4 dicas para tirar sua ideia do papel

Sabe-se que os brasileiros estão entre as pessoas que mais empreendem no mundo. E mesmo com o impacto negativo na economia causado pela pandemia, ela também intensificou o desejo de muitas pessoas de empreender. Hoje, 59% da população adulta tem a vontade de ter o próprio negócio, e supera o desejo de comprar um automóvel ou ter casa própria, segundo o SEBRAE.

Dentre as atividades que mais cresceram nesse período, se destacam o comércio varejista de vestuário e acessórios, salão de beleza, restaurantes e comércio de alimentos para consumo em domicílio, obras e reformas, logística e serviços de documentação e apoio administrativo. 

Além disso, segundo a Forbes Brasil, novas oportunidades de negócio foram surgindo, entre elas, as dark stores, lojas que não estão destinadas ao atendimento do consumidor de forma presencial, mas se dedicam às entregas e retiradas in loco. Tanto o atendimento quanto a venda ocorrem de forma digital e a loja funciona como um mini centro de distribuição. 

Diante desse contexto, é imprescindível que o empreendedor se capacite e execute as atividades de acordo com um bom planejamento e organização. Estar bem informado sobre o que acontece no seu setor, inovar e estar focado no cliente são pilares de sucesso para o negócio, e para que esses elementos sejam colocados em prática, seguem 4 dicas para tirar a sua ideia do papel:

  • Agir: sabe-se que o planejamento é essencial, mas o empreendedor precisa partir para a ação, pois existe o risco de perder o timing. É necessário conhecer o mercado de atuação e saber se relacionar com o segmento de clientes;
     
  • Elaborar um bom plano de negócio: esta é uma forma de minimizar os riscos do negócio e controlá-los na medida do possível;
     
  • Testar: é uma etapa essencial, no qual se testa o produto ou serviço com um grupo de clientes, a fim de conhecer as suas reais necessidades e modificar o que precisa rapidamente;
     
  • Foque no problema, e não na solução: dessa forma, é mais natural que ocorram soluções inovadoras para os problemas, de modo a posicionar o cliente no centro do negócio, contribuindo para o bem estar da comunidade. 

Renata Torquato, professora de Empreendedorismo