Pronutra da Unifor: 20 anos de cuidado e transformação

Pronutra da Unifor: 20 anos de cuidado e transformação

Em comemoração às duas décadas de existência, o Pronutra da Unifor realiza, no dia 24 de novembro, um evento para celebrar suas conquistas e reafirmar o compromisso do programa com a promoção da saúde e do bem-estar


O Pronutra da Unifor realiza, semanalmente, atendimentos de Nutrição e Psicologia  Foto: Getty Images
O Pronutra da Unifor realiza, semanalmente, atendimentos de Nutrição e Psicologia Foto: Getty Images

Vinte anos de existência e muitas vidas transformadas por meio do trabalho de profissionais interdisciplinares voltados ao tratamento de pessoas com transtornos alimentares. Em síntese, essa é a atuação do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra), idealizado em 2005 pelo curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz.

Para comemorar as duas décadas de atuação, o Pronutra realizará, no dia 24 de novembro, um evento com mesas-redondas e palestras, no auditório do Bloco H da Unifor. O público-alvo são os acadêmicos, e o objetivo é fazer  um resgate histórico, celebrar as conquistas alcançadas e reafirmar o compromisso do Programa com a inovação e o impacto social.

Uma das coordenadoras do Pronutra, Ana Paula Queirós, comenta que, durante essas duas décadas, mais de 500 pacientes já foram atendidos por profissionais de Nutrição e Psicologia. Ela destaca que o impacto do programa é realmente significativo na vida das pessoas assistidas pela Unifor.

“O programa tem como principal objetivo fornecer atendimento de qualidade a pessoas com transtornos alimentares, oferecendo um cuidado integral que proporcione melhora na qualidade de vida. Ao longo do tratamento, conduzido por uma equipe interdisciplinar com psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, o paciente constrói um novo olhar sobre si mesmo, favorecendo uma relação mais saudável com a comida e com o próprio corpo" - coordenadora do Pronutra, Ana Paula Queirós

Ana Paula ressalta como o programa da Unifor tem transformado a realidade das pessoas atendidas. “Eu diria que o maior impacto é ver essas pessoas retomando seus projetos de vida — voltando a estudar, trabalhar e se relacionar. Nesses 20 anos, o Pronutra tem atuado junto à sociedade, promovendo saúde e capacitando profissionais para o mercado de trabalho”, destaca, pontuando também o papel do programa na formação dos estudantes dos cursos de Nutrição, Psicologia e residentes em psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto do Governo do Ceará.

Vida transformada pelo Pronutra

Uma das vidas transformadas graças ao acompanhamento realizado pelo Pronutra foi a de “Joana” (nome fictício), hoje com 28 anos. Desde a infância, ela sofria com o Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo (TARE), mas o diagnóstico só veio aos 24, quando foi encaminhada ao programa por uma psiquiatra integrante da equipe.

“Fui encaminhada por uma psiquiatra que, na época, fazia parte do Pronutra. Eu não conseguia permanecer em ambientes onde houvesse alimentos que eu não comia, não encostava em comidas, não lavava louças e evitava qualquer contato físico com alimentos. Minha alimentação era extremamente restrita, com apenas três ou quatro itens consumidos diariamente. Eu não tinha abertura para provar coisas novas e precisava aplicar vitaminas que meu corpo não absorvia por meio da dieta”, relata.

Ao iniciar o atendimento com a equipe multidisciplinar, Joana enfrentava um desafio adicional: estava prestes a se mudar do Brasil para um país onde precisaria ter contato com novos alimentos e diferentes contextos sociais. O apoio e acompanhamento das equipes foram fundamentais nesse processo.

“O fato de ter um prazo dificultava um pouco, mas, com a ajuda dos profissionais do Pronutra, tudo foi leve e tranquilo. Quando saí em 2023, eu estava pronta para os desafios. Consegui enfrentar meus medos sociais de comer com outras pessoas, estava aberta a provar novos alimentos e incluí na minha dieta vitaminas essenciais ao meu corpo”, explica.

Durante o tratamento, Joana fez anotações com as principais orientações dos profissionais.

“Hoje, em 2025, posso cozinhar para minha família, preparar o almoço de domingo e não ser mais o centro das atenções com perguntas como ‘por que não vai comer isso?’. Mesmo depois de alguns anos longe do Pronutra, as técnicas e falas das profissionais que me acompanharam continuam comigo, ajudando-me a enfrentar desafios. Guardo até hoje as anotações que fiz, como forma de lembrar tudo o que já superei”, afirma.

Como ter acesso ao Pronutra


O primeiro atendimento pelo SUS ocorre mediante encaminhamento da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e agendamento pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, ou por interconsultas realizadas por profissionais do Núcleo de Atenção Médica Integrada. O paciente deve comparecer à recepção de Nutrição para preencher a ficha de pré-triagem. Quando surge vaga, é agendada uma triagem com psiquiatra para identificação do transtorno alimentar e início do acompanhamento com a equipe.

O público-alvo são pessoas de 13 a 60 anos que apresentam transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA), Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo (TARE) e Outros Transtornos Alimentares Especificados (OTAE).

Nutrição – NAMI
Segunda a sexta: 7h30 às 11h30 | 13h às 17h
E-mail:  pronutra@unifor.br

Telefone: (85) 3477-3621
WhatsApp: (85) 99211-2700
Endereço: Rua Maramaldo Campelo, 50 – Edson Queiroz (ao lado do Fórum Clóvis Beviláqua)

Serviço

20 anos do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra)

Local: Auditório do Bloco H da Unifor 

Data: 24 de novembro de 2025 (segunda-feira)

Horário: Das 14h40 às 19h40


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance do ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e do ODS 4 – Educação de Qualidade. 

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
 

DATA 24/11/2025

LOCAL: Auditório do Bloco H da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

14:40H - 15:00H  | CREDENCIAMENTO

Recepção e boas-vindas aos participantes.

15:00H - 15:40H  | CERIMÔNIA DE ABERTURA

Abertura oficial do evento comemorativo pelos 20 anos do PRONUTRA, com pronunciamentos institucionais e homenagens.

15:40H – 16:20H  | PALESTRA 

Tema: “20 anos de avanços e desafios no tratamento dos transtornos alimentares”                                                                           

Palestrantes: Ana Paula Queirós, David Martins e Raquel Barsi (Coordenadores do PRONUTRA)

16:30h – 17:30H  | MESA- REDONDA 

Tema: PRONUTRA: Passado, Presente e Futuro                                                                  

Palestrantes: Ana Paula Queirós, Débora Rolim, Márcia Helena Nogueira, Raquel Barsi e Yvanna Lemos                                           

Mediação: David Alves 

17:30 - 17:50H  | INTERVALO / COFFEE BREAK

17:50 – 18:50H  | MESA- REDONDA 

Tema: Pesquisas e compromisso: trajetória científica do PRONUTRA                                                                                    

Palestrantes: Denise Brito, Lucas Bloc, Maria Josiane Palácio e Victória Maria Ferreira                                                                       

Mediação: Raquel Barsi 

18:50 – 19:30H  | PALESTRA 

Tema: “Transtornos Alimentares e Comportamento Alimentar: O que precisamos saber?                                                                   

Palestrante: PhD Marle Alvarenga - Instituto Nutrição Comportamental (São Paulo- SP) Apresentação remota ao vivo

19:30 – 19:40H | Encerramento Oficial