Alunos do curso Design de Moda são selecionados para o projeto Farol Criativo, conheça o projeto e confira as jornadas de sucesso
ter, 18 maio 2021 17:46
Alunos do curso Design de Moda são selecionados para o projeto Farol Criativo, conheça o projeto e confira as jornadas de sucesso
O Farol Criativo e a trajetória vitoriosa de estudantes ao empreendedorismo de moda
Seis alunos do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, foram selecionados para a incubadora Farol Criativo, projeto realizado pela Fundação Hermann Hering (Blumenau-SC). Sob direcionamento da docente Raquel Gondim, os alunos contemplados terão mentorias focadas para seus projetos de negócio, bem como suporte jurídico e contábil para implementá-los. Das 50 vagas oferecidas, seis foram conquistadas por alunos da Unifor, o equivalente a 12% do total.
A Fundação Hermann Hering reitera a missão de semear a educação empreendedora, ao ampliar oportunidades de trabalho e a autonomia de negócios locais. Uma parte dessa missão está no projeto Farol Criativo, que envolveu inscritos de todo o Brasil e funciona como uma incubadora de novas marcas e negócios. As reuniões ocorrem em 22 semanas iniciadas no dia 22 de abril de 2021, de forma remota. Ao final das mentorias haverá um pitching, processo que significa apresentar um projeto de negócio para potenciais investidores.
“A Incubadora Farol Criativo tem como missão apoiar o empreendedorismo transformando o mundo em Construção Ativa Criativa. Para tanto, trabalha valorizando a educação, a colaboração, a sustentabilidade e a humanização, tendo o propósito de se tornar uma referência nacional em capacitação e apoio a novos empreendedores”, reitera Raquel Gondim, acerca do desenvolvimento de um mercado colaborativo e sustentável.
O processo seletivo contou com algumas etapas nas quais foram verificados critérios que iam desde o compromisso profissional com os encontros preparatórios, até a solidez dos projetos empreendedores. Nesse sentido, vale ressaltar que os alunos selecionados possuíam projetos de negócios modelados na disciplina Gestão de Negócios e Economia da Moda, ofertada durante o quarto semestre do curso de Design de Moda. Confira aqui a grade completa.
A oportunidade de exercer, ainda na graduação, experiência no mercado externo proporciona diversos ganhos durante a jornada acadêmica e profissional. Dentre eles, podem ser citados:
- Saber trabalhar de forma criativa, colaborativa e sustentável. Os três grandes norteadores de trabalho no futuro;
- Ampliar o networking através do trabalho com vários empreendimentos e empreendedores em todo o País;
- Ser acompanhado em seu projeto de negócio por profissionais de várias áreas vindos de todo território nacional;
- Compreender que o setor da moda que tem a criatividade, a perícia e o talento individual como fatores essenciais de produção, também possui um potencial para criação de riqueza e empregos através da cooperação mútua, sobretudo em tempo de pandemia.
- Participar de um projeto chancelado pela Fundação Hermann Hering, instituição de renome com mais de 80 anos e pioneira na busca pelo desenvolvimento das pessoas na indústria têxtil. E, que é conduzido pela gestora Amélia Malheiros e pela consultora do projeto, Andrea Peruzzo, profissionais de alta qualificação no mercado.
“A seleção de nossos alunos nos alerta para duas coisas: o interesse dos alunos de empreender sua ideias e que a gestão de negócios da moda não é apenas uma questão de mercado, ela tem suas especificidades que devem ser tratadas de maneira transversal: roupa como interface do corpo que pensa, se posiciona em um mundo de urgências onde palavras como inclusão, diversidade, inovação, sustentabilidade e colaboração devem fazer parte da cadeia produtiva do setor”, explica a docente do Curso de Design de Moda, Raquel Gondim.
Jornadas de sucesso
Amanda Gabrielle Chaves (5° semestre, 21 anos):
“Está sendo a experiência mais incrível da minha vida! Nunca pensei que poderia entrar em um projeto tão enriquecedor. Muitas coisas em mim já foram mudadas, muitas coisas do meu profissional também. É uma imersão de conteúdos, de conhecimentos, e de fazer novos parceiros. O [projeto] Farol chegou no momento certo”.
Ana Livia Carvalho (5° semestre, 20 anos):
“Foram muitas profissões escolhidas até me encantar por moda aos 14 anos, e desde então, lutei incansavelmente para fazer esse curso. É incrível estar participando do Farol Criativo e ter sido escolhida pra ser uma das mentoradas, me dá mais confiança e fé que o meu negócio e o meu sonho são um plano perfeito para mudar a vida de muitas pessoas. Na faculdade, sempre usei a região do Cariri cearense em meus trabalhos, onde nasci, e é lá que quero criar a minha marca autoral usando de forma colaborativa o trabalho dos artesãos da região. Espero aproveitar cada vez mais o curso e estou confiante que ele me proporcionará muitas oportunidades”.
