Unifor recebe especialista internacional para palestra sobre teorias da conspiração e democracia

Unifor recebe especialista internacional para palestra sobre teorias da conspiração e democracia

O evento traz o pesquisador James Fitzgerald, da Dublin City University, para um debate sobre os impactos das teorias da conspiração na sociedade contemporânea


O encontro é aberto ao público (Foto: Ares Soares)
O encontro é aberto ao público (Foto: Ares Soares)

No dia 19 de agosto, às 19h, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, será palco de uma discussão sobre os impactos das teorias da conspiração na democracia e na sociedade contemporânea. A palestra “What Conspiracy Theories Tell Us About Democracy and Society” será ministrada pelo professor James Fitzgerald, da Dublin City University (Irlanda), e contará com a mediação do docente Rafael Gonçalves Mota, do curso de Direito da Unifor. 

O encontro acontece na sala K29 e é resultado de uma parceria entre o Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), o Centro de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito da universidade. Tem como proposta promover reflexões acadêmicas sobre como as narrativas conspiratórias moldam percepções políticas, afetam instituições democráticas e influenciam debates públicos.

Sobre o convidado


O professor está desenvolvendo uma pesquisa intitulada “Por que precisamos de teorias da conspiração?” a ser publicada pela Bristol University Press (Foto: Arquivo pessoal)

James Fitzgerald é professor auxiliar de “Security Studies” (estudos de segurança)  do curso de Direito da da Dublin City University e diretor fundador do programa Erasmus Mundus International Master in Intelligence and Strategic Studies (IMSISS). Sua trajetória inclui passagens como professor visitante na Columbia University, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e em diversas instituições internacionais de prestígio.

Fitzgerald também atua como professor visitante de Comunicação no NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor afiliado na University of Glasgow, na Escócia. 

O pesquisador também é referência midiática, com colaborações para veículos como Folha de São Paulo, The Conversation e The Irish Times, além de ter seu trabalho citado em Rolling Stone Magazine, National Geographic, BBC News e The New Yorker. Entre os espaços onde já apresentou suas pesquisas, estão a Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Europeia e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Sobre o mediador


O docente é mestre e doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, onde leciona (Foto: Arquivo pessoal)

 

A mediação será conduzida pelo professor Rafael Gonçalves Mota, advogado criminalista, sócio do escritório Henrique Lavor Advogados Associados, e professor da Unifor. Mota possui dois pós-doutorados em Ciências Militares, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, e em Estudos Marítimos, pela Escola de Guerra Naval, além de mestrado e doutorado em Direito Constitucional pela Unifor.

Com especialização em Direito Processual Penal, também é professor convidado da Escola Superior de Guerra, da Escola Superior de Defesa, e de instituições militares na Colômbia e no Peru. 

SERVIÇO

Palestra “What Conspiracy Theories Tell Us About Democracy and Society”
Data: 19 de agosto
Horário: 19h
Local: Sala K29 – Universidade de Fortaleza