Objetivo geral
Preparar profissionais e alunos para implantar negócios pautados na inovação, sustentabilidade e de acordo com anseios e necessidades dos seus clientes.
Objetivos específicos
- Desenvolver competências nas áreas de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade;
- Tornar o empreendedor apto a colocar a ideia no papel, levando em consideração o cenário atual;
- Validação do segmento de clientes, por meio do encaixe (fit) com a proposta de valor;
- Validação da ideia/negócio, com base nas ferramentas propostas.
Justificativa do curso
O curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação visa desenvolver nos alunos e profissionais interessados competências nas áreas de gestão, empreendedorismo e sustentabilidade, pautados na inovação, no sentido de preparar os alunos à implementar seus negócios/projetos, com base no mundo VUCA e BANI, no qual as empresas precisam se adaptar e se preparar para atender às demandas do mercado.
Nesse sentido, o curso irá abordar elementos importantes para os empreendedores que desejam rever seus modelos de negócio, bem como trazer luz às novas oportunidades de negócio.
Público-alvo
Empreendedores que precisam revisar seus modelos de negócio, alunos que querem aprofundar seus conhecimentos acerca do tema e os demais interessados em empreender.
Carga horária
32h
Vagas
40
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
- educacaocontinuada@unifor.br
- (85) 3477.3174
- Bloco B - Sala 8
Seminário de Abertura
Um raio x do Empreendedorismo no Brasil e no mundo.
Módulo 1: Ideias e Oportunidades de negócios
- Entendimento sobre o cenário atual;
- Diferenciação entre ideia e oportunidade de negócio;
- Identificação da dor do cliente;
- Identificação do público-alvo;
- Criação de formar atraentes de gerar valor;
- Definindo a Proposta de Valor.
Módulo 2: Pesquisa e Definição de Problemas
- Definição do Problema;
- Pesquisas de dados primários X dados secundários;
- Desk Research;
- Triangulação da Pesquisa: entrevista, olhar etnográfico, design participativo;
- Definição da Persona e Mapa de Empatia;
- Jornada do cliente.
Módulo 3: Ideação, Prototipação e Teste
- Prática do Brainstorming;
- Definição das ideias à serem testadas;
- Ferramentas de Prototipação;
- Validação do Protótipo de acordo com a etapa de Ideação;
- Ferramentas de Teste e Iteração.
Módulo 4: Sustentabilidade, ESG e Negócios de Impacto Social
- Conceitos de Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
- ESG (conceitos e aplicação);
- Como inovar com impacto.
Módulo 5: Times e Liderança
- Conceitos e Tipos de Liderança;
- Liderança no século XXI (o papel do líder, sua construção e atuação);
- Liderança e Ética;
- Liderança e Comunicação Empresarial.
Módulo 6: Business Model Canvas e Value Proposition Design
- Modelo de Negócio (Business Model Canvas);
- Product Market Fit.
Rogério Nicolau
Graduado em Administração, especialista em Marketing pela Universidade de Fortaleza, Mestre em Administração de Empresas – Unifor. Professor das disciplinas de empreendedorismo, gestão ambiental e Teoria Geral da Administração da Unifor, coordenou durante 8 anos a Divisão de Responsabilidade Social da Universidade de Fortaleza, atualmente coordena o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade - EGES além de vários projetos em parceria com empresas como COELCE, Sistema Verdes Mares, Diário do Nordeste, Banco do Nordeste dentre outros.
Renata Torquato
Graduada em Administração e Fisioterapia, pós-graduada em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, mestra em administração. Trabalhou como sócia-gerente comercial na empresa Torquato Confecções Ltda durante 8 anos. Atualmente trabalha no Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade- EGES, além de lecionar as disciplinas de intercursos 1 e 2, empreendedorismo e captação de recursos nos cursos de administração, Marketing e Eventos.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 391,00
Descontos
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)
OBS1.: imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.
OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).