sex, 15 maio 2026 15:30
Unifor promove maratona de desenvolvimento de jogos com foco em sustentabilidade e inovação
A Game Jam ZERO é aberta a alunos e ex-alunos de todos os cursos da Unifor, incentivando a formação de equipes interdisciplinares que unam áreas como Informática

O Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Games, Entretenimento e Tecnologia (GADGET), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, anuncia a realização da Game Jam ZERO.
A maratona de desenvolvimento de jogos acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2026, desafiando a comunidade acadêmica a criar soluções criativas voltadas para os eixos de inovação, sustentabilidade e tecnologias emergentes.
Inspirada no modelo global de maratonas (Game Jams), a iniciativa busca estimular a pesquisa em motores gráficos e o uso responsável de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de jogos.
O tema específico da competição será revelado apenas no início do evento, no dia 22 de maio, às 17h. A partir deste momento, as equipes terão até o dia 24 de maio para entregar um protótipo jogável acompanhado de código-fonte e vídeo de demonstração.
Integração e IA Responsável
A Game Jam ZERO é aberta a alunos e ex-alunos de todos os cursos da Unifor, incentivando a formação de equipes interdisciplinares que unam áreas como Informática, Cinema, Arquitetura e Design.
Um diferencial desta edição é o foco no uso assistido de IA. As equipes poderão utilizar ferramentas de inteligência artificial para auxiliar em tarefas como depuração de código e geração de texturas, desde que mantenham intervenção humana significativa e apresentem um relatório de transparência detalhando o uso das ferramentas.
Grande Final no Dia T
Após a fase de criação, uma comissão técnica selecionará entre 5 a 10 equipes finalistas, que serão anunciadas no dia 28 de maio. O encerramento ocorrerá no dia 30 de maio, durante a programação do Dia T do CCT.
No evento, o público poderá testar os jogos em estações de showcase e votar nos seus favoritos via QR Code, enquanto as equipes realizam um pitch de 5 minutos para uma banca avaliadora. Além da premiação para os três melhores jogos, o evento contemplará categorias especiais como Melhor Uso do Tema, Direção de Arte e Melhor Pitch.
Inscrições e Informações
As equipes participantes devem ter entre 2 e 5 integrantes e realizar a inscrição através do link: https://forms.gle/1cMzxYqt4y1dhskQ7 e no canal oficial do evento. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a coordenação através do e-mail gadget@unifor.br.
Serviço:
Evento: Game Jam ZERO (GADGET – Unifor)
Início: 22 de maio, às 17h
Final e Premiação: 30 de maio (Dia T do CCT)
Público: Alunos e ex-alunos da Unifor