Objetivos do curso
- Vivenciar a produção de vinhos e massas;
- Trocar informações e conhecimentos com outros chefs e empreendedores locais,
- Visitar empresas que trabalham com a produção de vinhos e massas,
- Atender com excelência as expectativas de nossos alunos na área da gastronomia contemporânea
Justificativa do curso
Um dos propósitos da Pós-UNIFOR é possibilitar aos alunos experiências que possam conectá-los com realidades diversas em suas áreas de atuação, visando um alcance e uma visão ampliada das áreas de formação.
A missão vinhos e indústria contempla a pós graduação de gastronômica oferecendo uma experiência em uma das regiões mais importantes na produção de vinhos, queijos e massas, oportunizando aos alunos uma experiência tanto visual como tátil junto a outros costumes e saberes gastronômicos, despertando para a criatividade e conhecimentos.
Público-alvo
Alunos matriculados nos cursos de Pós-Graduação da área de gastronomia e demais interessados.
Programação
Região do Chianti. - primeira introdução aos vinhos desta região com uma visita e degustação comentada no Castello di Verrazzano, no coração do Chianti.
Panzano onde encontraremos Dário, um personagem muito divertido que se orgulha da tradição familiar de 250 anos – seu açougue! Sua casa de carnes é conhecida no mundo inteiro. Onde será possível experienciar a famosa «bistecca alla fiorentin.
Strada Chiantigiana até Greve-in-Chianti, com visita do Museu do Vinho e uma degustação comparativa na Cantina dos produtores de Greve (OU visita e degustação a cantina Antinori).
San Gimignano, declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, cidade guarda também outro tesouro, a «Vernaccia di San Gimignano», vinho branco leve e refrescante feito a partir da uva de mesmo nome.
Vinhedos que, ao contrário do resto da Toscana, não é cultivada a uva Sangiovese mas castas francesas como fontes dos vinhos: O merlot e o cabernet-sauvignon. Onde nasceu o «Supertuscan», vinhos toscanos de excelente qualidade mas que não seguem as regras dos tradicionais vinhos toscanos como Sassicaia, Solaia, Ornellaia.
Toscana, com cidadezinhas típicas como Pienza, terra do pecorino, queijo feito com leite de ovelha e curado de diferentes formas (nas cinzas, no vinho, envolto nas folhas de castanheira).
Montepulciano, reino do «Nobile de Montepulciano» região de outro vinho prestigioso da região. Visita da cidade e da cantina mais antiga dessas redondezas, a Cantina del Redi seguido de degustação.
Chef Edil Costa
Professor de gastronomia , colunista gastronômico de um jornal local e da revista internacional Brazil away, graduado e pós graduado em gastronomia e mestrando em turismo gastronômico ! Atualmente é chef executivo do espaço edil costa. Sua especialidade é na cozinha europeia mas usa a sua origem do interior para criar pratos com insumos do sertão. Sua gastronomia trânsito entre o clássico e o contemporâneo sem perder a essência da regionalidade .
Cíntia Pontin Carraretto
Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Educação Física de Lins (1985), especialista em Psicomotricidade(1993) e Ontogênese da Motricidade(1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Professora titular do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Fortaleza (1991 a 2016). Coordenadora e docente do curso de Pós Graduação em Neurociências e Reabilitação- Pós UNIFOR. Gestora de cursos de Pós Graduação da Área de Saúde da Pós UNIFOR-Fortaleza CE. Experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional hospitalar, clínica em oncologia, neurologia, psicossomática e neuropsicologia com adultos e idosos.