ÚLTIMOS DIAS! Vice-Reitoria de Pesquisa está com inscrições abertas para Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa
qui, 29 janeiro 2026 08:36
ÚLTIMOS DIAS! Vice-Reitoria de Pesquisa está com inscrições abertas para Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa
Iniciativa tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e a inovação por meio do financiamento de projetos de pesquisa

O edital do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, entrou nos últimos dias de inscrições, que ocorrem até o dia 3 de fevereiro. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 do mesmo mês.
A iniciativa busca apoiar a pesquisa científica e a inovação por meio do financiamento de projetos de pesquisa, assim como fomentar a pesquisa multidisciplinar promovendo a interação entre professores inseridos em programas de pós-graduação stricto sensu da Unifor com outros professores doutores da instituição que ainda não fazem parte desse tipo de programa e professores de instituições internacionais.
As propostas devem estar alinhadas ao enfrentamento dos principais problemas presentes na região Nordeste do Brasil e, prioritariamente, no Ceará, em diálogo com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Confira os requisitos
A submissão do projeto de pesquisa deverá ser realizada pelo(a) coordenador(a) da equipe e será feita pelo Formulário de Inscrição do Programa de Apoio a Equipes 2025.
O projeto deverá ser anexado ao final do formulário preenchido. O projeto também deverá ser redigido de acordo com o modelo disponibilizado para download.
Cada equipe de pesquisa deverá ter, no mínimo, dois professores(as) doutores(as), com vínculo empregatício com a Unifor. Os requisitos de cada modalidade e demais exigências da seleção estão descritos no Edital R Nº 65/2025.
Os projetos aprovados serão implementados na modalidade de Auxílio à Equipe, em nome do(a) coordenador(a), mediante formalização de Termo de Concessão e deverão obedecer os procedimentos internos existentes na Unifor.
Serviço
Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa 2025
Inscrições: até 03 de fevereiro de 2026
Mais informações: (85) 3477-3889 | vrp@unifor.br
+ Modelo de projeto
+ Formulário de inscrição
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, especialmente ao ODS 4 – Educação de Qualidade, ao ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. O edital do Programa de Apoio a Equipes de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da pesquisa científica, da inovação e da formação de redes colaborativas de pesquisa.
Ao incentivar projetos multidisciplinares voltados ao enfrentamento de problemas prioritários do Nordeste, especialmente do Ceará, e ao promover a interação entre docentes da pós-graduação stricto sensu, professores doutores da instituição e pesquisadores de instituições internacionais, a Unifor contribui para o desenvolvimento sustentável por meio da produção de conhecimento qualificado, socialmente relevante e alinhado às demandas regionais e globais.