qui, 8 janeiro 2026 15:04
Unifor marca presença em evento internacional sobre competitividade econômica sustentável
O momento promoveu um espaço de formação avançada, troca de experiências e debates entre pesquisadores, gestores públicos e líderes acadêmicos de vários países sobre estratégias de desenvolvimento econômico

A Universidade de Fortaleza, vinculada a Fundação Edson Queiroz, participou do último evento de 2025 do Microeconomics of Competitiveness (MOC), programa internacional atualmente desenvolvido por uma rede global de universidades e pesquisadores. Criado pelo professor Michael Porter, da Universidade de Harvard, o MOC se consolidou como um dos principais espaços de debate sobre competitividade territorial.
O programa aborda como países, regiões e cidades podem ampliar sua competitividade econômica de forma sustentável, a partir de políticas públicas, inovação, desenvolvimento de clusters produtivos e fortalecimento institucional. Ao integrar esse ambiente internacional de formação e intercâmbio, a Unifor reforça seu compromisso com uma formação conectada aos desafios globais e às demandas locais.
A participação da Universidade no MOC teve relevância acadêmica e institucional, ao promover a troca de experiências e o diálogo entre pesquisadores, gestores públicos e líderes acadêmicos de diferentes contextos.
Segundo o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Afonso Lima, o objetivo principal dessa edição do MOC, que aconteceu de 11 a 13 de dezembro na Universidade Stanford, foi promover um espaço de formação avançada, e debates qualificados sobre estratégias de desenvolvimento econômico e inovação.
A inserção da Unifor nesse ambiente internacional fortalece sua atuação em redes globais de pesquisa e amplia o diálogo com especialistas de renome mundial sobre temas estratégicos para o desenvolvimento regional, especialmente no contexto brasileiro e latino-americano. Para o vice-reitor de Pesquisa, essa experiência também impacta diretamente a formação acadêmica.
“O evento oferece ferramentas analíticas e conceituais avançadas que podem ser aplicadas tanto na pesquisa quanto no ensino e na gestão acadêmica, qualificando disciplinas, projetos e orientações na pós-graduação, sempre com foco em impacto social e econômico”, conta o professor Afonso Lima.
Afonso Lima, vice-reitor de Pesquisa da Unifor (Foto: Ares Soares)
O vice-reitor de Pesquisa esteve acompanhado do professor Bruno Lessa, coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA). Para ele, a presença da Unifor em eventos internacionais como o MOC, reforça sua imagem como uma universidade comprometida com excelência acadêmica, internacionalização e produção de conhecimento relevante.
A participação no programa também amplia parcerias e fortalece a visibilidade institucional da Unifor em debates globais estratégicos. Como destaca o coordenador, o evento contribui para a compreensão dos fatores que impulsionam o desenvolvimento econômico.
“O MOC ajuda a entender por que algumas regiões conseguem gerar mais emprego, renda e inovação do que outras. Ele mostra que o desenvolvimento econômico não depende apenas de grandes empresas ou investimentos isolados, mas de boas políticas públicas, cooperação entre atores locais, educação de qualidade e inovação contínua”, afirma o professor Bruno Lessa,
Bruno Lessa, coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Unifor (Foto: Arquivo Pessoal)
Internacionalização e integração acadêmica
A presença da Unifor em iniciativas internacionais é fortalecida por intermédio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), que estimula a integração de métodos de ensino, a produção de pesquisa em rede e a ampliação de competências interculturais, que está entre os principais objetivos.
O propósito é claro: promover a internacionalização da Unifor e gerar empoderamento coletivo. Além disso, o núcleo recebe intercambistas e promove atividades e programas que ajudam na interação dos novos alunos no campus, tornando a convivência mais diversa e colaborativa.
Com essa atuação, a Universidade de Fortaleza reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica, a internacionalização e a produção de conhecimento relevante para o desenvolvimento social e econômico.
Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para o alcance dos ODSs 4 – Educação de Qualidade, 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com a formação acadêmica de excelência, a inovação, o desenvolvimento econômico sustentável e a cooperação internacional, fortalecendo redes de conhecimento com impacto social e institucional.