qua, 30 setembro 2020 11:59
Alunos da Unifor têm projeto aprovado no Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes
“O homem no teto” foi concebido no Programa de Formação em Roteiro da Unifor.

O projeto “O homem no teto”, roteiro de Vinícius Cabral e Davi Siqueira, alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, foi selecionado para o Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, um dos mais importantes do país. Depois de passar por uma rigorosa seleção, numa concorrência de 15 projetos por uma vaga, o roteiro passará por um longo processo de aperfeiçoamento, durante sete meses, tutoriados pelos cineastas Karim Aînouz, Sérgio Machado, Armando Praça e Nina Kopko.
O roteiro “O homem do teto” surgiu no âmbito dos processos de criação do Núcleo Primeira Versão, dentro das atividades do Programa de Formação em Roteiro do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. A história discute o amor, trabalhando com o gênero de terror. Na trama, o assustador processo de deixar ir embora a pessoa amada. A partir das experiências pessoais dos autores, o drama discute a relação de pais e filhos.
“Nosso projeto chegou ao Núcleo Primeira Versão com uma forte crise de identidade, um filme que não se sabia se seria curta ou longa-metragem. Recebemos todo o suporte necessário para desenvolver o roteiro e deixá-lo muito mais maduro e potente para embarcar no Porto Iracema das Artes. Com o suporte dos professores Marcelo Muller e Daniel Tavares, que, por meio de assessorias, estimularam a evolução orgânica do projeto, sempre com um tratamento diferenciado de uma relação profissional, para além da relação aluno e professor”, detalham os estudantes Davi Siqueira e Vinícius Cabral (foto).
Formação em Roteiro na Unifor
O Programa de Formação em Roteiro da Universidade de Fortaleza, coordenado pelos professores e roteiristas Daniel Tavares, Glauber Filho e Marcelo Müller, percorre toda a graduação, com práticas de disciplinas e pesquisas de desenvolvimento de projetos por meio de núcleos criativos. No Núcleo Primeira Versão ocorre o desenvolvimento de roteiros de ficção seriada e de longa-metragem.
Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes
Sob a tutoria de grandes nomes do cinema brasileiro – Karim Aïnouz, Sérgio Machado, Nina Kopko e Armando Praça, o Programa de Formação do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes tem duração de sete meses e oferece tutorias, assessorias, oficinas e aulas abertas. Além de ampliar as habilidades técnicas e narrativas dos participantes, o Laboratório visa também contribuir para a atuação profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional.