ter, 14 dezembro 2021 16:27
As multifacetas do Marketing Digital
Entenda sobre os formatos inovadores e as diversas possibilidades de atuação dentro de uma das carreiras mais promissoras da atualidade
As transformações contemporâneas digitais serviram como motor propulsor para o surgimento de diversas profissões. Atualmente, uma das carreiras em evidência é o Marketing Digital, campo no qual se estuda e explora o mercado, a fim de elaborar estratégias para uma melhor divulgação de produtos ou serviços, com foco na satisfação dos consumidores, tudo adaptado ao ambiente virtual.
A competitividade do mercado, em meio à pandemia de Covid-19, estimulou ainda mais a ascensão dessa área e fez com que as empresas percebessem a necessidade de investir em setores e profissionais especializados em 'mkt digital', como é conhecido dentro e fora do meio. Assim, o cenário atual se torna cada vez mais favorável para uma contínua expansão, proporcionando a criação de novos formatos que atinjam os mais diversos públicos.
De acordo com o jornal Money Times, a área de Marketing Digital é considerada uma das profissões do futuro, e pelo seu alcance até o momento atual, essa previsão está a um passo de se concretizar. A carreira, que une o melhor da comunicação com pitadas de fundamentos da área de Tecnologia da Informação, e, claro, aproveita o enorme espaço e potencial do digital, é promissora, e já “caiu no gosto” de muitas pessoas e empresas ao redor do mundo.
Diversas oportunidades
O Marketing Digital é um universo, e todos os seus segmentos estão interligados. Porém, para muitos, a área ainda está atrelada apenas à atuação nas mídias sociais. Essa associação é entendível, porque, de acordo com Jeimes Alencar, coordenador dos cursos de Marketing (bacharelado e tecnólogo) e Marketing Digital (EAD) da Unifor, "a grande maioria das empresas, principalmente as que estão entrando agora no mercado, ou as que já estão no mercado, o que elas investem ainda para essa proximidade com o cliente são as redes sociais".
"As pessoas buscam cada vez mais os profissionais na área de marketing dentro do digital, e procuram cada vez mais mensurar os resultados da marca em relação ao usuário. O grande futuro dentro do digital vai ser o quanto as empresas vão poder levar para o digital a experiência do usuário. Essa vai ser, com certeza, a diferenciação e a grande disputa do mercado nos próximos anos", Jaimes Alencar, coordenador do curso de Marketing Digital da Unifor.
Mas esse cenário está mudando, e segundo Alencar, as empresas, assim como os indivíduos, já começaram a perceber que existem outras ferramentas além das redes. Hoje, as marcas que não possuem profissionais de mkt digital em seus times, não estão por dentro das exigências do mercado, e correm o risco de ficar para trás na complexa, e bastante concorrida, jornada de captação e fidelização de clientes.
O digital permitiu que o marketing se subdividisse em diversos segmentos, se tornando, assim, uma área quase onipresente dentro e fora de seu mercado de atuação. Para exemplificar, o profissional pode escolher atuar na área de Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Outbound Marketing e/ou Marketing de Encontrabilidade, e essas são apenas algumas das muitas possibilidades que esse universo em expansão oferece.
Nayane Monteiro, coordenadora do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais da instituição, também enumera algumas funções que o profissional da área pode desempenhar. Segundo ela, existe a posição de Estrategista Digital, na qual o indivíduo fica responsável pela parte de planejamento e definição de ideias, e que está diretamente ligada à produção de conteúdo para diversas plataformas digitais, como as mídias sociais, portal, Youtube e podcasts.
“Se a gente observa os reports, as tendências que são colocadas mais recentemente, a gente vê, de fato, a consolidação. Os podcasts, por exemplo, já são uma tendência que vêm despontando há bastante tempo e cada vez mais, se fortalecendo", Nayane Monteiro, coordenador do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais da Unifor.
Para quem gosta da parte de construção de site, a docente indica trabalhar com SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca, em português), e que também está relacionada à produção de conteúdo. "Tem também Copywriting, que foca especificamente na produção de conteúdo persuasivo, e esses conteúdos são desde e-mail marketing até para as próprias plataformas de mídias sociais", explica.
Ademais, Monteiro menciona a possibilidade de trabalhar com anúncios e tráfego pago, área que vem sendo bastante requisitada. Segundo a docente, a pessoa que decidir seguir por esse caminho precisa ter um conhecimento analítico bastante aguçado, já que vai trabalhar com métricas e investimentos. Outra área que experienciou uma ascensão exponencial nos últimos anos foi a de e-commerce, especialmente após a pandemia. "O comércio eletrônico virou a única opção durante algum tempo, nas fases de lockdown, e a tendência é que cresça cada vez mais", pontua Nayane.
Era da interatividade
Com o crescimento da área, e percebendo a necessidade de profissionais especializados, Universidades e Instituições de Ensino Superior (IES) ao redor do país estão apostando em cursos voltados para o Marketing Digital e seus diversos segmentos. A Universidade de Fortaleza é um grande exemplo disso, e oferece diversas opções para aqueles que desejam estudar esse mundo.
Esse foi o caso de Gilson Marcos de Lima Jucá, aluno do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais. Funcionário do Grupo Total, empresa nordestina de distribuição de produtos farmacêuticos, higiene e beleza, o discente atua no setor de Marketing, mas conta que a sua história com a área começou em 2015, após uma grande reviravolta em sua carreira.
Antes, o profissional, que desde cedo já tinha interesse pelo segmento de audiovisual, chegou a trabalhar como designer gráfico e diretor de arte em uma agência. Porém, pouco tempo depois de ingressar na distribuidora, Jucá revela que a empresa expressou o interesse de criar um setor de marketing, e ele aceitou o desafio. Assim, resolveu fazer faculdade de Marketing, se apaixonou pela área e mergulhou de cabeça na área.
"O MBA da Unifor me surpreendeu muito com sua filosofia de liderar para transformar, e acredito que será muito importante para minha carreira como gestor em marketing e também como profissional do Marketing Digital", Gilson Marcos de Lima Jucá, aluno do MBA em Marketing Digital e Gestão de Mídias Sociais da Unifor.
Em seu trabalho, o profissional atua de forma plural. Ou seja, Gilson está em contato com diversos segmentos da área, e realiza atividades que permeiam os vários campos de atuação do Marketing Digital. Ele conta que decidiu ingressar no MBA com o intuito de evoluir e aprimorar seus conhecimentos, e a identificação com o curso, que, de acordo com ele, tem uma visão atualizada e uma boa projeção em relação ao futuro do mercado, teve um grande peso nessa decisão.
Durante esses seis anos atuando na área, Gilson percebe que o mercado mudou, as tecnologias passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, e os conceitos básicos do marketing, que determinavam os consumidores apenas como alvos de estratégia, ficaram no passado. "Estamos vivendo uma era de interatividade e comunidades, e o mkt digital vem para adaptar, evoluir, englobar e entender essas transformações tecnológicas", afirma.
O futuro
Ainda que esteja em uma posição de destaque atualmente, o Marketing Digital vem trilhando o seu caminho, e deixando a sua pegada digital, desde que a internet entrou em jogo. De lá para cá, os profissionais da área aperfeiçoaram técnicas e desenvolveram estratégias que estiveram em consonância com o que o público pedia, o que continua a acontecer nos dias de hoje.
Dessa forma, por fazer parte do mundo digital e ter que acompanhar a rapidez das demandas, a carreira já passou, e continua a passar, por diversas transformações. Ao ser questionado sobre o futuro do mkt digital, o professor Jeimes Alencar acredita que tanto o profissional como a área em si vão caminhar cada vez mais para a experiência do usuário, e diz que a grande vantagem do digital é a facilidade de mensurar o resultado das ações desenvolvidas nesse meio.
Para Nayane Monteiro, as tendências do marketing digital são um pouco difíceis de se prever, devido ao dinamismo do universo digital. A docente também acredita que a humanização dos conteúdos e a redução das características mais robóticas dos meios digitais vieram para ficar, assim como a consolidação da inteligência artificial, a otimização dos conteúdos voltados para a voz e o surgimento dos assistentes virtuais. "No mais, tem também a questão da holografia, da realidade aumentada, sendo explorados nos mais diversos aspectos. A questão do hibridismo profissional vem também se fortalecendo cada vez mais, e eu acredito que seja uma das tendências que vá perpetuar pelos próximos anos", finaliza Monteiro.