Egressas de Odontologia conquistam 1º e 2º lugar na residência do hospital IJF

ter, 22 dezembro 2020 17:19

Egressas de Odontologia conquistam 1º e 2º lugar na residência do hospital IJF

Foco e dedicação aos estudos garantiram o sucesso de Ana Mirian e Thais Maciel no processo seletivo


Ana Mirian Cavalcante passou em 1º lugar na residência de Odontologia Hospitalar de Urgência e Emergência do IJF. (Foto: divulgação)
Ana Mirian Cavalcante passou em 1º lugar na residência de Odontologia Hospitalar de Urgência e Emergência do IJF. (Foto: divulgação)

Uma história de vida dedicada aos estudos, muito apoio do núcleo familiar e uma ajuda para lá de especial da Fundação Edson Queiroz. Essa base foi fundamental para que a cirurgiã-dentista Ana Mirian da Silva Cavalcante conquistasse o 1º lugar na residência de Odontologia Hospitalar de Urgência e Emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF). O 2° lugar do concurso foi conquistado pela egressa Thais Maciel. As duas profissionais são exemplo de foco e dedicação aos estudos. 

Minha história começou na Escolinha Yolanda Queiroz. Estudava lá quando eu era criança. Ao terminar a primeira série do ensino fundamental, consegui uma bolsa de estudos da Fundação para estudar no colégio Ari de Sá. Durante todo esse período, a Fundação me proporcionou bolsa integral, material escolar e fardamento. Quando eu cheguei no terceiro ano, em 2014, eles me ofereceram uma bolsa de estudos na Universidade de Fortaleza”, conta Ana Mirian. 

Depois de concluir tanto a Escolinha como o Ari de Sá como melhor aluna, Ana Mirian passou no vestibular para o curso de Odontologia e graduou-se em 2019.2. “A graduação foi um período muito bom, mas também teve muitas dificuldades. Eu me dediquei muito, até porque para você ter bolsa não pode reprovar nenhuma disciplina. Sempre fui uma pessoa muito disciplinada e, consequentemente, também tinha que ser muito estudiosa para não deixar que essa oportunidade escapasse das minhas mãos”, comenta a egressa.

E de fato Ana Mirian não deixou a oportunidade passar. A trajetória de estudos na faculdade, somada às atividades de monitoria, grupo de estudo e iniciação cientifica, foi fundamental para que o sonho de se tornar residente se tornasse realidade. "Foi realmente um presente para esse ano, que foi muito difícil, não só pra mim como para todo mundo a minha volta. Minha família ficou muito feliz com essa vitória, que também é deles. Eu estou muito feliz com essa nova fase da minha vida que vai começar", anuncia. 

Comecei a acompanhar a trajetória da Ana Mirian com ela já no colégio Ari de Sá. Sempre se mostrou uma aluna dedicada e muito esforçada em tudo. Suas excelentes notas sempre refletiram isso. Já no curso de Odontologia, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz teve a honra de tê-la em uma das disciplinas práticas do curso. Foi lindo de ver. Ao final de 2019, fui convidada pela Ana Mirian para a apresentação de seu TCC e pude constatar ainda mais todo seu empenho e determinação em dar sempre o seu melhor. Em nome de toda a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, sinto-me orgulhosa de sua conquista, tendo a certeza que essa é a primeira de muitas que ainda virão. 

Professora Mônica Galeão, diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

A influência da odontologia humana 

Thais Maciel concluiu a graduação agora em 2020.2 e, como tanto sonhou, já segue direto para a residência hospitalar no Instituto Doutor José Frota. Ficou em 2º lugar na prova e reconhece o apoio de sua família. Da mãe, que foi professora do curso de Enfermagem da Unifor e é funcionária do IJF, Thais recebeu as orientações inspiradoras sobre a importância de um profissional de odontologia na equipe multidisciplinar do hospital.

A egressa também destaca o papel decisivo dos professores em estimular o lado humano da profissão. "A Unifor sempre ensinou muito isso, a ter esse cuidado, o que influenciou muito o que eu queria fazer: uma odontologia diferenciada, humana, na qual o paciente é o foco. Em todas as clínicas que eu fiz, os professores me mostraram esse lado da odontologia e eu tive certeza que era como eu queria atuar", destaca. 

A egressa comenta das suas expectativas, depois de tanto estudo, foco e dedicação. "Eu acredito que eu vou conseguir tirar muito proveito dos acontecimentos que vão ter no hospital, vou aprender a ser uma profissional diferenciada, olhar o paciente com mais cuidado e ter esse olhar mais humano. Essa é minha expectativa. Acredito que vai ser muito bom para a minha formação profissional e trajetória como pessoa", enfatiza Thais.

Ser egresso do curso de Odontologia da Unifor faz com que o cirurgião-dentista traga consigo uma marca indelével de qualidade profissional, reconhecida pelo mercado, tanto pelo fato de termos a maior carga horária prática do Estado, pela multiplicidade de campos de estágios, pelo moderno parque tecnológico, por um projeto pedagógico antenado com as demandas e anseios da sociedade bem como alinhado com o desenvolvimento tecnológico. Nossos egressos estão espalhados pelo Ceará, pelo Brasil e no Mundo, liderando instituições de ensino, desenvolvendo pesquisas de ponta, coordenando equipes de saúde e, sobretudo, cuidando do sorriso de nosso povo. A conquista da Ana Mirian e da Thais é mais uma prova dessa excelência, prova cabal do trabalho executado no curso. 

Professor Márlio Ximenes, coordenador do curso de Odontologia