estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) proporciona diversos cursos, treinamentos e debates sobre como ser um editor científico e quais são os processos para isso.

As discussões também englobam questões como autoria, referências, produções coletivas, endogeneidade, inovação, dentre outros critérios que estejam relacionados com a produção científica.


Edna Frasson (nova presidente da ABEC), Ilda fontes (membro do Conselho Fiscal), Juliana Pinto (membro do Conselho Fiscal) e Silvia Regina Galleti (Presidente do Conselho Fiscal) na posse da ABEC 2024 (Foto: Arquivo pessoal)

Conselho Superior de Editoração

A Universidade de Fortaleza compreende a importância de apoiar e dar suporte ao seu corpo docente, do qual fazem diversos mestres e doutores. Uma das formas que valida essa mobilização é pela presença do Conselho Superior de Editoração (CSE) .

Vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), o setor visa coordenar todo o processo de editoração dos periódicos científicos da Unifor e a publicação de obras, como livros, folhetos e outras produções. O CSE é responsável pela organização das cinco revistas científicas da Unifor:

 

A coluna CSE Informa, que aborda o mundo da pesquisa e da produção de periódicos acadêmicos, é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.