Clara Luiza Ramos (5° semestre, 20 anos):
“Minha experiência está sendo incrível, pois acabei tendo contato com outras pessoas que me agregaram e me fizeram ter outra visão de vida e de trabalho, além do mais é de suma importância essa parceria entre os diversos cursos dos mentorados”.
Luana Karan Magini (4° semestre, 20 anos):
“Eu conheci o Farol Criativo, por meio da Raquel (Professora do curso de design de moda), fiz minha inscrição sem muita pretensão e acabei entrando. Hoje sou muito grata por estar fazendo parte da mentoria, o Farol o objeto em si, emite uma luz para orientação e é isso que a mentoria vem me mostrando, abrindo meus olhos para o mercado, me colocando em contato com pessoas que eu não teria a oportunidade de conhecer se não estivesse lá. O projeto trabalha muito com o lado holístico, com meditações e neurociência, o que é importante, pois o ser humano utiliza diversos conhecimentos, seja para um negócio ou para vida pessoal e não apenas o aprendizado teórico no qual estamos acostumados a ver. O farol tem a pretensão de ajudar meu negócio, que é uma marca de moda, chamada Rolê, o projeto da marca ainda está em desenvolvimento pois há vários aspectos para se criar uma marca bem consolidada e com destaque no mercado, que é o que eu almejo. Mas estou colocando alguns estudos em prática por meio de um coletivo em que vendo bordados, chamado de elas mandarinas”.
Marcos Antônio Oliveira (4° semestre, 19 anos):
“Trabalhar com moda é um sonho em que planejei toda minha vida para se tornar realidade, desenhar sempre foi minha brincadeira favorita desde que peguei em um lápis, e hoje estudar o mercado, fazer cursos e me aprimorar a cada dia é uma metamorfose diária, é respirar inspiração, e colocar amor em cada uma das etapas de produção .
A mentoria trabalha justamente nossa essência e nosso interior para fluir bons negócios. No momento em que soube da seleção, sabia que não podia passar a oportunidade, nos tempos de hoje é difícil manter uma marca autoral, com ética e qualidade em um mercado tão competitivo. E ler meu nome na lista de selecionados foi tão reconfortante como ver uma mão se estendendo, um sinal de que estava no caminho certo. A marca será lançada na primeira semana de junho de 2021, e sua primeira coleção denominada “Águas de Março” fala justamente sobre renovação, em que vincula essa nova fase da minha vida, com elementos de juventude e sensualidade em representação ao verão”.
Paulo Victor da Silva (5° semestre, 21 anos):
“O projeto para mim está sendo incrível, pois aprendemos não só a tirar os nossos projetos dos papéis, mas também a se conectar com o nosso eu da forma mais leve, entrando em harmonia com o corpo, com a mente e espírito. Fazemos meditações diárias, encontros pelo menos em 3 dias da semana e conversamos sobre Educação, saúde, bem estar, moda e empreendedorismo.
Estou conhecendo empreendedores de todo o país, desde os artesãos que são os que mais se encaixam no meu nicho de mercado, como também profissionais da área da Saúde e da educação. Esses contatos com profissionais de outras áreas fazem com que criemos projetos que jamais pensaríamos, pois fazem a gente pensar fora da caixinha e expandir o nosso lado criativo e empreendedor. Conhecer 54 outras pessoas que estão no mesmo foco que eu, trabalhando duro todos os dias para ver nossos negócios crescerem juntos é de uma emoção sem fim e o projeto está sem dúvidas superando minhas expectativas e me deixando mais engajado e feliz todos os dias.
A marca “ Seasun por Paulo Silva” foi criada no semestre passado, é uma marca estilo Resort e Beachwear, tendo como público-alvo homens e mulheres que buscam leveza, conforto, mas sem deixar a elegância e a sofisticação de lado. Procuro trazer nas peças o que temos de mais belo e encantador em nossa região que é o artesanato, buscando assim valorizar e enaltecer esse trabalho tão delicado, mas que é tão rico em história e detalhes. A marca será lançada no início do semestre que vem, trazendo sua primeira coleção intitulada como “Caminhos”, onde percorrerá por 3 destinos viajados pelo designer, sendo eles: Pipa, Jericoacoara e a ilha dos Frades”.
Estude Design de Moda na melhor!
Esse curso é para quem quer a melhor formação em Design de Moda de Fortaleza, e trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda. O profissional graduado pela Universidade de Fortaleza é apto para atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.
Os tempos são incomuns, mas sempre é tempo de aprender! E por isso, agora é tempo da Melhor Universidade do Norte/Nordeste!